A Dinamarca é um dos países mais ao norte da Europa, na região conhecida como Escandinávia. Ela é formada por uma península e por várias ilhas inseridas no Mar do Norte e Mar Báltico, fazendo divisa ao sul com a Alemanha, e ao leste com a Suécia. Leia MaisA presença Redentorista no MéxicoA presença Redentorista nos Estados Unidos A presença da Congregação Redentorista na Rússia
O país tem apenas 6 milhões de habitantes e sua capital, Copenhague, é a cidade mais populosa.
Um destaque é o seu alto grau de desenvolvimento humano e a taxa de analfabetismo de apenas a 0,3% da população, que também tem uma alta expectativa de vida. Porém, a baixa natalidade, com taxa de apenas 0,4% ao ano, provoca o envelhecimento da população, com a necessidade de incrementar a força de trabalho com imigrantes de vários países.
Importante lembrar que, no país, assim como acontece em toda a região nórdica, é forte o processo de secularização. O luteranismo, igreja reformada, atinge 87% da população, que se declara cristã e a Igreja Católica chega tão somente a 1,7% da população.
Em Janeiro de 1853, os Missionários Redentoristas austríacos iniciaram uma missão no país e, nestes últimos anos, a presença da Congregação se fortaleceu com pessoas de outras províncias, sobretudo da Polônia, por causa do fenômeno migratório.
Em 1995, se deu a criação da Região de Copenhague, ligada agora à Província de Munique-Viena.
As missões acontecem no país
A presença redentorista no país se dá na Paróquia de Sant’Ana e, agora, marcando o aniversário de 170 anos da chegada do primeiro grupo ao país, aconteceu a pregação das Santas Missões Quaresmais, a primeira na história da paróquia, celebrada entre o 3º e 4º domingo da Quaresma.
A Santa Missão Quaresmal teve uma singularidade, sendo pregada simultaneamente em três línguas, conforme os distintos grupos que participam da comunidade paroquial: polonês, voltada para o forte grupo dos imigrantes; dinamarquês, para os membros originários do país, e inglês, pensando especialmente no grupo de imigrantes filipinos.
Os trabalhos missionários se concentraram na Paróquia de Sant’Ana e na Capela de Santo Antônio. As missas, reflexões e pregações eram feitas nas distintas línguas, mas a via-sacra foi sempre celebrada numa única língua, com a participação de todos os grupos.
No último dia das missões, a Missa de Encerramento foi presidida pelo bispo de Copenhague, que é filho de um imigrante polonês chegado à Dinamarca há muitos anos. Dom Ceslau Kozon é também o presidente da Conferência Episcopal, que integra os bispos dos cinco países nórdicos: Dinamarca, Suécia, Noruega, Islândia e Finlândia.
Em 2024, as Santas Missões deverão acontecer mais uma vez durante a Quaresma.
O mistério da encarnação de Jesus
Na simplicidade da manjedoura de Belém somos chamados a mergulhar no mistério de nossa humanidade.
São Geraldo, o homem que se fez santo
Canonização do Santo Irmão Redentorista aconteceu há exatos 120 anos, pelo Papa Pio X. Conheça sua história!
Padre Pelaquin apresenta cantigas de Natal de Santo Afonso
Em participação no programa Família dos Devotos, da TV Aparecida, Missionário Redentorista destacou o amor de Afonso de Ligório pelo Mistério do Natal. Confira!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.