Por Polyana Gonzaga Em Redentoristas

Santuário Nacional dá início ao Tríduo de Santo Afonso, Missionário entre os pobres

Foto de: A12.com

Triduo em honra a Santo Afonso Maria de Ligorio

 

Nesta terça-feira (29), dia em que a Igreja celebra a memória de Santa Marta, irmã de Maria e de Lázaro, que acolheu Jesus, o Santuário Nacional de Aparecida dá início ao tríduo em honra a Santo Afonso Maria de Ligório, fundador da Congregação do Santíssimo Redentor, bispo e doutor da Igreja.

O primeiro dia do tríduo de Santo Afonso foi celebrado no Altar Central da Basílica e teve como tema’ Santo Afonso, Missionário entre os pobres’.

O Missionário Redentorista padre Vinícius Geraldo Ponciano presidiu a celebração e ajudou aos fiéis a meditarem sobre Santo Afonso Maria de Ligório, que foi missionário para os mais abandonados e excluídos, e confiou à sua Congregação Redentorista a continuidade deste projeto de amor às irmãs e aos irmãos marginalizados.

Na Procissão de Entrada, uma pessoa levou até o Altar sandálias como símbolo do tema do dia e as depositou aos pés da imagem do patrono dos Redentoristas. Em sua homilia, padre Vinícius Geraldo Ponciano destacou a importância de acolher a Jesus para poder ajudar aos irmãos mais necessitados.

 

Santo Afonso viveu uma vida voltada para Deus e acolheu na sua história a pessoa de Jesus peregrino.

“Celebramos a memória de Santa Marta, a mulher que acolheu Jesus peregrino em sua casa. Feliz do homem e da mulher que acolhe a pessoa de Jesus como Santa Marta e Santo Afonso. Hoje somos chamados a refletir a vida missionária de Santo Afonso junto aos mais pobres e missionários”, afirmou padre Vinícius.

O Missionário Redentorista ressaltou que a história do Novo Testamento está marcada por homens e mulheres que fizeram o encontro com Jesus e que a história da Igreja também tem marcas de pessoas, que a exemplo de Marta acolheram Jesus. “Dentre estes homens que compõem a Igreja e que acolheram Jesus eu cito Santo Afonso, que viveu uma vida voltada para Deus e acolheu na sua historia a pessoa de Jesus peregrino”, afirmou.

Para o Redentorista, Santo Afonso acolhe Jesus no centro de sua vida e se colocou como missionário do Senhor, apegado a Cristo, Salvador, Redentor. “Se nós, a exemplo de Santa Marta e Santo Afonso, não acolhermos no cotidiano de nossa vida a pessoa de Jesus nós não teremos condições de servir os nossos irmãos mais necessitados e não vamos conseguir transmitir a paz e viver uma vida solidária”.

Aos romeiros que acompanhavam a Santa Missa no Santuário, Padre Vinícius Ponciano alertou que quando não há espaço na nossa vida para Jesus, nós vivemos de forma egoísta e nos perdemos em meio à infinidade de ocupações que nos impedem de buscar Jesus.

“Portanto, meus irmãos e minhas irmãs, nesse dia em que celebramos Santa Marta, aquela que abre sua casa e acolhe Jesus, queremos também destacar Santo Afonso que viveu uma vida missionária entre os povos. Vamos também nós abrir o nosso coração, abrir a nossa mente, vivendo uma vida solidaria voltada para o amor, para a gratuidade”, completou.

Foto de: A12.com

Triduo em honra a Santo Afonso Maria de Ligorio

Padre Vinícius preside 1º dia do Tríduo a Santo Afonso.

Voltado para a imagem de Santo Afonso Maria de Ligório, Padre Vinícius pediu a intercessão do patrono dos Missionários Redentoristas.

“Quero pedir a Santo Afonso que continue intercedendo por nós, Missionários Redentoristas, para que sejamos também homens acolhedores de Jesus, para que habite dentro de nós o espirito de Jesus Redentor e para que as sandálias não sejam para nós compreendidas como descanso, mas como sinal da disponibilidade, como aspiração da vida Missionária Redentorista”, concluiu.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Polyana Gonzaga, em Redentoristas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...