Redentoristas

A vida das Monjas Redentoristas

Escrito por Elisangela Cavalheiro

31 OUT 2012 - 07H44 (Atualizada em 16 JUL 2021 - 14H07)

Mosteiro da Santa Face e do Puríssimo e Doloroso Coração de Maria

Mosteiro da Santa Face e do Puríssimo e Doloroso Coração de Maria das Monjas Redentoristas vive uma vida de simplicidade e dedicação. 

Por volta das quatro e meia da manhã, o sol ainda não apareceu, mas o dia já começa para as monjas.  Rapidamente, a pequena comunidade de religiosas se organiza e se dirige à igreja, para a oração do Ângelus.

Pela manhã, são pelo menos três horas de meditação e contemplação da Palavra e Celebração Eucarística. O dia que começa de madrugada só termina às nove horas da noite, depois da última oração.

“A vida dentro de um mosteiro é vocação”, diz a monja redentorista Madre Maria da Penha, religiosa há mais de 60 anos. 

Ao ser perguntada sobre qual a experiência que fez em todos esses anos de vida monástica, a religiosa diz que “não é uma experiência é a nossa vida”.

Mosteiro da Santa Face e do Puríssimo e Doloroso Coração de Maria
Mosteiro da Santa Face e do Puríssimo e Doloroso Coração de Maria
Monjas do mosteiro


A Ordem do Santíssimo Redentor é um instituto religioso fundado pela Beata Maria Celeste Crostarosa que pertence à mesma família da Congregação do Santíssimo Redentor, fundada por Santo Afonso Maria de Ligório.

No Brasil, estão presentes com dois mosteiros. Este de Formosa (GO), o Mosteiro da Santa Face e do Puríssimo e Doloroso Coração de Maria, onde vive a Madre Maria da Penha, transferido de São Fidélis (RJ) onde esteve por anos, e um outro em Itu (SP), o Mosteiro da Imaculada ConceiçãoO Mosteiro de Formosa se diferencia por seguir a regra afonsiana antiga, já o de Itu segue a regra pós-conciliar.

As monjas de Formosa receberam aprovação do Papa Paulo VI, para usar a Regra Antiga com os ritos litúrgicos e disciplinares tradicionais, utilizados antes da reforma do Concílio Vaticano II.

Segundo Madre Maria da Penha a vida monástica é uma entrega radical ao serviço do Reino de Deus. “Entrei com 19 anos no mosteiro, a vida aqui no mosteiro é uma doação total, é ficar só para Nosso Senhor”, declara a monja.

Diferentemente dos mosteiros que vivem sob a regra pós-conciliar, as monjas redentoristas de Formosa não tem contato nenhum fora dos muros do mosteiro, a não ser pela grade, pequena abertura que possibilita o contato, nas visitas familiares, por exemplo. A exceção acontece quando as religiosas precisam ir ao dentista ou ao médico, mesmo assim precisam de licença do bispo.

Mudança de São Fidélis para Formosa (GO)

Em 2021, o Mosteiro da Santa Face e do Puríssimo e Doloroso Coração de Maria foi transferido da cidade de São Fidélis (RJ) para a Diocese de Formosa (GO), sob os cuidados de Dom Adair José. O novo endereço das religiosas é Rua Trajano Balduíno, 312, que fica no centro de Formosa, em Goiás.  

Para conhecer as Monjas Redentoristas de Formosa ou receber informações sobre o acompanhamento vocacional entre em contato pelos telefones (61) 3631-2898  e (22) 99736-4565, ou ainda pelo e-mail: mosteirodasantaface@gmail.comfanpage site.

Mosteiro da Santa Face e do Puríssimo e Doloroso Coração de Maria
Mosteiro da Santa Face e do Puríssimo e Doloroso Coração de Maria
Profissão religiosa da monja redentorista Maria Aparecida do Mosteiro da Santa Face



9 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Redentoristas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...