Notícias

Entenda: O que é a celebração de Ordenação Diaconal?

Escrito por Fr. Diego Antônio da Silva, C.Ss.R.

30 MAR 2021 - 06H00 (Atualizada em 30 MAR 2021 - 08H56)

Arquivo Redentoristas Ordenação Diaconal de Fábio Braga Jadeilson Santos da Vice-Província de Recife (Arquivo Redentoristas)

Toda vocação é um ato de amor que nasce na simplicidade de um desejo, de uma admiração ou de uma inquietação. Com o passar dos anos, ela é amadurecida, tornando-se uma oblação espiritual e existencial. O Ministério Diaconal, igualmente, é consequência de um caminho vocacional trilhado. Emerge da vontade livre, consciente e disponível do candidato que manifesta, publicamente, seu compromisso de servir e anunciar a Palavra de Deus.

Desde a Tradição Apostólica, o diácono é aquele que ajuda a comunidade a traduzir a liturgia celebrada para a vida cotidiana, ocupando-se, sobretudo, com a necessidade dos mais pobres. Seu ofício se fundamenta a partir do exercício da caridade, no qual ele se esforça para compreender a Palavra e a Liturgia a partir do ministério do serviço.

:: Quem pode ser diácono permanente? 

A Ordenação Diaconal é um momento muito especial. No entanto, esse ministério celebrado e assumido não deve ser considerado um estado temporário para o acesso ao sacerdócio e sim um verdadeiro e permanente sacramento que perpetua a missão da Igreja. Nesse sentido, o diácono, inspirado pelo exemplo de Jesus, consagra toda sua vida para “lavar os pés” da comunidade e partilhar o pão da Palavra, que alimenta, traz vida e esperança.

A celebração é presidida pelo Bispo que acolhe a eleição dos candidatos. Os jovens eleitos são interrogados, manifestando sua livre decisão e abertura de coração para receber a Sagrada Ordem. Por conseguinte, simbolizando sua consagração total à Cristo, à Igreja e ao Evangelho, os ordenandos prostram-se no chão enquanto toda a comunidade reza por eles, entoando a Ladainha de todos os santos.

Após esses ritos, chega-se ao momento mais importante da celebração. O bispo, em nome da Igreja, impõe as mãos sobre os eleitos e reza a prece de ordenação, que confere a graça sacramental e o ministério diaconal.

Já ordenados, os novos diáconos recebem as vestes litúrgicas e os Santos Evangelhos assumindo, mais uma vez, a missão de anunciar e testemunhar os ensinamentos de Jesus. Em seguida, eles são cumprimentados pelo bispo com um abraço de paz e acolhidos ao presbitério.




Leia MaisEntenda: O que é uma celebração dos Votos Perpétuos?O rito de Ordenação manifesta a natureza e a missão do diácono, para que movido pelo exemplo de Jesus, ele exerça o amor sincero, a solicitude para com os pobres e os enfermos, a autoridade discreta, a simplicidade de coração e uma vida segundo o Espírito Santo. Nesse sentido, o diácono torna-se um prolongador da missão do Senhor, continuando o serviço da caridade iniciado por Ele.

Pela consagração religiosa, nós, Missionários Redentoristas, já exercemos a diaconia. Primeiro, na partilha da vida comunitária (cf. Const. 21), servindo às necessidades dos nossos confrades e, segundo, no ministério que cada religioso exerce. Assim, podemos dizer que, por natureza, todo nosso carisma é diaconal, pois somos chamados a ser sinais de redenção na história e na vida do nosso povo. Com alegria, assumimos o serviço da caridade pela causa do Evangelho em favor dos mais pobres e abandonados.

O redentorista é chamado a ser forte na fé, alegre na esperança, fervoroso na caridade, humilde e sempre dado à oração (cf. Const. nº 20). Vive diariamente sua diaconia servindo à Igreja e ao povo de Deus. Como homens apostólicos e genuínos discípulos de Santo Afonso, esforçam-se para seguir o exemplo de Cristo Salvador, participando de seu mistério e anunciando-O com evangélica simplicidade de vida, a fim de levar aos homens e mulheres a Copiosa Redenção (cf. Const. nº 20).


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Fr. Diego Antônio da Silva, C.Ss.R., em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.