Acreditar em Deus é, antes de tudo, confiar no amor que Ele tem por você. Você já se sentiu amado e escolhido por Deus? Já sentiu Jesus presente em sua vida?
O pedido dos Apóstolos a Jesus pode abrir um caminho: “Senhor, aumenta a minha fé!” (cf. Lc 17,5)
Se na nossa caminhada sentimos que nos falta a nossa fé, ou até mesmo lamentamos que estamos sozinhos, desanimados, sem compreender os caminhos divinos é fundamental pedir a Deus que aumente a nossa fé.
Mas por que aumentar a fé? Padre José Marques, Missionário Redentorista, vai dizer que “a fé, comparada à Porta ou à Luz, é fundamental para conhecermos e vivermos o amor e o plano do Pai, revelado no amor total de Jesus”.

Nisso temos uma questão essencial, diz padre Marques. “A fé cresce quando conheço melhor o que Jesus fez e ensinou, mas diminui quando me fecho a Jesus e procuro outros caminhos”.
Os Apóstolos veem Jesus entregue totalmente ao Projeto de Deus; só pensa em fazer o bem; só vive para fazer a vida de todos mais digna e mais humana. Mas será que eles poderão segui-lo até o fim?
O missionário lembra que vivemos uma mudança de época, onde uma crise religiosa não respeita nem os “praticantes da fé”.
“Encontramo-nos em um daqueles momentos em que as mudanças transformam rapidamente o modo de viver, de se relacionar, de comunicar e elaborar o pensamento, de comunicar entre as gerações humanas e de compreender e viver a fé e a ciência”.
Tudo isso influencia nossa caminhada de fé e a sua constância em nossa vida.
“Nós falamos de crentes e não crentes como se fossem dois grupos bem definidos: uns têm fé, outros não. Na realidade, não é assim. Quase sempre, no coração humano, existe, ao mesmo tempo e alternadamente, um crente e um não crente. Eu sou uma pessoa de muita ou de pouca fé?”, indaga padre Marques a todos nós.
Na atual realidade com as diversas ocupações do cotidiano, comunicar-se com Deus se torna uma tarefa difícil. Chegamos a viver "praticamente sem Deus".
Para estarmos na presença de Deus ou voltarmos à presença d´Ele em nossa vida, o primeiro passo é rezar! “Creio, Senhor, mas vem em ajuda de minha incredulidade” (cf. Mc 9,24).
É preciso procurar Deus dentro de nós, em nosso coração!
“Quando nos encontramos com esse Deus amor, que se revelou na pessoa de Jesus Cristo, consequentemente somos levados a transformar nosso estilo de vida. Se um dia percebermos que não estamos só na vida, se captarmos que somos amados por Deus sem merecê-lo, tudo mudará. Não importa que tenhamos sido fracos na fé”, enfatiza padre Marques.
E aí as perguntas do início desse texto terão outro sentido: Você já se sentiu amado e escolhido por Deus? Já sentiu Jesus presente em sua vida?
Padre José Marques oferece um itinerário que vai nos ajudar a crescer na fé em seu novo livro: “Senhor, aumenta a minha fé - 31 Encontros com Cristo”.

“Este Livro é para nos ajudar a conhecer o amor de Jesus. Nestes ‘31 Encontros Com Cristo’ vamos conhecer os textos principais sobre a fé no Novo Testamento e aprofundar na Mensagem; depois, teremos algumas catequeses sobre temas importantes, como as Bem-aventuranças, sobre o novo modo de atualizar os Dez Mandamentos e conheceremos alguns exemplos, que sempre nos motivam, pois o exemplo arrasta”, assinala o autor.
Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida que assina a Apresentação no livro, afirma esse caminho indicado pelo autor.
“Vivemos tempos de pluralismos e interrogações, confusões e questionamentos. Faz-se necessário conhecer e aprofundar nossa fé. Por outro lado, somos convocados a obedecer à fé da Igreja e ao Magistério”, ressalta.
O superior provincial da Unidade de São Paulo, Padre Marlos Aurélio, C.Ss.R, ao falar sobre a publicação reforça que “crer” serve para que nossa existência tenha mais sentido e densidade humana.
“Quando temos fé, devemos enxergar a vida ‘com outras lentes’, embora tendo de enfrentar as mesmas peripécias que outras pessoas. O que faz a diferença é o modo como encaramos a vida e como nos dispomos a enfrentar os desafios”, afirma.
Com linguagem simples e profunda, estilo oracional e celebrativo, a publicação facilita a participação dos fiéis. Estas Celebrações ou Encontros com Cristo podem ser feitas a sós, mas serão melhores em famílias, grupos e comunidades, e podem ser rezadas e meditados, em qualquer época do ano. |
O livro do Padre José Marques é um lançamento deste ano da Editora Santuário. Veja abaixo como adquirir.
:: Acesse a Loja da Editora Santuário
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.