Existem muitas definições para a palavra meditação. Pode ser uma análise de conhecimentos, acontecimentos e fatos, como também, a realização de uma viagem interior em busca de autoconhecimento, em busca da verdade, ou de sentido de vida.
Alguns empregam a meditação como o guardar no coração aquilo que se vive, se viveu e, há quem ouse meditar sobre o que virá. Tudo isso é válido, mas uma das mais belas definições, diz que meditar é sentir e amar aquilo que se sente. Mais do que sentimentalismos, meditar é criar uma experiência com aquilo que transcende nossa existência material: é sentir o eterno.
Se meditar é sentir as marcas do eterno, como afinal, podemos sentir além de nossa própria experiência? Seria possível amar o que o outro, semelhante a nós, amou e viveu? Como a vida de alguém pode mudar a minha própria vida?
Aqui surgem as primeiras perguntas sobre o sentir, o amar e o meditar sobre alguém. Interessante é que a vida, o caráter, o jeito de amar de um conhecido por nós, alguém amado ou tido em conta, pode permanecer por longos anos em nossa memória, às vezes para sempre, apesar da perda, da morte. É o que definimos como saudade: aquele complexo de dor e emoções que é causa e remédio para si mesmo.
.:: História e vida de São Geraldo Majella ::.
Sim, é possível nesse passo a passo que a meditação nos induz, conhecer lentamente o jeito e as feições do outro. Na vida cristã, costumamos admirar e venerar as virtudes daqueles que são reconhecidos como santos, aqueles que estão nos altares.
Agora a pergunta é outra: por que não meditar sobre quem elegeu o nosso mesmo modo de vida, quem realmente deixou um legado? Ora, sabemos que homens santos viveram o mesmo carisma, fizeram um caminho sinuoso, por vezes sofrido, que apesar de tudo, chegou à grande meta: a feliz eternidade.
Com tais pensamentos, nasceu um pequeno livro de meditações sobre a vida de São Geraldo Majella. A princípio, muitas interrogações, mas aos poucos, como que desanuviando os pormenores de um amigo, foi possível conhecer seu caráter e seu modo de amar.
No final um pensamento não se calou: São Geraldo não se foi para sempre; ninguém se vai para sempre. Seu legado continua vivo, mesmo após trezentos anos de seu nascimento.
Alguém pode dizer: defina então, o legado de São Geraldo Majella! Ah, ele abraçou o tudo de que Santo Afonso fala, e que repetimos tanto, às vezes, sem consciência e clareza do que realmente quer dizer: “Deixou tudo, para ganhar tudo”.
Não foi um jovem isento de sofrimentos e dúvidas, mas de uma coragem avassaladora, enfrentava mesmo, a dificuldade, a severidade da vida. Apesar de enfrentar tanto, certamente não tinha um rosto acabrunhado, negativo, nem nada disso, ele se mostrava alegre, amável, disponível.
Seu jeito de ser, fazia a vida leve: ele era graça pura! Ao usarmos a palavra ‘graça’, tenhamos por claro, que sempre nos referimos à Graça de Deus. São Geraldo era um pequeno Cristo, tal qual seu supremo Irmão, cheio da Graça!
A leitura das nove meditações do livro: “Meditações sobre São Geraldo Majella – Homem mergulhado em Deus”, trará bem perto de nós o modelo de santidade, as virtudes e, sobretudo, a proximidade com o ilustre Irmão Redentorista, amado e venerado por toda parte.
É um livro que faz pensar, aguça a sensibilidade no mais simples, reconhecendo ali as belas possibilidades para o amadurecimento emocional e espiritual.
Que ele próprio, com tantas virtudes e com tanta caridade, querido São Geraldo, nos acompanhe neste itinerário de cada dia, na grande peregrinação da vida, rumo às eternas moradas.
.:: Conheça a página dedicada ao Santo Irmão Redentorista ::.
Ir. Ian Lucas Lopes de Castro, C.Ss.R.
Fonte: Texto escrito originalmente para a revista "Focus Provincialis"
Carisma Redentorista promove a dignidade da pessoa humana
Onde o carisma redentorista se encontra com a campanha da fraternidade: fé encarnada, missão junto aos pobres e compromisso cristão com a dignidade. Saiba mais!
Internacional Liguoriana: uma missão compartilhada
Uma proposta editorial que conecta culturas e continentes, levando a Copiosa Redenção aos mais abandonados no mundo atual. Clique e saiba mais!
6ª Edição do Retiro de Carnaval no Santuário do Bom Jesus da Lapa (BA)
Retiro oferece quatro dias de oração, pregações, adoração e louvor para quem busca viver o período com fé e recolhimento. Clique e saiba mais!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.