Notícias

Acontecimento histórico: a primeira missão redentorista na Lituânia

Durante as missões pela primeira vez se rezou a Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em lituano

Escrito por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R.

28 OUT 2022 - 12H22 (Atualizada em 28 OUT 2022 - 15H43)

Divulgação
Shutterstock
Shutterstock
Lituânia está localizada no leste europeu, ao lado de países como Belarus e Polônia

Entre os dias 28 de maio e 5 de junho de 2022, os Missionários Redentoristas da Província de Bratislava-Praga, localizada na República Tcheca e na Eslováquia, pregaram a primeira Missão Popular Paroquial na Lituânia, evangelizando os cristãos da comunidade da Catedral de Kaunas.

Os países citados estão localizados no leste da Europa, próximas ao Mar Báltico, numa região que até os anos 90 estava na área de influência da antiga União Soviética.

A Missão já deveria ter acontecido na Paróquia, que pertence à Diocese de Kaysiadorys, Elektrenai, sendo suspensa primeiro por causa da pandemia da Covid-19 e depois por causa da Guerra na Ucrânia. As instalações da paróquia onde aconteceria a missão estão servindo para acolher e abrigar os refugiados da guerraOs preparativos da missão que já tinham sido iniciados com a convocação dos leigos e capacitação, foram interrompidos.

Com a retomada das atividades missionárias em vista da missão, os encontros de formação dos leigos e os preparativos práticos das missões foram retomados. Duas semanas antes da missão realizou-se a Escola Missionária, consistindo num final de semana de formação.

Antes disso, aproveitando a pausa forçada provocada pela pandemia, a equipe redentorista trabalhou na tradução do missal e do lecionário missionário (Livro de Leituras) do eslovaco para o Lituano. Traduziram também cânticos, ladainhas e orações, entre elas o roteiro da Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Divulgação
Divulgação
As missões trouxeram muita alegria para as pessoas e a participação foi crescendo ao longo dos dias


Preparação e organização da missão

A retomada das atividades missionárias fez crescer as iniciativas de organização e preparação com a realização de reuniões e momentos de celebração, buscando envolver os grupos e pastorais da catedral de Kaunas. Também os fiéis foram motivados a fazer suas orações em prol das missões. Enquanto isso, os redentoristas participaram das missas da catedral, num final de semana fazendo o grande anúncio da missão. Eles ainda frequentaram uma rádio local para ali realizar o anúncio missionário.

A temática desta primeira missão foi retirada do capítulo 02, do Livro do Apocalipse: “Eu vi uma cidade nova, cuja luz é o cordeiro”.

A cidade de Kaunas foi escolhida como a capital cultural da Europa em 2022 e, à medida em que a cidade se renovava fisicamente com os eventos culturais e esportivos, sentia-se a necessidade de buscar também sua renovação espiritual da qual as Missões Redentoristas foram uma das iniciativas.

Divulgação
Divulgação
Equipe redentorista trabalhou na tradução do missal e do lecionário missionário (Livro de Leituras) do eslovaco para o lituano


Atividades missionárias

Leia MaisA presença Redentorista no Concílio Vaticano IIA presença redentorista na África As missões começaram com a celebração de uma missa na Vigília da Festa da Ascenção do Senhor e foram concluídas no domingo de Pentecostes. Este tempo coincidiu com a realização de primeiras comunhões, crismas e até de uma ordenação diaconal.

Diariamente se celebrava a Santa Missa pela manhã e pela tarde. Em cada celebração se meditava um dos grandes sermões das Santas Missões. Depois da missa, sobretudo a tarde, eram realizadas as demais atividades das missões para crianças, jovens e adultos, destacando-se as visitas às escolas, a realização de um encontro com os professores e as atividades com um grupo de sem-teto.

Durante as missões pela primeira vez se rezou a Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em lituano.

Divulgação
Divulgação
Os redentoristas participaram das missas da catedral, num final de semana fazendo o grande anúncio da missão


As atividades missionárias foram registradas nas redes sociais, como o Facebook e também no site da arquidiocese, sendo acompanhadas por muita gente.

Assim como na Eslováquia, também na Lituânia foram oferecidas revistas e livros fundamentais para a continuação da formação daqueles que receberam a graça das Santas Missões.

As missões trouxeram muita alegria para as pessoas e a participação foi crescendo ao longo dos dias das missões, motivando a sua participação na vida da comunidade cristã.

A Missa da Perseverança celebrada no domingo de Pentecostes foi encerrada com a bênção e levantamento do Cruzeiro Missionário. E no horizonte já existe a possibilidade de realização de outras missões no país.

Texto: Padre Rastislav Dluhi, C.Ss.R,
Site Scala – Cssr News
Tradução livre: Pe. Inácio Medeiros, C.Ss.R.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R. , em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...