Por Missões Redentoristas Em Notícias

São Luís (MA) recebe Santas Missões Redentoristas

Em fevereiro deste ano, na capital do Maranhão (São Luís) três missionários redentoristas (padres: Nairton Sousa, pároco; Jacó Duggan, vigário e Cleandro Oliveira, vigário) iniciaram missão na paróquia São José dos Migrantes, no bairro da Vila Itamar. Com 24 comunidades localizadas entre a BR 135, os missionários iniciaram seus trabalhos com o festejo de São José dos Migrantes, entrando pela Semana Santa e dando continuidade com a chegada do ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro que peregrinou por toda paróquia e Forania de São Cristóvão, além de outras paróquias. 

A Forania é composta por sete paróquias: Nossa Senhora de Boa Viagem, Nossa Senhora Mãe da Divina Providencia, Santíssima Trindade, São Cristóvão, São João Calábria, São Raimundo Nonato e São José dos Migrantes. Alguns momentos fortes vividos nas comunidades e na Forania marcaram o povo que recebeu os missionários e o ícone de Nossa Senhora cheio de alegria.

Missões Redentoristas Maranhão

Foto: Missões Redentoristas -  Nairton Sousa, pároco; Jacó Duggan, vigário e Cleandro Oliveira, vigário

 Assembleia marca o início dos trabalhos

No início da missão houve uma assembleia paroquial para melhor conhecer a realidade da paróquia. Como as atividades iam acontecendo essa assembleia serviu para melhor fazerem o planejamento anual das atividades. O bairro onde vivem é marcado pela violência e pelo esquecimento dos governantes e as comunidades se deparam com grandes desafios: falta de saneamento básico, as moradias não possuem as escrituras de posse, violência, pobreza, falta de água, internet com serviço precário, esquecimento dos governantes locais, vias públicas, praças e ruas esburacadas principalmente na BR 135, por onde entra e sai todo movimento de transporte da capital maranhense, postos de saúde sem nenhuma assistência médica. Com a chegada dos missionários e com a ajuda da justiça local, as pessoas estão começando o processo de escrituração de suas casas.

A paróquia de São José dos Migrantes é viva, seu povo participa e trabalha para o seu crescimento, a participação e empenho é bem visto e elogiado. Aos domingos os missionários celebram até 09 missas nas comunidades; às quartas-feiras celebram a Novena Perpétua em dois horários, às 06 da manhã, novena e missa e ás 19hs, novena e missa.

Outro trabalho feito com dedicação é o acompanhamento das pastorais, envolvendo as comunidades nos cinco setores da paróquia. Além disso, os padres participam nas reuniões da Forania e nas reuniões do clero arquidiocesano de São Luís. As 24 comunidades da paróquia são extensas, tanto em área como em população, podendo ser divididas em outras paróquias futuramente depois de se organizarem.

O acesso a essas comunidades, uma distante da outra, é feito pela BR 135 que ao mesmo tempo divide e afasta as comunidades. O trabalho missionário nos setores da paróquia tem despertado o envolvimento das pessoas que respondem com ardor e zelo missionário. As reflexões bíblicas realizadas no mês de setembro alcançaram grande participação, inclusive criando uma movimentação no terminal de ônibus para conscientização das pessoas sobre a leitura bíblica.

 Com tenacidade as dificuldades são superadas

Apesar de todas as dificuldades, os missionários buscam divulgar o evangelho enquanto conhecem melhor a realidade deste povo. E já foi possível sentir o acolhimento caloroso e cheio de ânimo das comunidades eclesiais. A presença da comunidade Redentorista trouxe esperança para a paróquia e já é referência para o povo e para outros missionários redentoristas que passam por lá quando estão em missão em outros lugares.

A comunidade redentorista presente na Paróquia São Jose dos Migrantes, em São Luiz do Maranhão procura realizar um trabalho de inserção e de participação ativa na vida do povo, realizando uma experiência rica, mas cheia de desafios, pois a área atendida é propícia para quem deseja cada vez mais se doar na missão.

Com o tema: “Unidos em Cristo, com Maria, para viver e crescer em comunidade” a paróquia se prepara para vivenciar as Santas Missões Redentoristas no período de 09 a 16 de julho de 2017. As comunidades já estão bem animadas para vivenciar esse tempo de intimidade com Deus e com os irmãos.

Padre Cleandro Oliveira, Vigário Paroquial

São José dos Migrantes - São Luís (MA)

 

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Missões Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...