Notícias

Missionários Redentoristas poloneses e eslovacos realizam missão conjunta

Povoado de Punskas abriga nativos da Polônia e da Lituânia

Escrito por Redentoristas

03 JUL 2025 - 08H47 (Atualizada em 03 JUL 2025 - 10H28)

Reprodução

Na aldeia de Puńsk (Punskas), localizada na região de Suwałki, perto da fronteira entre a Polônia e a Lituânia, foram realizadas as Missões Paroquiais em polonês e lituano, entre 25 de maio e 1º de junho de 2025.

As missões foram organizadas pelos Redentoristas das Províncias de Varsóvia e Bratislava-Praga.

Puńsk está localizada dentro da fronteira da Polônia, porém, mais de 80% de seus habitantes são lituanos e falam sua língua diariamente.

O povoado é um importante centro cultural para os lituanos na Polônia, abrigando o Centro Cultural Lituano e uma escola secundária de língua lituana.

Google Maps Google Maps Puńsk - local onde aconteceu a missão redentorista conjunta


A Lituânia é um pequeno país localizado próximo ao Mar Báltico, fazendo fronteira com a Polônia e a Bielorrússia. Seus 2,8 milhões de habitantes vivem numa área de 65,3 mil km². A principal cidade é a capital Vilnius.

Durante muito tempo fez parte da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), atingindo sua plena liberdade em 1990. A dominação soviética fez com que muitos lituanos imigrassem para outras regiões, e por causa disso, muitos vivem em países vizinhos, sobretudo, na Polônia.

O Brasil também possui uma colônia de lituanos. Sua imigração para cá começou no século XIX, mas aumentou nas primeiras décadas do século XX, dirigida, sobretudo, ao estado de São Paulo.

A colônia tem uma rica história e influenciou a cultura e a economia brasileira. A comunidade lituana no Brasil, especialmente em São Paulo, é uma das maiores do mundo, e muitas famílias mantêm suas raízes culturais e religiosas lituanas.

Missões paroquiais mobilizam a comunidade

Respondendo ao convite do pároco, Pe. Andrzej Opanowski, alguns missionários que compreendem e falam a língua lituana foram requisitados para organizar as missões na paróquia de Nossa Senhora da Assunção.

Os missionários eslovacos que trabalham em Kaunas (Lituânia) desde 2018, foram convidados e de bom grado aceitaram essa missão.

Na igreja paroquial de Puńsk e na capela de Vidughiery foram feitas pregações e ministradas palestras para cada grupo linguístico.

Os padres Łukasz Baran e Andrzej Mikuć pregaram para os fiéis de língua polonesa, enquanto os padres Rastislav Dluhý e Peter Hertel pregaram para os lituanos.

O programa missionário também incluiu atividades comuns, como as devoções marianas noturnas e a celebração da Via Sacra. Esses serviços, realizados em lituano e polonês, contavam diariamente com a presença de numerosos paroquianos.

Reprodução Reprodução Comunidade de Puńsk engajada na missão redentorista


Durante a missão em Puńsk, os missionários buscaram alcançar o maior número possível de habitantes. Por isso, os Missionários Redentoristas, juntamente com voluntários leigos de Kaunas, organizaram encontros de evangelização para as crianças e jovens das escolas primárias e secundárias.

Durante a missão, também aconteceu uma reunião com o prefeito e com a equipe do município de Puńsk no escritório municipal.

Estas foram as primeiras missões paroquiais conjuntas dos redentoristas de ambas as províncias nesta área que conta com população lituana e polonesa e os bons resultados alcançados contribuirão, sem dúvida, para uma maior cooperação entre poloneses e eslovacos na pregação de missões itinerantes e retiros tanto na Polônia como na Lituânia.

Pe. Lucasz Baran, C.Ss.R.

.:: Conheça o 2º fundador da Congregação Redentorista na Polônia ::.




Fonte: Tradução livre: Pe. Inácio Medeiros, C.Ss.R.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...