Em 22 de junho de 2025, o segundo domingo após Pentecostes, data em que a Igreja Greco-Católica Ucraniana celebra a festa de Todos os Santos da Ucrânia, o Cardeal Mykola Bychok, C.Ss.R, tomou posse da Basílica de Hagia Sophia (Santa Sofia), mais conhecida como a “Igreja dos Ucranianos”, em Roma.
O cardeal, da Província de Lviv dos Redentoristas, de 45 anos, é bispo da Eparquia dos Santos Pedro e Paulo de Melbourne para os católicos ucranianos na Austrália, Nova Zelândia e Oceania. Mykola Bychok é um dos cardeais criados pelo Papa Francisco em seu último Consistório, em dezembro de 2024, e se tornou o mais jovem entre os cardeais.
Com uma liturgia solene e na presença de numerosos fiéis católicos, a Igreja de Hagia Sophia ouviu as palavras e o testemunho do missionário redentorista, agora cardeal da Igreja Católica:
“Tomar posse desta igreja”, observou o jovem cardeal, “significa, portanto, forjar um vínculo profundo com as gerações de fiéis que aqui se reuniram, especialmente aqueles que carregaram a cruz do exílio, da perseguição e do deslocamento. Hagia Sophia é mais do que um edifício. É um testemunho vivo da resiliência e da esperança do povo ucraniano.”
Cardeal Mykola Bychok (ao centro) durante sua missa de posse da Catedral de Santa Sofia
O Cardeal Bychok disse que se sentia investido em uma “missão renovada”: “Ser uma ponte entre o Oriente e o Ocidente, o passado e o futuro, o céu e a terra”. “Não faço isso sozinho, mas com todos vocês”, disse ele aos fiéis presentes dentro e no átrio de Hagia Sophia.
De fato, esta igreja agora simboliza o coração espiritual da comunidade greco-católica ucraniana em Roma e se tornou, desde o início da guerra, um centro de coleta de ajuda e expressão de solidariedade entre os romanos com seus irmãos e irmãs vítimas da agressão russa.
Além da comunidade ucraniana em Roma, estavam presentes os irmãos redentoristas, incluindo o Irmão Larry Lujan, C.Ss.R., Conselheiro Geral, e o padre Dmytro, da comunidade de Santo Afonso, em Roma.
O título de Santa Sofia
O título cardinalício de Santa Sofia, na Rua Boccea, ligada à Basílica Greco-Católica Ucraniana de Santa Sofia, foi criado em 1985 pelo Papa João Paulo II, que o concedeu ao então líder e pai da Igreja Greco-Católica Ucraniana, Sua Beatitude Myroslav Ivan Lubachivsky. O mesmo título foi concedido em 2001 ao seu sucessor, Sua Beatitude Liubomyr Husar, falecido em 2017. O Cardeal Mykola Bychok, o sétimo cardeal na história da Igreja Ucraniana, tornou-se o terceiro cardeal com o título desta basílica. É digno de nota que Sua Beatitude Josyf Slipykh detinha o título da Igreja de Santo Atanásio, onde são realizados serviços religiosos de acordo com o rito bizantino. O primeiro cardeal na história da Igreja Ucraniana, o Metropolita Isidoro de Kiev, detinha o posto de cardeal-bispo com o título da diocese suburbana de Sabina. (Informações do Vatican News)
.:: O pedido do Cardeal Bychok ao Papa Leão XIV ::.
Fonte: Scala News
Rádio Redentorista em Varsóvia completa 34 anos
Rádio Maryja celebra 34 anos em Toruń com Missa solene presidida pelo Cardeal Müller, reunindo milhares de ouvintes e líderes locais. Clique e confira!
Presidente da Uneser compartilha mensagem de Natal
Jonival Côrtes compartilha uma mensagem sobre o verdadeiro espírito do Natal: nascimento, amor, fraternidade e a importância da união. Clique e confira!
São Carlos de Foucauld e o Santuário do Perpétuo Socorro
Conheça a profunda devoção de São Carlos de Foucauld a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, desde sua consagração em 1896 até a inspiração de sua obra
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.