A Beata Celeste Crostarosa é uma religiosa italiana fundadora da Ordem do Santíssimo Redentor, conhecidas como Monjas Redentoristas. Ela nasceu em 31 de outubro de 1696 e morreu em 14 de setembro de 1755, aos 59 anos.
Sua história se encontra com a de Santo Afonso Maria de Ligório, especialmente, quando ela tem uma visão indicando a fundação da Congregação Redentorista.
A visão ocorreu no dia 3 de outubro de 1731, véspera da festa de São Francisco de Assis, e ela registrou em sua autobiografia:
"Aconteceu à noite na hora da entrada no refeitório. Meditei na grandeza do santo patriarca de Assis cuja festa devíamos celebrar, quando de repente, sequestrada em espírito, vi Nosso Senhor aparecer e à sua direita São Francisco. À esquerda, havia um padre que o Salvador me apontou: era o padre Afonso de Ligório. Jesus então me disse: 'Aqui está aquele que escolhi para dirigir o meu Instituto, pretendido como general de uma nova Congregação de homens que trabalharão para minha glória", escreveu a beata.
Sabendo da visão, Afonso se assusta e a primeira atitude é de medo e espanto. Essa visão poderia comprometer a fundação da congregação. Uma bomba explode em sua vida. Acreditar ou não nessa visão?
Nesse momento, inicia-se um longo processo de discernimento. Ele busca seu diretor espiritual que o aconselha a não dar, no momento, muito crédito, e continuar sua vida de missionário. Então, ele parte para a região da cidade de Foggia, com alguns companheiros. Depois regressando a Nápoles, o seu diretor espiritual anuncia: "é obra de Deus!". O discernimento, porém, não para aí. Consulta outros homens sábios e de reconhecida prudência, que confirmam o mesmo.
Afinal, Santo Afonso havia repetidamente afirmado tanto a Irmã Crostarosa quanto aos adversários da fundação, que a regulamentava não sobre as visões, mas sobre o Evangelho. Na hora de pedir a aprovação do Instituto, o santo Fundador foi proibido de fazer alusão a esses eventos extraordinários. Não é menos verdade que as declarações da Beata Celeste Crostarosa tiveram uma influência histórica na obra da Santa, ao determinar a sua época, lugar e modo. Por isso, devem ser mencionados como um fato externo à história da Congregação.
Beata Celeste teve ainda outra visão para a fundação da ordem das Monjas Redentoristas, em 25 de abril de 1725. Irmã Maria Celeste, no silêncio da oração percebe como experiência forte de fé, que Deus deseja uma nova família religiosa na Igreja, que faça presente no meio da humanidade a expressão do Amor que Ele tem por seus filhos. Ali ela compreendeu que um novo Instituto seria fundado por seu intermédio, e que as Regras e leis que nele se devia observar, seriam uma imitação de Jesus.
“O Pai escolheu este Instituto para que seja para o mundo recordação viva de tudo que seu filho Unigênito operou para sua salvação”, escreveu a religiosa.
Reze pedindo a intercessão e a canonização da Beata Celeste!
Confiantes em vossa intercessão e sustentados pelo exemplo de vossa vida, nós vos invocamos, ó Beata Madre Maria Celeste.
Vós que conhecestes o Cristo Redentor como Palavra de vida no seu Evangelho, vós que o assimilastes como Salvador na contemplação de seus mistérios.
Vós vos revestides dele como viva memória na participação na Eucaristia, obtende, para quem busca a verdade a paz, a graça de encontrá-lo na misericórdia da Igreja, na alegria fraterna e na caridade para com os pobres e sofredores.
Assim todos se encontrem unidos no abraço do amor do Pai. Amém.
Fonte: Scala News, editado para o inglês por Fr. Charlie Wehrley, C.Ss.R.; Berthe, Vida de Santo Afonso; P. De Meulemeester.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.