Notícias

Santas Missões e a ajuda na estruturação de comunidades eclesiais

Equipes missionárias levam o anúncio profético da Copiosa Redenção para mais paróquias em 2023

Escrito por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R.

31 JAN 2023 - 15H22 (Atualizada em 31 JAN 2023 - 22H58)

A V Conferência do Celam, Conferência Episcopal Latino-Americana completa 16 anos em 2023. Realizada em Aparecida (SP), em maio de 2007, a edição histórica contou com a presença do Papa Bento XVI na sua abertura, e com o documento final contando com a "mão" do então Cardeal Jorge Mario Bergoglio, atual Papa Francisco. O texto traçou diretrizes para toda a Igreja continental e provocou sérias inquietações sobre a maneira como a Igreja evangelizava as pessoas de nosso continente, especialmente em sua metodologia pastoral. Estas inquietações atingiram em cheio as Santas Missões RedentoristasLeia MaisExiste uma mensagem especial para cada grupo durante as Santas Missões? Como o povo acolhe as Missões Redentoristas?

Por outro lado, a equipe missionária já vinha levantando algumas interrogações sobre a metodologia das Santas Missões, a partir das necessidades que surgiam, sobretudo, na evangelização dos ambientes urbanos com seus muitos desafios.

Rian Torres
Rian Torres
Parte da equipe das Santas Missões Redentoristas


A Pandemia da Covid-19, que chegou em 2020, provocou a paralisação da pregação das missões. Os missionários, porém, não ficaram parados, aproveitando o tempo para se debruçar sobre a estrutura e metodologia das Santas Missões, buscando a sua renovação.

Em 2022, a pregação das Santas Missões já tinha sido iniciada com a realização de poucas missões, mas agora a pregação foi retomada com todo vigor e o Calendário Missionário deste ano prevê a realização de várias ações missionárias. Além disso, outros pedidos já estão chegando para o ano de 2024.

As Santas Missões se voltam para a estruturação de paróquias em comunidades eclesiais, tanto na zona urbana como em sua região rural, investindo na formação dos Setores Missionários, na capacitação das lideranças leigas e na realização de uma grande convocação para o “tempo forte de evangelização”.

Aos objetivos anteriores das missões, se soma agora a colaboração com os párocos na organização e estruturação das comunidades no pós-pandemia, trazendo o povo de volta à vida ativa nas comunidades.

Divulgação
Divulgação
Lideranças Leigas na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, de Araxá


Santas Missões de 2023

Para 2023, as equipes missionárias, que tem sua sede nas cidades de Araraquara (SP) e São João da Boa Vista (SP) estão realizando diversas ações missionárias, oferecendo aos párocos de diversas paróquias de dois estados, a graça e a bênção das Santas Missões Redentoristas.

Estado de Minas Gerais:

Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição Aparecida – Araxá, arquidiocese de Uberaba (MG).

Paróquia Basílica de Nossa Senhora do Patrocínio e Paróquia Nossa Senhora da Abadia – Sacramento, arquidiocese de Uberaba (MG).

Paróquias Nossa Senhora do Livramento, Santo Antônio e São Sebastião – Piumhi, diocese de Luz (MG).

Paróquia Nossa Senhora do Amparo – Chalé, diocese de Caratinga (MG).

Estado do Mato Grosso:

Paróquia Nossa Senhora da Salete – Primavera do Leste, diocese de Primavera do Leste-Paranatinga (MT).

Neste ano serão missionadas oito paróquias, em um grande serviço evangelizador da Congregação Redentorista à Igreja no Brasil. E por onde passa um missionário redentorista, com ele vai o anuncio profético da Copiosa Redenção, da promoção do ser humano em sua integralidade, da integração entre a fé e a cidadania, numa proposta da benignidade moral e de certeza da misericórdia de Deus, que superabunda na realidade que tende a oprimir o ser humano, mantendo-o cativo de estruturas humanas opressoras e do pecado individual e social.

Pe. José Inácio de Medeiros, C.Ss.R,
Diretor da Rádio Aparecida.

2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R. , em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...