No dia 18 de abril de 1741, apenas nove anos após a fundação da Congregação Redentorista, por Santo Afonso e outros cinco companheiros, morria no convento de Ciorani, no sul da Itália, o Irmão Joaquim Gaudiello. Leia Mais"Que vida consagrada redentorista queremos para nós e para a Igreja?"Santas Missões e a ajuda na estruturação de comunidades eclesiais
O seu nome pertence à fina flor dos primeiros redentoristas, que com amor e sacrifício, se propuseram a difundir o Evangelho pelo mundo. Como irmão religioso, que naquele tempo era chamado de irmão leigo, sua vida foi de extraordinária simplicidade, mas marcada pelo zelo e pelo trabalho.
Ele nasceu em agosto de 1719, em Bracigliano, na região de Salerno. Gaudiello vivia próximo a um tio que era pároco e, ainda bem jovem, encontrou-se com os redentoristas que passavam pela sua região a fim de pregar as Missões Populares.

Atraído pelo carisma do novo instituto, pediu seu ingresso no noviciado, e depois de preparar-se bem, fez sua Profissão Religiosa na congregação no dia 21 de julho de 1740.
Sua alegria era estar em constante oração, além de fazer o bem às pessoas que encontrava pelo seu caminho.
Buscando seguir aquilo que as Constituições da Congregação determinavam, ele se confiou sempre a Deus mesmo nas tarefas mais simples do seu dia a dia, realizando os seus atos quotidianos com normalidade e dedicação, sendo admirado e estimado pelas pessoas, sobretudo, pela forma como executava suas obrigações de religioso.
Pouco antes de morrer, atacado por uma febre que não o abandonava, com menos de 22 anos, assim afirmou: “quero ser o primeiro a carregar comigo o estandarte”, aludindo à proximidade de sua morte. E completou em voz alta: “Paraíso, paraíso!”.

Santo Afonso de Ligório, fundador da Congregação, assim escreveu no seu necrológio:
“Irmão Joaquim Gaudiello, rico em virtudes, buscando conformar-se com Cristo, em tudo buscou aproximar-se Dele como seu modelo. Pela sua paciência na doença, sua resistência nas adversidades e por sua obediência, demonstrou a todos a vida de Jesus Cristo. Não sobre o lenho da Cruz, mas com o desejo da Cruz e no abraço com a morte, foi o primeiro que conquistou a coroa da glória celeste”.
Num tempo em que, graças ao processo de reconfiguração e refundação, se recupera o sentido original da consagração dos Redentoristas a Jesus Cristo Redentor, seja a vida curta e intensa do Irmão Joaquim Gaudiello um exemplo para todos nós.
Superior Provincial reeleito publica carta de agradecimento
Após reeleição para o quadriênio 2027-2030, Superior Provincial envia carta aos confrades destacando a corresponsabilidade, a sinodalidade e a missão. Saiba mais!
57ª Semana Vocacional destaca o chamado à vida e à santidade
A Celebração Eucarística desta terça-feira (11), presidida pelo Pe. Jorge Américo, Missionário Redentorista, destacou o chamado de Deus à vida e à santidade.
2º dia da Semana Vocacional destaca o chamado de Deus
Com o lema “Eu te consagrei, você é escolhido”, a celebração destacou a importância da família no incentivo às vocações e no anúncio do chamado de Deus.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.