Os Missionários Redentoristas, herdeiros da inspiração de Santo Afonso Maria de Ligório, nasceram para a missão de anunciar a Boa Nova do Reino aos pobres e abandonados. Seu carisma se caracteriza por uma evangelização acessível e próxima, profundamente marcada pela acolhida e misericórdia.
A Campanha da Fraternidade 2026: Fraternidade e Moradia, encontra ressonância na missão Redentorista, pois ambos se orientam para a promoção da dignidade humana e para tornar presente, na vida cotidiana, o Deus-Amor. O versículo joanino, assegura: Ele veio morar entre nós (Jo 1,14). Armou a sua tenda no chão da nossa história. Essa perspectiva é reforçada na Constituição Gaudium et Spes: as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens de hoje, sobretudo dos pobres, são também as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos discípulos de Cristo Redentor.
Os Redentoristas insistem que a evangelização deve alcançar os mais pobres, aqueles que vivem à margem da sociedade e, muitas vezes, sem dignidade de habitação. O carisma missionário–alfonsiano não apenas dialoga com a Campanha da Fraternidade, mas ilumina e traz inspiração com sua pujança pastoral que vê na casa–moradia, ou na falta dela, um espaço real para o encontro com Deus. A dignidade de uma moradia não é apenas um direito social, reconhecido pela Constituição Federal de 1988 art. 6°; antes, é uma expressão da solidariedade fraterna cristã.
.:: A Vida Consagrada e o Carisma Redentorista ::.
O carisma Redentorista em suas missões populares, acolhimento e promoção humana, oferece-nos uma prática concreta para a vivência da CF 2026: estar junto do povo de Deus, dos mais pobres, ouvir suas dores e lutar por condições que lhes permitam experimentar a presença do Amor-Cuidado em um lar seguro.
A Evangelii Gaudium nº 199 fortalece o carisma Redentorista ao recordar que: «o nosso compromisso não consiste exclusivamente em ações ou em programas de promoção e assistência; aquilo que o Espírito põe em movimento não é um excesso de ativismo, mas primariamente uma atenção prestada ao outro considerando-o como um só consigo mesmo», ou seja, uma fé que se encarna na doação da vida pelas pessoas, esse é o Missionário Redentorista, em movimento; não se limita a aliviar sofrimentos imediatos, mas busca transformar estruturas sociais injustas, tornando-se efetivamente discípulo do Cristo, comprometido com ações que asseguram às pessoas a dignidade de um lar. O versículo Ele veio morar entre nós não pode ser apenas um mistério da Encarnação do Filho, é por excelência uma realidade que interpela a todos nós.
O carisma Redentorista se revela profundamente em sintonia entre espiritualidade e ação social. Ambos apontam para a necessidade de uma Igreja que se faz próxima, que reconhece no direito à moradia digna a expressão concreta da fé encarnada. O carisma Redentorista nos impulsiona a assumirmos um novo paradigma: o do cuidado e da coragem profética, que anuncia o Reino de justiça e denuncia as condutas contrárias ao mandato do amor de Jesus Redentor.
.:: Dez características do Missionário Redentorista ::.
Fr. Jônata Schneider, C.Ss.R.
Meditações sobre São Geraldo Majella: homem mergulhado em Deus
A partir de suas virtudes, coragem e alegria, o Santo Irmão Redentorista nos convida ao autoconhecimento e à espiritualidade cristã. Clique e saiba mais!
Internacional Liguoriana: uma missão compartilhada
Uma proposta editorial que conecta culturas e continentes, levando a Copiosa Redenção aos mais abandonados no mundo atual. Clique e saiba mais!
6ª Edição do Retiro de Carnaval no Santuário do Bom Jesus da Lapa (BA)
Retiro oferece quatro dias de oração, pregações, adoração e louvor para quem busca viver o período com fé e recolhimento. Clique e saiba mais!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.