Novena de Natal, por Santo Afonso

Acessar Reflexões
Notícias

Membro da Uneser é ordenado Diácono Permanente

Jorge da Silva, membro da Uneser, traz seu depoimento sobre esse momento tão marcante em sua trajetória

Escrito por Uneser

02 SET 2025 - 09H33 (Atualizada em 03 SET 2025 - 15H10)

Pascom da Arquidiocese de Ribeirão Preto

No dia 9 de agosto de 2025, às 16h, no Ginásio de Esporte Pedro Ferreira dos Reis, em Sertãozinho (SP), 32 novos diáconos foram ordenados para o serviço da Igreja de Jesus Cristo, pelas mãos de Dom Moacir Silva, Arcebispo de Ribeirão Preto (SP).

O lema da ordenação diaconal foi:O Senhor enviou-me a anunciar a boa-nova aos pobres, a proclamar a libertação dos oprimidos. (Lucas 4,18). Eu, Jorge da Silva, tive a graça de ser um desses novos diáconos.

O Diaconato Permanente, restaurado pelo Concílio Vaticano II (1962-1965), é o primeiro grau do sacramento da Ordem. Os diáconos são pais de família, com vida matrimonial estável e, para serem admitidos como candidatos, devem possuir vida ativa na comunidade paroquial, ser aceitos pelos fiéis e contar com a concordância e a participação ativa da esposa.

Estudei no Seminário Santíssimo Redentor, em Sacramento (MG), entre os anos de 1971 a 1974, tendo como formador o Pe. Alberto Pasquoto, C.Ss.R.

Hoje faço parte da Comunidade Nossa Senhora Aparecida, em Sertãozinho, com o pároco Pe. Sérgio Donizete Carmona.

No ano de 2017, as inscrições para o Diaconato Permanente foram abertas na Escola Diaconal São Lourenço, da Arquidiocese de Ribeirão Preto. Fui convidado pelo pároco a fazer o discernimento vocacional em 2018.

Nessa experiência, Deus me mostrou o caminho a seguir, sempre com firmeza, mesmo diante das dificuldades, como na época da pandemia, quando nossas aulas passaram a ser totalmente online.

O itinerário de discernimento e formação correspondeu a um ano de propedêutico e seis anos de formação, como integrante da IV Turma da Escola Diaconal Arquidiocesana São Lourenço.

Foi um tempo de muito aprendizado, com formadores solícitos e caridosos que nos transmitiram os ensinamentos da nossa Santa Igreja. Em média, tínhamos duas a três aulas semanais em Ribeirão Preto, Serrana e Bento Quirino (SP); neste último, aos domingos, com a presença das esposas.

Percorremos essa caminhada sempre sustentada pelas orações, especialmente da comunidade, que nos incentivou e fortaleceu com a graça de Deus.

Agradeço a Deus e a todos que me apoiaram na caminhada, em especial à minha família. Também manifesto gratidão aos redentoristas pela vivência no seminário e pelas orações.

.:: Saiba como foi o 30º Eneser ::.

Fonte: Jorge da Silva, membro da Uneser

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Uneser, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...