Por Redação A12 Em Redentoristas

Fundação da Congregação do Santíssimo Redentor: mensagem do Padre Michael Brehl

CONGREGATIO SS. REDEMPTORIS
Superior Generalis 

9 de novembro de 2013

Festa da Dedicação de São João de Latrão

Fundação da Congregação do Santíssimo Redentor

 

Prezados Confrades, Irmãs, Missionários Leigos e Amigos, 

1. Saudações de Roma! É com alegria e gratidão que vos escrevo ao celebramos o 281º Aniversário de Fundação de nossa Congregação, em 9 de novembro de 1732, em Scala. Na segunda leitura para a festa de hoje, lemos estas palavras de S. Paulo:

“Eu, como bom arquiteto, lancei os alicerces conforme o dom que Deus me concedeu; outro constrói por cima do alicerce, Mas cada um veja como constrói! Ninguém pode colocar um alicerce diferente daquele que já foi posto: Jesus Cristo... Vocês não sabem que são templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês?... Pois o templo de Deus é santo, e esse templo são vocês.” (1Cor 3,10-11.16.17b)

2. Essas palavras são muito apropriadas para a Festa de S. João de Latrão, mas também para celebrar a Fundação de nossa Congregação. Hoje, esta carta poderia vir para nós diretamente de Santo Afonso: nós que somos comunidade que partilha do carisma missionário a ele confiado, que agora está confiado a nós. Esse carisma antes e acima de tudo está confiado à comunidade. Nesse sentido, somos “templo de Deus”, ou, como Sto. Afonso muitas vezes escreve em suas cartas, “Instituto de Deus”. Trata-se de uma obra de Deus, e somos convidados a dela participar como comunidade, como “um corpo missionário” (Const. 2).

3. Juntos continuamos a formar hoje um só corpo missionário. Devemos, contudo, cuidar de construir “sobre um sólido alicerce”: Jesus Cristo. Como um corpo missionário, a Congregação Redentorista e a família Redentorista espalha-se pelo mundo, proclamando o Evangelho sempre de novo e consagrando nossa vida pela copiosa redenção. Essa família Redentorista constrói-se pela dedicação dos Missionários Redentoristas professos, irmãos e padres. Desde o início as Irmãs do Santíssimo Redentor partilharam desse Espírito e carisma por uma vida de oração e de ‘viva memória’. Nos últimos 281 anos, esse ‘um só corpo missionário’ cresceu, passando a incluir Congregações de Irmãs e Irmãos que partilham dessa vocação missionária, Oblatos e Missionários Leigos do Santíssimo Redentor, como também muitas Associações Leigas, jovens e mulheres que colaboram conosco no ministério da Pastoral da Juventude.

4. Celebrar a Fundação da Congregação, neste Ano de Promoção da Vocação Missionária Redentorista, é uma ocasião especial de reflexão sobre nossa identidade missionária, aprofundando-a, e um convite a outros para que partilhem conosco dessa vocação extraordinária.

5. O Ano de Promoção da Vocação Missionária Redentorista tem dois objetivos específicos e importantes. Antes de mais nada, é um convite a cada Redentorista Missionário professo, para cada Irmã ou Irmão de uma comunidade religiosa afiliada, para cada Oblato, Missionário Leigo, Associado Leigo e Jovem Cooperador. Este ano é um convite a renovar e aprofundar nossa identidade missionária e vocação. Como Sto. Afonso e nossas Constituições relembram-nos, somos chamados a contínuo progresso pela constante renovação interior (Const. 40), pois ‘Toda a sua vida cotidiana deve ser marcada pela conversão do coração e constante renovação do espírito’ (Const. 41).

6. Estou convencido que, na medida em que aprofundamos e renovamos nossa identidade missionária, outros jovens hão de ouvir e de atender o chamado a doar sua vida pela copiosa redenção como Missionários Redentoristas professos. Mulheres e homens também ouvirão o chamado a partilhar essa vocação missionária como religiosos, missionários leigos e associados ligados à Família Redentorista mais ampla.

7. O segundo objetivo deste Ano de Promoção da Vocação Missionária Redentorista é estimular e atualizar uma consciência mais profunda que todos nós somos chamados a promover e acompanhar aqueles que Deus chama para nosso modo de vida. ‘Todos os confrades, portanto, na medida de sua estima e amor à própria vocação, dediquem-se ao apostolado de promover vocações para a Congregação’ (Const. 79). Diariamente devemos orar pelo aumento das vocações para a Congregação do Santíssimo Redentor e Congregações Religiosas afiliadas.

8. Devemos ir além de renovação e oração pelas vocações, e pessoalmente convidar e encorajar rapazes e moças a pensar num compromisso por toda a vida com o seguimento de Jesus Cristo Redentor, a serviço dos abandonados e dos pobres, pela profissão dos votos religiosos. ‘O próprio Espírito de Cristo suscita missionários na Igreja. Às mais das vezes serve-se de contatos e relacionamentos, que se estabelecem entre as pessoas...’ (Const. 80). Podemos encontrar maneiras criativas e envolventes para promover nossa vocação missionária, usando meios contemporâneos de comunicação social. Devemos superar nosso acanhamento e timidez quanto ao convite pessoal e acompanhamento. Temos de compreender mais plenamente os desafios da formação inicial intercultural.

9. Ainda uma vez, em nome do Conselho Geral, e agradecendo ao Secretariado Geral de Formação, peço que cada Província, Vice-Província, Região e Missão desenvolva meios concretos e práticos para renovar, aprofundar e promover nossa vocação missionária. Dirijo esse convite a cada comunidade e a cada confrade, bem como a toda a família Redentorista: todos somos chamados a renovar e aprofundar nossa identidade como ‘Testemunhas e Missionários de Redenção’. Cada um de nós é chamado a convidar outros a partilhar conosco essa vocação. Não podemos deixar essa responsabilidade aos Promotores e Formadores ‘oficiais’ de vocações!

10. Um aspecto importante de nossa Vocação Missionária é o chamado para responder às necessidades dos abandonados e pobres onde quer que estejam. Como o Bom Pastor, os missionários Redentoristas procuram os perdidos, os marginalizados e os da periferia. Como Sto. Afonso, somos chamados por pessoas em situação de necessidade, e respondemos com generosidade e dedicação. Como papa Francisco recorda-nos, essa é uma urgente necessidade do mundo e da Igreja de hoje.

11. Durante este especial Ano de Promoção da Vocação Missionária Redentorista, o Conselho Geral decidiu iniciar um projeto que dará fruto nos anos futuros. Convidamos toda a Congregação, e é claro toda a Família Redentorista, a discernir conosco como dar resposta às urgentes necessidades para as quais nenhuma Unidade tem o pessoal necessário. Por isso, estamos desenvolvendo um banco de dados de confrades disponíveis e de outros que possam ser convocados para se engajar em projetos missionários específicos, comprometendo-se por um prazo breve ou longo. É um projeto desafiador, e estamos apenas no começo. Somos, porém, Missionários! Ouvimos a voz do Redentor: “Não tenhais medo; ide e anunciai a meus irmãos e irmãs... e lembrai-vos, estou sempre convosco, até o fim dos tempos” (Mt 28,10.20).

12. Prezados confrades, prezadas irmãs e irmãos no Redentor, nesta Festa da Fundação de nossa amada Congregação, desejo-vos todas as graças e bênçãos. Que Jesus Redentor vos encha da alegria e da esperança de vossa vocação missionária. Sejam quais forem os desafios, lutas e desapontamentos que encontreis, sabei que não estais sozinhos. Ele está convosco. Jesus chama-vos pelo nome (1Rs 3) para proclamar o ano da graça do Senhor (Lc 4,18).

13. Cheios do poder do Espírito Santo, acompanhados por Maria, nossa Mãe do Perpétuo Socorro, e apoiados pelas preces de Sto. Afonso, S. Geraldo, S. Clemente, S. João Neumann e de todos os nossos santos mártires e testemunhas, que possamos proclamar corajosamente o Evangelho sempre de novo.

Boas festas! 

Seu irmão no Redentor,

 


Padre Michael Brehl, C.Ss.R.
Superior Geral

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Redentoristas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...