Por Elisangela Cavalheiro Em Notícias Atualizada em 10 JUN 2020 - 16H06

Como crescer na fé em Deus? Novo livro indica um caminho

Acreditar em Deus é, antes de tudo, confiar no amor que Ele tem por você. Você já se sentiu amado e escolhido por Deus? Já sentiu Jesus presente em sua vida?

O pedido dos Apóstolos a Jesus pode abrir um caminho: “Senhor, aumenta a minha fé!” (cf. Lc 17,5)

Se na nossa caminhada sentimos que nos falta a nossa fé, ou até mesmo lamentamos que estamos sozinhos, desanimados, sem compreender os caminhos divinos é fundamental pedir a Deus que aumente a nossa fé.

Mas por que aumentar a fé? Padre José Marques, Missionário Redentorista, vai dizer que “a fé, comparada à Porta ou à Luz, é fundamental para conhecermos e vivermos o amor e o plano do Pai, revelado no amor total de Jesus”.

Shutterstock.
Shutterstock.


Nisso temos uma questão essencial, diz padre Marques. “A fé cresce quando conheço melhor o que Jesus fez e ensinou, mas diminui quando me fecho a Jesus e procuro outros caminhos”.

Os Apóstolos veem Jesus entregue totalmente ao Projeto de Deus; só pensa em fazer o bem; só vive para fazer a vida de todos mais digna e mais humana. Mas será que eles poderão segui-lo até o fim?

O missionário lembra que vivemos uma mudança de época, onde uma crise religiosa não respeita nem os “praticantes da fé”.

“Encontramo-nos em um daqueles momentos em que as mudanças transformam rapidamente o modo de viver, de se relacionar, de comunicar e elaborar o pensamento, de comunicar entre as gerações humanas e de compreender e viver a fé e a ciência”.

Tudo isso influencia nossa caminhada de fé e a sua constância em nossa vida.

“Nós falamos de crentes e não crentes como se fossem dois grupos bem definidos: uns têm fé, outros não. Na realidade, não é assim. Quase sempre, no coração humano, existe, ao mesmo tempo e alternadamente, um crente e um não crente. Eu sou uma pessoa de muita ou de pouca fé?”, indaga padre Marques a todos nós.

Na atual realidade com as diversas ocupações do cotidiano, comunicar-se com Deus se torna uma tarefa difícil. Chegamos a viver "praticamente sem Deus".

Para estarmos na presença de Deus ou voltarmos à presença d´Ele em nossa vida, o primeiro passo é rezar! “Creio, Senhor, mas vem em ajuda de minha incredulidade” (cf. Mc 9,24).

É preciso procurar Deus dentro de nós, em nosso coração! 

“Quando nos encontramos com esse Deus amor, que se revelou na pessoa de Jesus Cristo, consequentemente somos levados a transformar nosso estilo de vida. Se um dia percebermos que não estamos só na vida, se captarmos que somos amados por Deus sem merecê-lo, tudo mudará. Não importa que tenhamos sido fracos na fé”, enfatiza padre Marques.

E aí as perguntas do início desse texto terão outro sentido: Você já se sentiu amado e escolhido por Deus? Já sentiu Jesus presente em sua vida?

Padre José Marques oferece um itinerário que vai nos ajudar a crescer na fé em seu novo livro: “Senhor, aumenta a minha fé - 31 Encontros com Cristo”.



“Este Livro é para nos ajudar a conhecer o amor de Jesus. Nestes ‘31 Encontros Com Cristo’ vamos conhecer os textos principais sobre a fé no Novo Testamento e aprofundar na Mensagem; depois, teremos algumas catequeses sobre temas importantes, como as Bem-aventuranças, sobre o novo modo de atualizar os Dez Mandamentos e conheceremos alguns exemplos, que sempre nos motivam, pois o exemplo arrasta”, assinala o autor.

Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida que assina a Apresentação no livro, afirma esse caminho indicado pelo autor.

“Vivemos tempos de pluralismos e interrogações, confusões e questionamentos. Faz-se necessário conhecer e aprofundar nossa fé. Por outro lado, somos convocados a obedecer à fé da Igreja e ao Magistério”, ressalta. 

O superior provincial da Unidade de São Paulo, Padre Marlos Aurélio, C.Ss.R, ao falar sobre a publicação reforça que “crer” serve para que nossa existência tenha mais sentido e densidade humana.

“Quando temos fé, devemos enxergar a vida ‘com outras lentes’, embora tendo de enfrentar as mesmas peripécias que outras pessoas. O que faz a diferença é o modo como encaramos a vida e como nos dispomos a enfrentar os desafios”, afirma.

Com linguagem simples e profunda, estilo oracional e celebrativo, a publicação facilita a participação dos fiéis. Estas Celebrações ou Encontros com Cristo podem ser feitas a sós, mas serão melhores em famílias, grupos e comunidades, e podem ser rezadas e meditados, em qualquer época do ano.

O livro do Padre José Marques é um lançamento deste ano da Editora Santuário. Veja abaixo como adquirir.

:: Acesse a Loja da Editora Santuário


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...