Notícias

Congregação Redentorista poderá ganhar dois novos beatos

Escrito por Congregação do Santíssimo Redentor

24 JAN 2022 - 10H39 (Atualizada em 24 JAN 2022 - 13H44)

No último dia 22 de janeiro, aconteceu em Valência, na Espanha, a conclusão da fase diocesana sobre possíveis 91 mártires do século XX, vítimas da perseguição religiosa que se instaurou em toda a Espanha, e também na Diocese de Valência durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939)O grupo de mártires é formado por 66 sacerdotes diocesanos, 8 religiosos e 17 leigos. Entre os 8 religiosos estão dois redentoristas que viviam na Comunidade Redentorista de Valência. São eles os irmãos Celso Alonso Rodrigues e Angel Vesga Fernandes.

Quando teve início o processo, eram 250 os possíveis mártires, mas devido à complexidade do processo, eles foram classificados e, entre eles, selecionaram 91 para a fase de instrução e recolhimento de provas em nível diocesano. Em 2004 aconteceu a abertura da causa desses mártires e, em vez de se trabalhar de forma independente, os dois redentoristas foram incluídos na causa diocesana, devendo ser remetida para observações e análise em Roma, na Sagrada Congregação para a Causa dos Santos. 

Os Missionários Redentoristas chegaram em Valência em 1917, se estabelecendo na igreja de Temple, tendo como principal atividade apostólica a pregação das Santas Missões em toda a região conhecida como “Levante Espanhol”. Com o início da Guerra Civil e com a perseguição religiosa que se instaurou, a comunidade se dispersou em 12 de julho de 1936: dois confrades mais velhos morreram abalados por essa situação, 3 foram aprisionados, 2 foram martirizados e outros 3 passaram a viver disfarçados, sofrendo muito com toda a situação.

Irmão Celso Alonso Rodriguez

Professou perpetuamente na Congregação em 1924. Depois de viver e trabalhar em algumas comunidades da Espanha, foi destacado para a comunidade de Valência em fins de 1935, trabalhando como sacristão e enfermeiro, onde ganhou notoriedade pela sua humildade e simplicidade.

Foi preso no dia 28 de setembro de 1936. Depois de passar algum tempo na prisão, foi levado para fora da cidade, junto com outros religiosos e obrigado a correr, como se fosse uma fuga, com os soldados atirando em suas costas. Ao correr, todos gritavam “Viva Cristo Rei”! Seu corpo foi encontrado no início de outubro, recebendo digna sepultura.

Irmão Angel Vesga Fernandez

Professou na Congregação em 16 de outubro de 1910. Conhecedor de vários ofícios como carpinteiro e sapateiro, passou por várias comunidades até chegar em Valência.

Quando teve início a perseguição religiosa, se refugiou em casas de famílias amigas. Tentava com alguns conhecidos obter uma espécie de salvo-conduto para poder fugir, mas foi descoberto e, no dia 30 de setembro de 1936, foi capturado pelos milicianos, preso e desapareceu até que seu corpo foi encontrado em um canavial. Foi então recolhido no dia 4 de outubro, recebendo digna sepultura.

Mártires redentoristas espanhóis

A Guerra Civil na Espanha, considerada por vários historiadores como um evento de preparação ou um prenúncio da Segunda Grande Guerra (1939-1945), deixou, além de muita destruição, milhares de mártires em toda a Espanha, tanto sacerdotes, religiosos, como também leigos.

No dia 20 de dezembro de 2012, o Papa Bento XVI aprovou a promulgação do Decreto de Martírio dos Servos de Deus José Javier Gorosterratzu e cinco companheiros da Congregação do Santíssimo Redentor. Este decreto foi o caminho para a sua beatificação, celebrada em Tarragona, Espanha, em 27 de outubro de 2013. Esses foram os primeiros mártires redentoristas espanhóis.

Em 24 de abril de 2021, o Papa Francisco autorizou a Congregação para as Causas dos Santos promulgar os decretos do martírio dos Servos de Deus Vincenzo Nicasio Renuncio Toribio e 11 companheiros, todos assassinados, por ódio à Fé, em Madri, na Espanha, também em 1936 por causa da Guerra Civil. Destes aguardamos a oficialização da data de sua beatificação.

E agora, concluído o processo em sua fase diocesana, fica no aguardo da aprovação do Decreto Pontifício relativo ao martírio desses dois irmãos redentoristas de Valência.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Congregação do Santíssimo Redentor, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...