Na noite da última segunda-feira (11), a Província Nossa Senhora Aparecida, por meio do Secretariado de Vida Pastoral, promoveu uma importante reflexão sobre os desafios e oportunidades da infância no mundo digital.
O momento formativo com o tema “Infância conectada — riscos, influência e o papel das famílias frente às novas tecnologias”, reuniu mais de 4 mil participantes durante a transmissão que aconteceu no canal dos Missionários Redentoristas no YouTube.
A condução da formação online foi realizada pelo Pe. Mauro Vilela, C.Ss.R., professor de Teologia Moral no ITESP (Instituto São Paulo de Estudos Superiores) e Diretor de Produção da TV Aparecida. A jornalista Camila Morais, também da TV Aparecida, realizou a mediação.
Durante a transmissão, Pe. Mauro destacou que a tecnologia não é inimiga da formação humana. Ela pode ajudar as crianças no desenvolvimento de habilidades como a aprendizagem ativa e personalizada, aguçar a curiosidade, criatividade e até mesmo aprender novas línguas.
O impasse está na forma como acontece o relacionamento com a Internet — sem critérios e sem acompanhamento. Uma navegação sem supervisão pode expor os pequenos a riscos, como o contato com a violência, discursos de ódio, manipulação e comunidades tóxicas.
A psicopedagoga Amanda Lima participou do momento formativo e ressaltou que funções biológicas também podem ser prejudicadas com o uso indiscriminado das mídias digitais. Ela relata que o acesso instantâneo a uma enxurrada de informações pode desencadear falta de atenção, perda de sono e alterações no humor.
Buscando enfrentar esses problemas, foi convidado para a live o mentor e estrategista digital Paulo Moraes, que apresentou alguns aplicativos de controle digital por parte dos pais:
Google Family Link: ajusta os parâmetros do dispositivo de terceiros;
Messenger Kids: fiscaliza as conversas dos filhos.
Essas ferramentas foram recomendadas como recursos de apoio à educação digital consciente, sempre aliadas ao diálogo e à presença ativa da família na vida virtual dos filhos.
No encerramento do momento formativo, Padre Mauro apresentou a maneira como os princípios da Teologia Moral são aplicados no cuidado para com as crianças no ambiente digital:
Dignidade da pessoa: Enquanto seres humanos, somos criados a figura de Deus e essa figura precisa ser preservada. Uma vez que é respeitada a dignidade do próximo, a da criança deve ser prioridade.
Bem comum: Necessário cuidado com o conteúdo publicado e consumido pois é algo que afeta a todos que estão conectados;
Prudência: É preciso se manter informado para julgar bem e ajudar seus filhos a discernir conteúdos próprios e impróprios para determinadas idades;
Temperança: Entender que as tecnologias servem à vida, não o contrário. Há a necessidade de se medir o tempo de tela;
Justiça e Caridade: Não deve haver tolerância à humilhação, golpes e exploração. A resposta é sempre proteger o mais frágil.
A iniciativa se mostrou um momento oportuno para promover o discernimento e o diálogo dentro das casas, especialmente diante das rápidas transformações digitais que impactam diretamente a infância.
Missionários Redentoristas unidos na missão acadêmica
Collegio Maggiore Sant’Alfonso é uma comunidade em Roma com 22 redentoristas de várias províncias, onde o estudo é visto como dimensão missionária. Saiba mais!
Imaculada Conceição: Padroeira da Congregação Redentorista
A devoção mariana da Imaculada Conceição: o modelo de santidade que inspira os Missionários Redentoristas a levar a Boa Nova a todos. Clique e confira!
Santuário Nacional acolhe a 35ª Romaria das Missões
Pe. Pessanha, C.Ss.R. destacou na homilia a importância do coração aberto e da vigilância no Advento, reforçando a unidade cristã nas Santas Missões. Confira!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.