O Canadá, maior país da América do Norte e também um dos maiores países do mundo geograficamente, é organizado em províncias. Sua área é distribuída em dez províncias e três territórios. Cada província tem autonomia em relação ao governo central, mais ou menos como funciona numa República Federativa, como é o caso do Brasil, obedecendo às leis do país, mas tendo liberdade para criar as suas próprias leis. Leia MaisPadre Michael Brehl é nomeado Bispo da Diocese de Pembroke, no CanadáRedentoristas do Canadá desenvolvem ação missionária junto aos povos indígenas
Uma dessas províncias tem o nome de Saskatchewan, sendo uma região pouco conhecida por nós brasileiros, com o nome difícil de pronunciar. Ela localiza-se mais ao sul, fazendo parte das pradarias do país. Com uma população em torno de 1,3 milhões de habitantes, sua capital é a cidade de Regina, mas a maior cidade da província é Saskatoon. Esta cidade foi fundada em 1882, sendo hoje um centro cultural e econômico de destaque no país, com população próxima dos 316 mil habitantes.
O nome Saskatoon origina-se da língua cree, nação indígena que habitava a região, e deve-se ao fruto de mesmo nome, que é nativo do lugar. A cidade ainda hoje tem uma população indígena significativa, organizada em várias reservas ao longo de toda a Província, mas, sobretudo, na cidade.
Migração ucraniana

Devido aos muitos conflitos que sempre experimentou, ou pela situação de pobreza do país, ao longo da história a Ucrânia enfrentou um intenso processo de migração, com pessoas buscando melhores condições de vida em outros países.
Calcula-se que 10 milhões de ucranianos estejam fora de suas terras de origem. O Canadá é um dos países que mais receberam imigrantes e hoje calcula-se que cerca de um milhão e quinhentos mil ucranianos vivam no país, numa população total de 42 milhões de habitantes.
Muitos imigrantes chegaram 130 anos atrás, para fugir da pobreza, da fome e da falta de trabalho, mas nos últimos anos, especialmente por causa da guerra com a Rússia, a presença ucraniana no território canadense tem crescido constantemente.
E a maioria desses imigrantes pertence à Igreja Greco-Ucraniana, que vive em comunhão com Roma, obedecendo ao Papa.
Presença redentorista
No dia 10 de março de 1951, o Papa Pio XII criou o Exarcado Apostólico de Saskatoon, como parte do Exarcado Apostólico do Canadá Central, que é mais antigo.
Em 1956, o exarcado foi elevado à condição de eparquia com o nome de Eparquia de Saskatoon, pertencente à Igreja Greco-Católica Ucraniana, com sede na cidade de Saskatoon, na província de Saskatchewan, pertencente a Arquieparquia de Winnipeg, no Canadá.

Da população total que descende dos imigrantes ucranianos, quase 100 mil são católicos da Igreja Ucraniana, que se estrutura em cerca de 300 paróquias e centenas de sacerdotes, que realizam seu serviço apostólico de costa a costa.
A Eparquia de Sakatoon é formada hoje por 67 paróquias, incluindo 180 diferentes igrejas. O número de católicos greco-ucranianos na eparquia aproxima-se de 10 mil.
Por três vezes a eparquia foi dirigida por bispos redentoristas. Dom Michael Wichar dirigiu a eparquia de 2000 a 2008, sendo hoje emérito; depois dele, Dom Bryan Bayda governou entre 2008 e 2022, quando foi nomeado para Toronto, sendo sucedido em 2023 por Dom Michael Smolinsky, seu atual eparca.

Além do mais, durante anos existiu no país a Vice-Província de Yorktown, que era de rito ucraniano. Com o processo de reconfiguração das Unidades redentoristas do Canadá, hoje existe uma única Unidade no país, formando todas as comunidades redentoristas uma só província.
Depois de ser perseguido, preso e torturado pelo regime soviético em seu país natal, a Ucrânia, o Beato Basílio Velychkovskyj em 15 de junho de 1972, foi para Winnipeg, no Canadá, onde faleceu em 30 de junho de 1973, aos setenta ano. Após a sua morte, os médicos provaram que o bispo havia recebido uma substância venenosa de ação lenta antes de sua partida, para que a morte pudesse ser natural.
Como acontece em outros 82 países do mundo, é significativa a presença redentorista no Canadá.
.:: Bispo Redentorista da Ucrânia é nomeado Cardeal pelo Papa Francisco ::.
Santas Missões em Quixaba (BA) alcançam fase da perseverança
Leigos e jovens se uniram em 18 dias de intensa evangelização, realizando visitas, celebrações e adoração ao Santíssimo Sacramento. Saiba mais!
São Geraldo Majella e o mistério da encarnação de Cristo
A preparação e a expectativa para a vinda de Cristo durante o Advento são pontos centrais da espiritualidade cristã que São Geraldo Majella vivenciou.
Presépio inspirado em Santo Afonso é inaugurado no Vaticano
Conheça o Presépio Napolitano de Santo Afonso, uma obra da Diocese de Nocera Inferiore-Sarno, que funde arte e espiritualidade com símbolos regionais
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.