Notícias

Virtude do Mês: Como manter o coração puro e longe da maldade humana

Escrito por Ir. André Luiz Oliveira, C.Ss.R.

04 JUN 2021 - 05H30

 Virtude do mês - PUREZA

Uma virtude, já é digna por si só, de ser repetida e pretendida; porém, quando ela é proposta por Deus, ela deve se tornar ainda mais desejada.

Santo Afonso nos propõe para esse mês a virtude da Pureza de Coração e a Pureza que nos propõe é a inocência, a capacidade de não nos deixar contaminar pelo fermento da maldade humana.

Em um mundo cada vez mais hedonista, Jesus nos adverte: “Bem-aventurado os puros de coração porque verão a Deus”.


Por séculos a virtude da Pureza foi sinônimo de castidade e esteve ligada à dimensão da sexualidade.

Hoje nós somos convidados a dar um passo além e enxergá-la na perspectiva do equilíbrio, de cultivar em nosso interior o desejo do bem e da simplicidade, de ter a Deus como nosso único objetivo.

Certa ocasião, disse o filósofo Jean-Jacques Rousseau: “A inocência não se envergonha de nada.” De fato, quando nos colocamos diante de Deus com pureza de coração, nos assemelhamos às crianças, que são puras e autênticas por natureza.

A Pureza de Coração ou Inocência, não nos impede de errar, pior do que errar é não querer mudar.

Como disse William Shakespeare: “Todos erram um dia: seja por descuido, inocência ou maldade”.

Conservar a Pureza de Coração é um convite para olharmos à vida na perspectiva das crianças! Nunca nos esqueçamos das palavras do Divino Mestre no Sermão da Comunidade: “Em verdade vos digo, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus”. Daí percebemos o porquê dos puros de coração verem a Deus.

Santo Afonso nos ensina que “A santa pureza faz o homem semelhante aos espíritos celestiais”. A Pureza de Coração gera no homem o desprendimento, a simplicidade, o amor a Deus. Essa virtude ajuda a superar todo o desejo de rivalidade ou de competição. Para alcançá-la é necessário resiliência! Abnegação!

Devemos superar a visão pessimista da Pureza. Devemos fazer uma leitura na ordem da graça, de quando os homens na sua inocência primeira, viam a Deus que passeava pelo jardim. Se formos puros de coração veremos a Deus como Ele é! E a pureza nos permitirá que Deus nos veja como nós realmente somos.

Leia MaisReflita sobre a pobreza voluntária que fala Santo AfonsoA Pureza de Coração nos permite vencer toda hipocrisia e falsa modéstia. A Pureza de Coração nos torna livres... livres para amar... amar a Deus. A mesma Pureza que nos permitirá um dia ver a Deus, é a virtude que me permite ver o próximo, a Pureza de Coração deve me provocar, me desinstalar!

Que esta virtude me leve ao cuidado do meu irmão, nos faça mais fraternos. Queremos um mundo mais puro, livre do fermento da maldade, capaz de ver a Deus que caminha ao nosso lado e não despreza a Sua criação.

Ao longo de toda sua vida, Santo Afonso, buscou viver a Pureza de Coração, sem perder a inocência dos santos, sem se refugiar nas ilusões. Sua vida foi marcada por uma constante procura pelas coisas do Céu, ele sabia que para ver a Deus era necessário cultivar o coração puro, livre das possíveis paixões que o distanciasse de seu único desejo: o Santíssimo Redentor.

Jesus Redentor é a fonte que emana toda Pureza de Coração, é do lado aberto pela lança que jorra sobre nós a inocência. Se queremos alcançar essa virtude devemos ter olhos fixos no Divino Mestre. Basta recordarmos aquela jaculatória:

“Ó Jesus manso e puro de coração, fazei do nosso coração semelhante ao Vosso”.

Para encerrar este momento de reflexão, vamos rezar a seguinte oração:

“Alcançai-me a graça de imitar as vossas virtudes e de trilhar o caminho da perfeição cristã. Obtende-me especialmente a santa pureza, o desapego das criaturas, uma devoção terna e constante a Jesus sacramentado e a Maria Santíssima, o espírito de oração e um zelo ardente pela salvação das almas”.

Virtude de Junho

Padroeiro: São Tiago Menor

Virtude: Pureza de coração

Texto bíblico: “Bem-aventurado os puros de coração porque verão a Deus”. (Mt 5,8)

CERESP e Virtude do Mês

Virtude do Mês é apresentado pelo irmão André Luiz, uma promoção do Centro Redentorista de Espiritualidade (CERESP); um organismo da Província Redentorista de São Paulo que existe desde 1992, sediado no Seminário Redentorista Santo Afonso.

Ele tem como missão principal fomentar a vivência, pesquisa, articulação e dinamização da espiritualidade redentorista como os ensinamentos de Santo Afonso Maria de Ligório para contribuir na formação permanente dos Missionários Redentoristas. Outra finalidade fundamental é contribuir na formação de leigos ligados às frentes de trabalho da província e outras pessoas interessadas nos temas que o organismo oferece.


1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Ir. André Luiz Oliveira, C.Ss.R., em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.