Notícias

7º dia da Novena da tarde traz reflexão sobre uma “sociedade humana”

Pregador do dia, Pe. Lucas Emanuel, C.Ss.R, aponta a oração como caminho para uma Igreja unida e humana

Escrito por Mário Pereira

09 OUT 2022 - 16H22 (Atualizada em 09 OUT 2022 - 17H55)

Maria Alice Figueira/ A12

A Festa da Padroeira se aproxima e a Casa da Mãe já acolhe um grande número de devotos. Neste domingo (09/10), foi celebrado o 7º dia da Novena da tarde, com o tema: “Com Maria, construir uma sociedade humana de justiça e de paz”.

O Pe. Lucas Emanuel Almeida, C.Ss.R, foi o pregador da celebração, que ainda contou com animação do Pe. Reinaldo Beijamim da Silva, C.Ss.R, e com os oficiantes: Ir. Sérgio Malachias, C.Ss.R, Pe. Antônio Agostinho Frasson, C.Ss.R, e Pe. Marcelo Motta da Silva, da Arquidiocese de Aparecida.

Em sua homilia, o celebrante recordou a Conferência de Aparecida e a opção que a Igreja sempre deve ter pelos pobres, uma vez que é pelo pobre que Deus fala e se revela:

“Deus quer ser valorizado em nós, especialmente nos mais vulneráveis, os mais pobres e abandonados. Ele mesmo escolheu a simplicidade e a pobreza (...) Ele quer ensinar, sendo homem, que cada um de nós tenhamos, de fato, atitudes humanas nos dias de hoje. Por isso, a Igreja é chamar a caminhar nos passos de Jesus”.

O Redentor foi mais uma vez citado pelo Pe. Lucas, ao falar sobre como devemos valorizar a pessoa humana:

“Deus nos provoca de muitas maneiras e nós, às vezes, fechamos os olhos a essa realidade, porque muitas vezes deixamos de ser humanos. A missão de Jesus foi passar por esse mundo fazendo o bem e nós devemos continuar a sua missão. Fazer o bem como Jesus é valorizar a pessoa humana”.

Maria Alice Figueira/ A12
Maria Alice Figueira/ A12
Novena da tarde contou com um grande número de devotos presentes


A imagem de Nossa Senhora Aparecida foi destacada pelo Missionário Redentorista, que recordou o modo como ela foi encontrada pelos três pescadores no Rio Paraíba, para fazer uma analogia aos dias de hoje:

“Somos todos irmãos. Não ao preconceito e sim a dignidade humana. A imagem de Aparecida aparece quebrada, assim como o coração do nosso povo nos dias de hoje. Estamos vivendo um tempo em que muitos valores essenciais estão quebrados, com muitas divisões. Precisamos refazer esses laços, estarmos mais unidos. Essa união é o desafio dos nossos dias”.

Ele continuou, reforçando que a imagem de Aparecida nos traz um apelo por unidade, justiça e paz:

“Quando o corpo e cabeça estão unidos, devemos reconhecer que só unidos podemos ser um corpo missionário, que também reflete a imagem de Deus em nós. Somente unidos podemos construir uma sociedade humana, justa e fraterna. A imagem de Aparecida é um grito de Deus que nos pede uma sociedade humana, de justiça e de paz. Diante das escravidões do mundo, um apelo pela dignidade. Diante das divisões, um apelo pela justiça. Diante da fome, um apelo pela paz”.

Um caminho para essa Igreja unida e humana é a oração, como reforçou Pe. Lucas:

“Nossa arma é a oração. É com a oração que nos defendemos do mal e aprendemos a praticar o bem. Só com a oração nos tornamos capazes de olhar para além de nós mesmos, porque a oração nos humaniza”.

O 7º dia da Novena da tarde ainda trouxe uma lembrança a Dom Pedro Casaldaliga, da Congregação dos Claretianos, que faleceu em 2020. Chamado de “Bispo do Povo”, o religioso era conhecido por suas lutas sociais e pelos direitos dos povos indígenas no Amazonas, inclusive durante a Ditadura Militar.

A Novena em preparação para a Festa da Padroeira segue até o dia 11 de outubro, com as celebrações da Novena da tarde, às 15h, e da Novena solene, às 19h, com o tema geral: “Com Maria, caminhar juntos para construir uma Igreja Missionária”. A Festa da Padroeira será celebrada no dia 12 de outubro, com programação que se estende desde a Vigília Mariana até o a Missa de Encerramento.

Live A12

Antes da Novena solene, o destaque fica para a Live A12, que será realizada até a próxima terça-feira (11/10), sempre às 18h30, no Facebook do Portal A12 e YouTube do Santuário Nacional.

A equipe do A12 traz convidados especiais para falar sobre o tema diário da Novena, além de entradas interativas ao vivo, direto da Casa da Mãe Aparecida, em entrevistas com os devotos e peregrinos.


Assista à íntegra do 7º dia da Novena da tarde:

.:: Confira a Página Oficial da Novena e Festa da Padroeira

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Mário Pereira, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...