Notícias

A devoção redentorista ao Coração Eucarístico de Jesus

Escrito por Redentoristas

17 JUN 2021 - 12H05

Thoom/ Shutterstock

A Eucaristia constitui um dos tripés das devoções propostas por Santo Afonso, sendo: Encarnação (Presépio), Redenção (Cruz) e Eucaristia.

Para falar da Eucaristia, Santo Afonso, “usa uma linguagem ardente e apaixonada, porque está convencido de que a Eucaristia é uma prova de amor real entre Deus e o Cristão. Através do dom de Deus na Eucaristia entramos em plena comunhão corporal uns com os outros, através de nossa comunhão no corpo de Cristo, ‘nosso dulcíssimo Salvador’”.

Tendo a Eucaristia como elemento da espiritualidade e sendo fiéis a Tradição da Igreja, os Missionários Redentoristas celebram com devoção a memória do Coração Eucarístico de Jesus. A fim de propagar ao mundo a imensidão do amor de Deus por nós.

Leia MaisSanto Afonso e a devoção ao Sagrado Coração de JesusVirtude do Mês: Como manter o coração puro e longe da maldade humanaCongregação Redentorista foi consagrada ao Sagrado Coração de JesusEsta memória litúrgica ainda é celebrada, mas de modo facultativo, na quinta-feira da oitava da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Esta devoção começou com o Papa Leão XIII, “que erigiu na igreja de São Joaquim, em Roma, confiada ao Redentoristas, uma arquiconfraria sob o título de Coração Eucarístico de Jesus. O Papa Bento XV aprovou a devoção ao Coração Eucarístico de Jesus, que nos dá a Santíssima Eucaristia. Da mesma forma, o Papa Pio XII, na encíclica ‘Haurietis aquas’, promoveu essa devoção com estas palavras: 'não será fácil compreender a força do amor que levou Jesus Cristo a dar-se a nós como alimento espiritual, se não se fomenta de modo especial o culto ao Coração Eucarístico de Jesus'”.

O culto ao Coração Eucarístico de Jesus não difere do culto que a Igreja tributa ao Sagrado Coração de Jesus.

Porém, ela venera com respeito, amor e gratidão, o símbolo do amor supremo pelo qual Jesus Cristo instituiu o Sacramento da Eucaristia, para permanecer conosco permanentemente, pois, “Ele fez brotar do tesouro de seu coração o mistério da Eucaristia. Mistério no qual a fé dos que creem se alimenta, a esperança encontra impulso, a caridade haure sua força e é dada a garantia da vida eterna”.

A vida eucarística da Igreja é o maior presente que recebemos de Deus, pois ela é renovada diariamente em cada Eucaristia celebrada. Eucaristia é presença real do próprio Cristo no hoje de nossa história. Ela é pão, é o alimento que nos nutre no percurso para o céu e na vivência comunitária dos filhos e filhas de Deus. Celebremos com ardor o Coração Eucarístico de Jesus, que por amor a humanidade é presença viva e alimento para vida eterna.

Irª. Maria Rita da Silva, MAD
Centro Redentorista de Espiritualidade – CERESP


Fonte: CASEY, Cornelius. Eucaristia. In Dicionário de Espiritualidade Redentorista. Goiânia: Scala Editora, 2021. p. 118-121. CSSR. Missal Redentorista. 1994, p. 23,66.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...