Notícias

Basílica de Curvelo (MG) é única no mundo dedicada a São Geraldo

Escrito por Elisangela Cavalheiro

20 AGO 2020 - 07H00 (Atualizada em 14 OUT 2021 - 10H29)

A Basílica de São Geraldo, em Curvelo (MG), é reconhecida internacionalmente por ser a única no mundo exclusivamente dedicada ao santo irmão redentorista que nasceu na Itália. 

A cada ano, cresce o número de romeiros em visita à cidade mineira conhecida como “Princesa Graciosa do Sertão”. Eles chegam de vários lugares, manifestando seu fervor diante da imagem do padroeiro na Basílica, na praça da igreja e na Sala dos Milagres, onde rendem graças, fazem súplicas e promessas e pedem sua intercessão diante de Deus, renovando  sua devoção a um Santo tão humilde quanto estes que o abraçaram em seus corações. 

A devoção a São Geraldo tem uma importância muito grande no coração do povo curvelano, de seus devotos e romeiros, justamente por ser um Santo popular que atende aos pedidos daqueles que a ele recorrem.

Beleza sagrada

O conjunto arquitetônico traz "um misto de neo-romano e nórdico da Europa" e possui um acervo de inestimável valor artístico. É um monumento de fé e piedade que convida e inspira a prece a todos que o visitam.

A luz exterior penetra através de seus vitrais coloridos, produzindo um ambiente místico e de elevação. Verdadeira “sinfonia de cores”. É de causar admiração ou surpresa a sensação de equilíbrio e de harmonia que o conjunto da pintura inspira.​ Nada de carregado, nada de pesado. O conjunto vai se desdobrando suave e discreto. O Santuário, como está, conseguiu um quase-milagre: agradar a todos!

Leia MaisOração de São Geraldo pelos doentes 3 frases de São Geraldo Majella cheias de resiliência e fé Orações de São Geraldo para as mães e gestantesA sua história teve início numa pequena capela dedicada a Nossa Senhora do Rosário, no dia 1º de setembro de 1906, quase dois anos após São Geraldo ser canonizado pela Igreja, o que ocorreu em 11 de dezembro de 1904, por Pio X. 

Os Missionários Redentoristas começaram ali uma nova fundação, e para padroeiro escolheram São Geraldo. 

A construção da atual basílica foi iniciada em 22 de março de 1912 e terminada em março de 1918. A “igrejinha do rosário" foi demolida um ano antes de sua inauguração. 

São Geraldo

São Geraldo Majella é filho da modesta e pobre família do alfaiate Majella. Ele nasceu no dia 06 de abril de 1726, na pequena Muro Lucano, no sul da Itália. Tornou-se Irmão Redentorista em 16 de julho de 1752. 

Este santo redentorista faleceu em Caposele, na Itália, em 16 de outubro de 1755. É o Protetor das Mães, Gestantes e das Crianças e padroeiro do Alfaiates.

:: Saiba mais sobre a Basílica em www.basilicasaogeraldo.org.br

Conheça a Basílica na visita 360º: 

Fonte: Basílica de Curvelo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...