Novena de Natal, por Santo Afonso

Acessar Reflexões
Notícias

Cardeal Redentorista toma posse da Basílica de Santa Sofia em Roma

Mykola Bychok, C.Ss.R., foi um dos cardeais criados pelo Papa Francisco em seu último Consistório, em dezembro de 2024

Escrito por Redentoristas

23 JUN 2025 - 11H01 (Atualizada em 25 JUN 2025 - 09H08)

Igreja Católica Ucraniana

Em 22 de junho de 2025, o segundo domingo após Pentecostes, data em que a Igreja Greco-Católica Ucraniana celebra a festa de Todos os Santos da Ucrânia, o Cardeal Mykola Bychok, C.Ss.R, tomou posse da Basílica de Hagia Sophia (Santa Sofia), mais conhecida como a “Igreja dos Ucranianos”, em Roma.

O cardeal, da Província de Lviv dos Redentoristas, de 45 anos, é bispo da Eparquia dos Santos Pedro e Paulo de Melbourne para os católicos ucranianos na Austrália, Nova Zelândia e Oceania. Mykola Bychok é um dos cardeais criados pelo Papa Francisco em seu último Consistório, em dezembro de 2024, e se tornou o mais jovem entre os cardeais.

Com uma liturgia solene e na presença de numerosos fiéis católicos, a Igreja de Hagia Sophia ouviu as palavras e o testemunho do missionário redentorista, agora cardeal da Igreja Católica:


“Tomar posse desta igreja”
, observou o jovem cardeal, “significa, portanto, forjar um vínculo profundo com as gerações de fiéis que aqui se reuniram, especialmente aqueles que carregaram a cruz do exílio, da perseguição e do deslocamento. Hagia Sophia é mais do que um edifício. É um testemunho vivo da resiliência e da esperança do povo ucraniano.

Vatican News Vatican News Cardeal Mykola Bychok (ao centro) durante sua missa de posse da Catedral de Santa Sofia


O Cardeal Bychok disse que se sentia investido em uma “missão renovada”: “Ser uma ponte entre o Oriente e o Ocidente, o passado e o futuro, o céu e a terra”. “Não faço isso sozinho, mas com todos vocês”, disse ele aos fiéis presentes dentro e no átrio de Hagia Sophia.

De fato, esta igreja agora simboliza o coração espiritual da comunidade greco-católica ucraniana em Roma e se tornou, desde o início da guerra, um centro de coleta de ajuda e expressão de solidariedade entre os romanos com seus irmãos e irmãs vítimas da agressão russa.

Além da comunidade ucraniana em Roma, estavam presentes os irmãos redentoristas, incluindo o Irmão Larry Lujan, C.Ss.R., Conselheiro Geral, e o padre Dmytro, da comunidade de Santo Afonso, em Roma.

O título de Santa Sofia

O título cardinalício de Santa Sofia, na Rua Boccea, ligada à Basílica Greco-Católica Ucraniana de Santa Sofia, foi criado em 1985 pelo Papa João Paulo II, que o concedeu ao então líder e pai da Igreja Greco-Católica Ucraniana, Sua Beatitude Myroslav Ivan Lubachivsky. O mesmo título foi concedido em 2001 ao seu sucessor, Sua Beatitude Liubomyr Husar, falecido em 2017. O Cardeal Mykola Bychok, o sétimo cardeal na história da Igreja Ucraniana, tornou-se o terceiro cardeal com o título desta basílica. É digno de nota que Sua Beatitude Josyf Slipykh detinha o título da Igreja de Santo Atanásio, onde são realizados serviços religiosos de acordo com o rito bizantino. O primeiro cardeal na história da Igreja Ucraniana, o Metropolita Isidoro de Kiev, detinha o posto de cardeal-bispo com o título da diocese suburbana de Sabina. (Informações do Vatican News)

.:: O pedido do Cardeal Bychok ao Papa Leão XIV ::.

Fonte: Scala News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...