A cidade de Muro Lucano celebrou, entre o dia os dias 30 de agosto e 2 de setembro de 2025, a grande festa de São Geraldo Majella, Padroeiro da cidade e de toda a Basilicata, declarado por São João Paulo II em 21 de abril de 1994.
São Geraldo, redentorista nascido em Muro Lucano, continua a nos desafiar com a força de sua fé e sua caridade.
É um santo que evoca a dignidade de nossas raízes e a beleza da solidariedade: valores que os lucanos nunca deixaram de apreciar e que hoje, mais do que nunca, se apresentam como um tesouro a ser protegido e transmitido.
O momento principal aconteceu na terça-feira, 2 de setembro, pela manhã, quando a imagem de São Geraldo foi transportada da Catedral para a Igreja de Santo André Apóstolo, pelas ruas de Muro Lucano.
.:: Conheça os lugares da vida de São Geraldo ::.
Às 17h15, ocorreu a procissão solene, retornando à Catedral, onde Monsenhor Davide Carbonaro, Arcebispo Metropolitano de Potenza, Muro Lucano e Marsiconuovo, presidiu a Missa Solene, enriquecida pelo rito de entrega do "Anel de São Geraldo Majella", símbolo da unidade do povo de Lucano, aos prefeitos eleitos no ano passado na Basilicata.
Este ano, os prefeitos de Lavello, Senise, Tolve, Bernalda, Irsina e Matera receberam o anel, expressão de um abraço simbólico que une todas as comunidades lucanianas em uma jornada de fraternidade.
O rito tem origem em um episódio do fundador da espiritualidade geraldina: Geraldo Maiella, de 21 anos, durante a preparação da procissão da imagem da Imaculada Conceição em Muro Lucano, em maio de 1747, tirou o anel que usava e, em êxtase, colocou-o na mão da imagem da Virgem, proclamando: "Eis-me aqui, desposado com a Virgem!" Desse gesto, cheio de fé e amor a Maria, nasceu o significado do anel como símbolo de aliança, dedicação e unidade.
.:: Saiba mais sobre a entrega do anel de São Geraldo à Virgem Imaculada ::.
A cerimônia será realizada no final da missa na Catedral de Muro Lucano, coração espiritual desta tradição, onde a devoção também se torna um compromisso cívico.
Giovanni Setaro
Fonte: Scala News
Redentoristas são acolhidos por Papa Leão XIV no Vaticano
Santo Padre abençoou os missionários e recordou sua visita anterior a Aparecida, reforçando o compromisso da Congregação com a obra de Santo Afonso. Confira!
Redentoristas se preparam para audiência com Papa Leão XIV
Delegação Redentorista apresentará ao Papa Leão XIV os frutos da comunicação evangelizadora e entregará imagem fac-símile de Nossa Senhora Aparecida em Roma
Santo Afonso Maria de Ligório e a Busca pela Vida Autêntica
Entenda como a meditação sobre a finitude da vida, proposta por Santo Afonso no livro "Preparação para Morte", é um instrumento de conversão e reavaliação
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.