Por Elisangela Cavalheiro Em Notícias Atualizada em 27 MAI 2020 - 13H29

Consagração a Aparecida: marco na história da rádio católica brasileira

Na história da rádio católica brasileira, a oração de Consagração a Nossa Senhora Aparecida é um marco.

Ela é considerada uma das orações mais famosas da rádio, porque tem sido rezada diariamente na programação da Rádio Aparecida, desde a década de 1950, ininterruptamente.

Shutterstock.
Shutterstock.


A partir do surgimento da Rádio Aparecida, em 08 de setembro de 1951 - ela que é uma das mais antigas do Brasil - surgiu também um novo jeito de ser devoto de Aparecida. Pelo rádio, as pessoas podiam, em seus lares, vivenciar a sua devoção de forma muito pessoal, rezar em comunhão com os Missionários Redentoristas e saber as notícias da Casa da Mãe.

Dessa forma, muito mais pessoas foram tocadas pela Virgem Negra que apadrinhava toda a nação e, com isso, o Santuário passou a receber cada vez mais romeiros, que vinham buscar as bênçãos, graças e milagres por sua intercessão.

Padre Inácio Medeiros, missionário redentorista que hoje assume a função de diretor geral da Rádio Aparecida, lembra que quando foi criada ela mal chegava à cidade vizinha.

“Quando a rádio começou, em 1951, ela tinha uma potência baixa que mal alcançava a cidade de Roseira. As ondas da Rádio Aparecida foram aumentando gradativamente, até que ela passou a atingir todo o Brasil, no fim dos anos 1960”, assinala.

O missionário lembra ainda das caravanas da Rádio Aparecida nas cidades brasileiras, que levavam a imagem de Nossa Senhora Aparecida e ajudaram a divulgar e ampliar o conhecimento sobre a história de Aparecida e a programação da rádio.

A popularização da Consagração

A Consagração a Nossa Senhora Aparecida completa 65 anos em 2020. Ela foi rezada pela primeira vez em 30 de maio de 1955, na voz do padre Laurindo Rauber, o segundo diretor da rádio. Mas ela ganhou notoriedade nacional por meio do seu autor, o Padre Vítor Coelho de Almeida, a partir de 1956.

A oração na voz do missionário foi a mais famosa até 2013, quando o Papa Francisco rezou a oração, que recebeu uma nova versão naquele ano. Hoje, a Consagração é rezada diariamente direto do Santuário Nacional, pelo missionário que conduz esse momento oracional e, aos sábados e domingos, pode ser seguida na programação rádio na voz do próprio padre Inácio Medeiros.

“O povo brasileiro é um povo mariano e talvez a devoção a Nossa Senhora fale mais alto que todos os outros elementos”, acredita o diretor.

Ouça a consagração na voz do Padre Vítor: 




Padre Evaldo César, C.Ss.R., lançou em 2017, um livro dedicado a falar sobre esta oração. Segundo o missionário a “Consagração” é o "modo mais simples e profundo que o devoto de Nossa Senhora Aparecida encontrou para dialogar com a mãe de Jesus. As palavras da oração levam ao sentimento de pertença e fortalecem nosso amor à Virgem Maria como intercessora de todas as horas, sobretudo, nas mais difíceis".

:: Adquira o livro Consagração a Nossa Senhora Aparecida 

:: Agora que já sabe um pouco mais sobre a Consagração a Nossa Senhora Aparecida renove seu amor e devoçao rezando junto com a voz do Papa Francisco. 

2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...