Redentoristas

Editora e Jornal Santuário: “instrumentos concomitantes no tempo”

Escrito por Elisangela Cavalheiro

10 NOV 2013 - 08H30 (Atualizada em 09 NOV 2023 - 10H18)

A Editora Santuário completa, no dia 10 de novembro, seu aniversário de fundação. Uma história centenária que foi construída graças ao pioneirismo e ousadia do Missionário Redentorista, padre Valentim Mooser.

O primeiro produto da editora foi o Jornal Santuário d´Apparecida, publicado no dia 10 de novembro de 1900. O exemplar histórico tinha como proposta ensinar o devoto de Nossa Senhora a praticar o bem. 

Veja abaixo a imagem deste raro arquivo: 

Editora Santuário.
Editora Santuário.
Primeiro exemplar do Jornal Santuário em 1900.


Rompendo décadas, a Editora Santuário ultrapassou o seu primeiro centenário consolidando-se como uma marca de referência em livros e subsídios de temas religiosos, no nicho editorial católico, e solidificando o Jornal Santuário como um veículo de evangelização imprescindível para aqueles que desejam saber notícias da Casa da Mãe Aparecida e de relevância social e religiosa. 

A cada aniversário, a Editora e o Jornal Santuário, desejam reafirmar sua missão junto ao público católico.  

Segundo o Missionário Redentorista, padre Marcelo Conceição Araújo, ex-diretor da Editora, a instituição busca atualizar sua missão diante dos desafios e complexidades da atualidade. 

"É muito interessante essa percepção de que a Editora e o Jornal Santuário são dois instrumentos concomitantes no tempo, apresentando uma convergência de missão. Com o processo de autonomia que foram sendo criados para a Editora Ideias & Letras, reafirmamos a missão da Editora Santuário e, por conseguinte, do Jornal, na perspectiva religiosa, voltados especialmente para o público católico". 

Em relação à Editora, a atualização se dá no sentido de se trabalhar a linguagem e o modo de apresentação dos conteúdos. De um lado, acompanhar a Igreja em sua evolução, todavia sem corresponder a um mero continuísmo. Entendemos que o trabalho da Editora é um trabalho catequético-reflexivo, que deve abrir perspectivas na reflexão e prática pastorais.

O constante investimento no fortalecimento do segmento catequético e na atualização dos devocionários é um exemplo disso. Hoje, a mentalidade e a demanda dos cristãos católicos são bem diferentes do que há 5, 10 anos atrás. As necessidades e as exigências vão mudando. 

Missão do Jornal Santuário 

Frente a essa evolução, o Editorial é convidado a se atualizar, se renovar. Quanto ao Jornal, percebe-se que há uma mentalidade de que esse tipo de instrumento já esteja superado. Ao se manter um mesmo esquema por décadas, vai se perceber que os interesses e as buscas do público-alvo vão migrando para outros meios. Por isso, tem se trabalhado no sentido de atualizar o Jornal Santuário, não só no conteúdo, mas também em sua apresentação e forma de distribuição.

Em seu nascimento, o Jornal estava totalmente vinculado à pastoral redentorista no Santuário. Há algumas décadas, o trabalho vem funcionando num misto entre proximidade e distanciamento. No entanto, o Jornal mantém sua missão que corrobora a pastoral do Santuário. Nos últimos tempos, busca-se estabelecer parceria com o Santuário, realizando a distribuição massiva do Jornal aos romeiros que frequentam Aparecida nos finais de semana. Ao mesmo tempo, busca-se tornar o Jornal mais presente no sentido de ecoar os acontecimentos de Igreja e fatos do cotidiano que interferem na vivência cristã. 

Acompanhar a evolução digital 

No aspecto de agilidade, há também a disponibilização dos conteúdos pelas novas mídias. A pretensão é manter os assinantes, porque ainda que existam mudanças no formato do Jornal, deve-se manter sua missão de ser um instrumento pastoral, que sirva de suporte também às comunidades mais carentes de materiais e de formação pastoral. 

Olhando o futuro 

Com toda a história anterior, a Editora e o Jornal têm autoridade para olhar o futuro e compreender que, mesmo com as limitações do tempo e das pessoas que atuam na Editora e no Jornal, busca-se manter a perspectiva pastoral, atingir as pessoas e locais mais abandonados e pobres, ansiosos pelo anúncio da abundante redenção trazida por Cristo, filho da Virgem Maria. 

O advento da Editora Santuário é um marco na história do vanguardismo da Província Redentorista de São Paulo na comunicação católica. 

Acesse: 

Editora Santuário

- Ideias & Letras

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Redentoristas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...