É característica dos Missionários Redentoristas o cultivo e o ensino dedicado da Teologia Moral. Eles herdaram de Santo Afonso de Ligório, fundador de sua Congregação, o empenho no estudo dessa ciência e sua aplicação no cuidado pela fé e vida dos cristãos.
A Teologia Moral quer orientar os fiéis para que se conduzam de acordo com os ensinamentos de Jesus e seus Evangelhos. Deve ela dizer como ir ao encontro do amor misericordioso do Pai, que perdoa os pecados, e apontar os caminhos do seguimento do Redentor. Tem, assim, a Moral perfeita unidade com a missão redentorista: Evangelizar os pobres e os sem os cuidados da Igreja.
Aí está por que Santo Afonso escreveu a Theologia Moralis. Ele a redigiu, primeiro para si mesmo, para ser o grande pregador e confessor do povo simples, depois, para a preparação de seus seminaristas e companheiros de missão, bem como para ajudar todos os confessores a superarem o rigor demasiado ou o extremo do laxismo (frouxidão), muito comuns em seu tempo.
Santo Afonso mereceu dos Papas Pio IX e Pio XII os honrosos títulos de Doutor da Igreja e Patrono dos Confessores e Moralistas. O título de “Doutor” é concedido pelos Papas a uns poucos santos e santas que, por seus ensinamentos, destacam-se de maneira notória e inesquecível.
Leia MaisITESP abre inscrições para pós-graduação em Teologia MoralPadre Felipe Sardinha traz detalhes da pós graduação em Teologia Moral do ITESPITESP lança curso de Teologia Moral e Ética CristãDesde meados do século XX, a Congregação Redentorista mantém em Roma a Academia Afonsiana. Ali são formados especialistas e doutores em Teologia Moral para o mundo inteiro. Vários Papas honraram a Academia com suas visitas e falas pessoais.
Também em outros países, os Redentoristas têm criado escolas superiores de Teologia Moral, exercendo o magistério e publicando livros e revistas especializadas. Ao longo dos anos, eles promoveram vários Congressos Internacionais dessa ciência.
Entre os redentoristas especializados, tem lugar maior o alemão padre Bernhard Häring, o qual se fez líder mundial da renovação e atualização da Moral. No Concílio Vaticano II, foi ele um perito destacado na área. No Brasil, não pode ser esquecido o padre Jaime Snoek, que abriu pistas para respostas atualizadas aos problemas morais de nossa gente.
Os avanços técnicos, científicos e culturais, as facilitações dos meios de comunicação e transporte, que caracterizam os tempos de agora, postulam que a Moral encontre caminhos renovados de reflexão e de atuações pastorais. Eis uma tarefa dos e para os Missionários Redentoristas.
.:: Conheça o curso de Teologia Moral do ITESP
Fonte: Pe. Victor Hugo Lapenta, C.Ss.R. (in memorian)
Santuário da Lapa celebra setenário de Nossa Senhora da Soledade
Festa da co-padroeira da “Igreja de Pedra e Luz” conta com a presença de padres convidados para as pregações. Confira a programação!
8 momentos da presença redentorista na Rede Aparecida de Comunicação
Rede celebra o aniversário de 73 anos da Rádio Aparecida, de 19 anos da TV Aparecida, e de 14 anos do Portal A12. Confira a lista!
5 personagens bíblicos para inspirar sua vocação
Conheça as histórias de Rute, Samuel, João Batista, Paulo e Maria.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.