A fase canônica do 26º Capítulo Geral contou com dois dias de reflexão, nos dias 13 e 14 de setembro, em Roma.
Na terça-feira (13/09), os capitulares participaram de duas palestras do padre Daniel Huan, SJ, professor da Universidade Gregoriana, de Roma.
A primeira palestra abordou o tema com o título: Missionários da esperança. Uma rápida análise foi feita sobre o contexto atual de crises, guerras, pandemia, polarização e desinformação, que geraram consequências como insegurança, medo, resistências, irracionalidade, desistência e outras.
O padre Daniel Huan ressaltou que vivemos em um tempo liminal, que se coloca entre duas épocas: a que passou e não conta mais e a que vai surgir, mas ainda não está afirmada. A sugestão para enfrentar este tempo é ver que ele oferece muitas possibilidades, com criatividade e ousadia.
“É tempo de dar testemunho da esperança. Não da esperança mágica e apenas otimista, mas da esperança valente, corajosa, que enfrenta a realidade, mesmo difícil, que acredita e confia no Deus sempre presente e que manifesta a ousadia de amar sem distinções”, afirmou o padre jesuíta.
O segundo tema abordado na terça-feira foi voltado mais para a situação da crise religiosa, abordado em três dimensões: o fim da cristandade, a era secular e o nascimento de uma identidade assertiva de grupos religiosos.
A serviço da alegria do Evangelho
Na quarta-feira (14/09), o retiro trouxe como tema “A serviço da alegria do Evangelho”, que coloca em sintonia o Evangelho, a Igreja, o Papa Francisco e Santo Afonso.
A missão da Igreja em saída, na proposta do Papa Francisco, busca ultrapassar os limites da segurança, do conforto e do controle, e desafia o missionário a ser criativo, pensar o diferente e em como ir adiante.
“Nós não vamos protagonizar a mudança completa, mas temos a responsabilidade de dar os primeiros passos do processo. A Igreja em saída é a Igreja que quer estar próxima das pessoas, acompanhar seus sofrimentos, suas lutas pela vida, mas também quer encontrar o Espírito Santo que já está nestas pessoas e as fortalece. Santo Afonso também fez o seu êxodo, a sua saída para encontrar os pobres e estar com eles e proclamar a boa nova do amor de Deus”.
Fonte: Scala News
Santas Missões: Redentoristas concluem missão em Presidente Prudente
Terceira fase da Missão é marcada pelo avivamento da comunidade local e contou com a presença dos devotos na Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos. Saiba mais!
Província Nossa Senhora Aparecida acolhe seu novo sacerdote
Missionário Redentorista, Caio de Oliveira Bueno, foi ordenado presbítero em Munhoz (MG), sua cidade natal. Saiba mais!
Encontro dos Formadores e Promotores vocacionais na Vila Santo Afonso
Missionários Redentoristas contaram com a assessoria do psicólogo clínico Marco Aurélio durante dias dinamizados, intensos e profundos. Saiba mais!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.