A Dinamarca é um dos países mais ao norte da Europa, na região conhecida como Escandinávia. Ela é formada por uma península e por várias ilhas inseridas no Mar do Norte e Mar Báltico, fazendo divisa ao sul com a Alemanha, e ao leste com a Suécia. Leia MaisA presença Redentorista no MéxicoA presença Redentorista nos Estados Unidos A presença da Congregação Redentorista na Rússia
O país tem apenas 6 milhões de habitantes e sua capital, Copenhague, é a cidade mais populosa.
Um destaque é o seu alto grau de desenvolvimento humano e a taxa de analfabetismo de apenas a 0,3% da população, que também tem uma alta expectativa de vida. Porém, a baixa natalidade, com taxa de apenas 0,4% ao ano, provoca o envelhecimento da população, com a necessidade de incrementar a força de trabalho com imigrantes de vários países.
Importante lembrar que, no país, assim como acontece em toda a região nórdica, é forte o processo de secularização. O luteranismo, igreja reformada, atinge 87% da população, que se declara cristã e a Igreja Católica chega tão somente a 1,7% da população.

Em Janeiro de 1853, os Missionários Redentoristas austríacos iniciaram uma missão no país e, nestes últimos anos, a presença da Congregação se fortaleceu com pessoas de outras províncias, sobretudo da Polônia, por causa do fenômeno migratório.
Em 1995, se deu a criação da Região de Copenhague, ligada agora à Província de Munique-Viena.
As missões acontecem no país
A presença redentorista no país se dá na Paróquia de Sant’Ana e, agora, marcando o aniversário de 170 anos da chegada do primeiro grupo ao país, aconteceu a pregação das Santas Missões Quaresmais, a primeira na história da paróquia, celebrada entre o 3º e 4º domingo da Quaresma.
A Santa Missão Quaresmal teve uma singularidade, sendo pregada simultaneamente em três línguas, conforme os distintos grupos que participam da comunidade paroquial: polonês, voltada para o forte grupo dos imigrantes; dinamarquês, para os membros originários do país, e inglês, pensando especialmente no grupo de imigrantes filipinos.

Os trabalhos missionários se concentraram na Paróquia de Sant’Ana e na Capela de Santo Antônio. As missas, reflexões e pregações eram feitas nas distintas línguas, mas a via-sacra foi sempre celebrada numa única língua, com a participação de todos os grupos.
No último dia das missões, a Missa de Encerramento foi presidida pelo bispo de Copenhague, que é filho de um imigrante polonês chegado à Dinamarca há muitos anos. Dom Ceslau Kozon é também o presidente da Conferência Episcopal, que integra os bispos dos cinco países nórdicos: Dinamarca, Suécia, Noruega, Islândia e Finlândia.
Em 2024, as Santas Missões deverão acontecer mais uma vez durante a Quaresma.
Santas Missões em Quixaba (BA) alcançam fase da perseverança
Leigos e jovens se uniram em 18 dias de intensa evangelização, realizando visitas, celebrações e adoração ao Santíssimo Sacramento. Saiba mais!
São Geraldo Majella e o mistério da encarnação de Cristo
A preparação e a expectativa para a vinda de Cristo durante o Advento são pontos centrais da espiritualidade cristã que São Geraldo Majella vivenciou.
Presépio inspirado em Santo Afonso é inaugurado no Vaticano
Conheça o Presépio Napolitano de Santo Afonso, uma obra da Diocese de Nocera Inferiore-Sarno, que funde arte e espiritualidade com símbolos regionais
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.