A “Capital Baiana da Fé” vive seus dias de festa em celebração ao seu Patrono: Bom Jesus da Lapa. A cidade acolhe os milhares de romeiros, que são conhecidos, além do tradicional chapéu forrado com pano branco e fita verde, por cantar seus benditos, as músicas temáticas e por manter viva as tradições passadas por várias gerações.
Na “Igreja de Pedra e Luz” eles são recebidos pelos missionários redentoristas, que administram há quase 70 anos o Santuário da Lapa. Os filhos espirituais de Santo Afonso Maria de Ligório carregam consigo o desejo do pai fundador, que sempre pregou pelo trabalho próximo ao povo mais humilde.
O bispo redentorista de Barra (BA), Dom João Batista Alves do Nascimento, destaca a relação dos missionários redentoristas com a devoção em Bom Jesus da Lapa (BA):
“O trabalho dos missionários redentoristas encaixou como uma luva. Santo Afonso pensou justamente em trabalhar com as pessoas simples, humildes, com os pobres e com a expressão de igreja popular, em uma linguagem popular. Na Lapa as pessoas sempre encontram uma igreja aberta, com celebrações bem preparadas e prazerosas de se trabalhar”.
Novenário
Reitor do Santuário até 2023, Dom João Batista é o atual bispo de Barra (BA) e retornou a Bom Jesus neste final de semana, como pregador do 7º dia do Novenário ao Bom Jesus.
No 7º dia do Novenário, o tema refletido foi "A Oração e a Espiritualidade Cristã (Jo 52, 1-10)". Em entrevista ao Portal A12, o bispo redentorista comentou sobre a pregação deste sábado (3):
"Sem a oração nós não podemos manter uma relação de amor e amizade com Deus. A oração é a elouquência da nossa fé. A oração é o que nos coloca em pé e é por ela que vamos produzir bons frutos. Estaremos ali, unidos com Nosso Senhor. Portanto, não deixe de rezar. Assim Jesus nos pediu, que nós rezássemos sempre, porque é pela oração que nós vamos alcançar o céu".
Leia MaisRomaria 2024: Bom Jesus da Lapa celebra a Transfiguração do Senhor Dom João Batista Alves do Nascimento também foi o pregador do 8º dia do Novenário, neste domingo (4). Dessa vez, os romeiros do Bom Jesus da Lapa refletiram sobre o tema: "As condições da oração! (MT 6, 6-7)". O bispo de Barra reforçou a importância de respeitarmos os nossos momentos de silêncio e intimidade com Deus:
"Outra condição especial para a vida de oração: romper com o exibicionismo. Oração não é para ficarmos nos exibindo, não é para você ficar mostrando para as pessoas que você reza. Essa oração não tem sentido, isso é teatro, é fantasia. Você está querendo enganar você, os outros e Deus você não vai enganar. Então, oração não é para se exibir. É uma relação de intimidade e de amor sua com Deus".
O Novenário foi encerrado nesta segunda-feira (6), com pregação de Dom Francisco de Assis Gabriel, bispo redentorista de Campo Maior (PI). Ele trouxe uma reflexão sobre o tema: “A oração promove a fraternidade com os irmãos! (MC 6, 30-56), enfatizando a importância de Santo Afonso Maria de Ligório e do livro “A Oração”:
“A oração encurta caminho para a graça de Deus e nos faz alcançar o céu, isso é o livro ‘A Oração’. Em síntese, nesta última noite do Novenário ao Bom Jesus, eu tratei da oração conforme Santo Afonso, em três partes: oração como necessidade, oração como direito e oração como justiça. Necessidade nós temos de rezar, a minha alma tem sede de Deus. Depois, como direito, porque Jesus que nos ensinou que podemos chamar Deus de Pai. E também como justiça, porque está escrito que ‘quem pede, recebe’. Então nós devemos cada vez mais aprender a rezar”.
Nesta terça-feira (6), dia em que a Igreja celebra a festa litúrgica da Transfiguração do Senhor, acontece no Santuário da Lapa, às 7h, a Missa Solene, presidida por Dom Rubival Cabral Britto, Bispo de Bom Jesus da Lapa. No período da tarde, às 17h, acontece a procissão, saindo da Catedral de Nossa Senhora do Carmo para o Santuário. Na sequência, às 17h30, com transmissão ao vivo da TV Aparecida, será realizada a celebração de encerramento da Festa do Bom Jesus.
Cobertura da Rede Aparecida de Comunicação
O Novenário e a Festa do Bom Jesus da Lapa de 2024 recebe, mais uma vez, a cobertura da Rede Aparecida de Comunicação.
A TV Aparecida, além de transmitir todos os dias do Novenário e a Festa do titular da Igreja de Pedra e Luz, leva, por meio da equipe de jornalismo, boletins com as principais informações de Bom Jesus.
Do mesmo modo, o Portal A12, pelo segundo ano consecutivo em terras lapenses, leva informações em tempo real do Tríduo (últimos três dias do Novenário), das celebrações da Festa do Bom Jesus, e de toda a movimentação em torno do Santuário de Pedra e Luz, pelas redes sociais do A12 e dos Missionários Redentoristas.
.:: Acesse o YouTube dos Missionários Redentoristas da Província Nossa Senhora Aparecida ::.
Mais de 50 jovens participam de retiro vocacional em Aparecida
Ao todo, 53 jovens participaram do Retiro Vocacional realizado entre os dias 04 e 06 de julho, em Aparecida (SP).
Padre Redentorista foi confessor do Rei das Duas Sicílias
Missionário Redentorista, Celestino Maria Cocle, era muito próximo da família real de Nápoles. Conheça sua história!
Missionários Redentoristas no Festival da Esperança de Kaunas
Evento nacional do Ano Jubilar na Lituânia contou com bênção do Papa Leão XIV. Confira!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.