Notícias

Espiritualidade do Ícone da Mãe do Perpétuo Socorro: Permanente vida no amor de Deus

Escrito por Pe. Luiz Carlos de Oliveira, C.Ss.R.

22 MAR 2022 - 09H12 (Atualizada em 22 MAR 2022 - 10H01)

Thiago Leon

O discreto sinal da sandália presa por um fio, significando piamente que a devoção a Maria pode ser, quem sabe, o último fio que une e pecador a Cristo.

Indo mais longe. É sinal também da aliança que o rei faz com alguém. Dar a sandália é o documento de comunhão. Assim, o Cristo Senhor, Vivo e Ressuscitado, nos braços da Mãe oferece sempre aliança a todos que O procuram e O encontram em Maria. Gera-se uma vida de permanente comunhão de amor com Cristo.

A vida da comunidade na aliança de amor entre seus membros e com Cristo chega a seu ponto alto. O amor nutrido na contemplação do Ícone torna-se vida de comunidade que acolhe, anuncia e convoca continuadores dessa missão que o Pai confiou à Mãe de seu Filho.

Os redentoristas operários do amor abundante

Mariana Joffre
Mariana Joffre


O Papa Pio IX entregou o Ícone da Mãe do Perpétuo Socorro aos redentoristas, com uma missão de fazê-la conhecida. Rapidamente, o culto penetrou muitas regiões, mesmo sem terem conhecido os redentoristas. Mas foram estes que promoveram seu culto pelo mundo para onde foram em missão, sobretudo para o Oriente, como por exemplo, nas Filipinas. Depois, com a Novena Perpétua, a fizeram conhecida e venerada.

Leia MaisPerpétuo Socorro: A espiritualidade que acolhe a redenção do Filho

Uma das razões é o estilo popular das pregações e da evangelização missionária itinerante. Os missionários foram formados na escola de Santo Afonso, que era um devoto impregnado de Maria, tanto que escreveu o precioso livro “As Glórias de Maria”. O Ícone da Mãe do Perpétuo Socorro é uma leitura em cores desse livro tão rico.

Santo Afonso diz, ao colocar a finalidade do livro:

“A outros autores, remeto o cuidado de escrever sobre as demais prerrogativas de Maria. Neste livrinho quero falar principalmente de sua grande Misericórdia e poderosa intercessão(Glórias de Maria, Introdução, pg 30, Editora Santuário, 2011).

Essa é a pregação redentorista. Ela é a intercessora que nos apresenta a Misericórdia e a implora para nós. A missão do devoto é ser intercessor junto com Maria para que os abandonados e afastados de Deus busquem em Jesus a Misericórdia que salva e liberta.

Os Missionários Redentoristas são, pois, responsáveis não apenas pela propagação do amor da Mãe de Deus. Eles são membros de um corpo que transforma tristezas, que devolve alegrias, que semeia as esperanças da própria Mãe do Senhor. Servindo-se de Maria, os missionários redentoristas precisam ser cada vez mais, semelhantes à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que ama e que é o elo que protege, que defende, que ampara, que é voz.

Os missionários Redentoristas fazem o que a Mãe de Deus faz a todo instante, e Santo Afonso fez ao dar os primeiros passos em direção dos pobres de Scala.

Hoje, os Missionários Redentoristas do mundo inteiro, seguindo Santo Afonso, com os olhos em Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, iluminam os caminhos dos pobres do mundo, devolvendo-os em alegrias, com a força que vem de MARIA.

Síntese da Espiritualidade do Ícone da Mãe do Perpétuo Socorro

O Ícone da Mãe do Perpétuo Socorro é a representação da permanente visita de Deus a seu povo. Ele vem ao nosso encontro em seu Filho apresentado pela Mãe. É uma fonte de espiritualidade centrada no Mistério Pascal de Cristo.

Diante do Mistério de Deus, temos o sacro temor no espanto reverente e no despojamento para ouvir o Deus que fala e acolher o Deus que ama. Amando-O aprendemos a ter misericórdia, pois Ele é misericordioso. Espiritualidade é sair de si e ir em busca da ovelha perdida.

Jesus, nos braços de Maria, significa que Ela já O acolheu e foi transformada pelo Espírito para cooperar com a Redenção. A devoção anima à solicitude para com os abandonados, buscando-os com ternura e compaixão.

O amor nutrindo na contemplação do Ícone da Mãe do Perpétuo Socorro torna-se vida de comunidade que acolhe, anuncia e convoca continuadores dessa missão que o Pai confiou à Mãe de seu Filho.

Os redentoristas levam em frente essa missão e partilham o mistério da misericórdia e o têm como método missionário fundamental. São retratos vivos de Cristo que reproduzem em si a misericórdia apresentada por Maria.

 O encontro do missionário redentorista com o povo será sempre uma visita de Deus se ele estiver impregnado do amor de Cristo apresentado por Maria.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Luiz Carlos de Oliveira, C.Ss.R., em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...