Por Elisangela Cavalheiro Em Notícias Atualizada em 24 SET 2020 - 16H23

Descubra santuários redentoristas que cultivam devoção mariana, além de Aparecida

Em maio, a Igreja celebra Nossa Senhora em seus diversos títulos e o Papa Francisco convida, neste tempo de pandemia, a peregrinarmos espiritualmente aos santuários marianos.

Quem já visitou um santuário mariano e sentiu ser renovada a sua fé? E se eu disser que essa é justamente a sua razão de existir? Afinal as igrejas que, por causa da piedade popular se tornam lugares preferidos por grande número de peregrinos, e ganham o título de santuário, tem como missão promover a evangelização por meio de muitos atrativos religiosos.

Esses atrativos tem como finalidade levar os devotos, primeiramente, a viver uma
experiência de encontro com Jesus Cristo e sua mensagem e ter um encontro com aquela devoção, em particular. Existem alguns santuários que possuem serviços que podem servir apenas para o lazer, mas a missão principal de um santuário é com a evangelização!

É claro que a gente está falando tudo isso dos santuários que ganham destaque, mas nós podemos nos sentir igualmente agraciados e nos sentirmos bem em uma igreja simples e pequenina, isso porque o que importa é a nossa fé. 

Leia Mais12 santuários redentoristas para você visitar com a famíliaQueremos apresentar alguns santuários marianos que tem em comum entre si, a administração dos Missionários Redentoristasque são reconhecidos nacionalmente por seu trabalho no Santuário Nacional de Aparecida. Mas os religiosos também são responsáveis por várias outras igrejas consideradas lugares de peregrinação.

Muitos desses santuários são dedicados a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, uma devoção que eles guardam desde Roma, onde está o ícone original desta imagem. Mas hoje, vamos destacar apenas os outros santuários dedicados a Virgem Maria. Confira a nossa lista!

Santuário Arquidiocesano Mãe de DeusPorto Alegre - RS

Esta igreja chama a atenção já pela sua localização. Ela fica no Morro da Pedra Redonda, onde oferece aos visitantes uma visão panorâmica de quase 360º da cidade. A imagem de Nossa Senhora com o Menino Jesus nos braços, esculpida em madeira foi feita por artistas italianos e abençoada por São João Paulo II. Nossa Senhora Mãe de Deus é padroeira do estado e da arquidiocese. Sua festividade ocorre no dia 1º do ano, quando a Igreja celebra a Solenidade de Maria, Mãe de Deus. 

Reprodução
Reprodução
Santuário Mãe de Deus em Porto Alegre no Rio Grande do Sul


Santuário Estadual Nossa Senhora do Rocio - 
Paranaguá - PR

Esta devoção tem uma história muito parecida com a de Aparecida. A imagem de Nossa Senhora também foi encontrada por um pescador na Baía de Paranaguá. O Santuário ganhou status estadual e hoje é o maior evento religioso popular do sul do Brasil. A festa acontece sempre no dia 15 de novembro. 

Reprodução
Reprodução
Santuário Nossa Senhora do Rocio em Paranaguá no Paraná


Santuário Nossa Senhora das Graças
Nova Xavantina - MT

O Santuário Nossa Senhora das Graças, localizado na cidade de Nova Xavantina é o único santuário que pertence à Diocese de Barra do Garças. Ele também é conhecido como 'Santuário de Dom Antonio Sarto', que foi bispo da diocese. Possui uma arquitetura moderna, que acolhe o sol em seu interior. A igreja pode ser vista de vários pontos da cidade e atrai fiéis de toda a região durante a festa da padroeira, no mês de novembro. 

Reprodução
Reprodução
Santuário Nossa Senhora das Graças Nova Xavantina no Mato Grosso


Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora Aparecida - 
Manaus - AM

Este santuário fica localizado no centro histórico da cidade, em um bairro que carrega hoje o nome Aparecida, sendo um dos mais antigos da capital. É nele que os povo da Amazônia celebra a festa em honra da Padroeira do Brasil em outubro. 

Reprodução.
Reprodução.
Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora Aparecida em Manaus


Santuário Nossa Senhora da Conceição do Morro - 
Recife - PE

O Santuário tem um arquitetura exuberante feita de vidros, que possibilitam fazer a experiência do sagrado diante do céu. A partir de seu interior também se pode ver a imagem da padroeira de 3.5 metros de altura e que pesa 1.840 quilos. A estátua também pode ser vista de várias partes da capital pernambucana. Sua origem é da França e já está instalada há mais de cem anos no Morro da Conceição. A experiência de fé dos devotos se faz principalmente pelo grande esforço para se chegar ao Santuário onde muitos pagam promessas de variadas formas. A festa é realizada sempre entre fim e início de dezembro, com encerramento no dia 08 de dezembro, dia do dogma da Imaculada Conceição. 

Santuário do Morro.
Santuário do Morro.
Santuário Nossa Senhora da Conceição do Morro no Recife


Santuário Nossa Senhora d´Ajuda - 
Porto Seguro - BA 

Este é o primeiro santuário mariano do Brasil. Foi construído por volta de 1550. A imagem da padroeira foi trazida de Portugal por padres jesuítas, em 1549. O Santuário fica localizado em um paraíso baiano: Arraial d'Ajuda. O local é marcado por uma tradição de romarias, seja a pé ou a cavalo. Atrás da igreja, além da vista exuberante, existe uma fonte de água pura, que é considerada milagrosa por muitas pessoas. A festa é realizada no dia 15 de agosto.

Reprodução.
Reprodução.
Santuário Nossa Senhora d´Ajuda em Porto Seguro


Agora, você sabe qual é o Santuário mariano mais antigo do mundo? Esse não é redentorista e nem brasileiro!

Agora, pra finalizar! Você sabe que o santuário mariano mais antigo do mundo fica em Roma e é muito visitado pelo Papa Francisco. Esse santuário é a Basílica de Santa Maria Maior que também é o maior do mundo (e por isso, essa informação é frisada no final do seu nome). É uma igreja muito importante para o povo romano desde os tempos antigos. 

shutterstock
shutterstock
Basilica de Santa Maria Maior - Roma (Itália)


:: Conheça também o Santuário de Curvelo dedicado a São Geraldo, o santo irmão redentorista


1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...