Na aldeia de Puńsk (Punskas), localizada na região de Suwałki, perto da fronteira entre a Polônia e a Lituânia, foram realizadas as Missões Paroquiais em polonês e lituano, entre 25 de maio e 1º de junho de 2025.
As missões foram organizadas pelos Redentoristas das Províncias de Varsóvia e Bratislava-Praga.
Puńsk está localizada dentro da fronteira da Polônia, porém, mais de 80% de seus habitantes são lituanos e falam sua língua diariamente.
O povoado é um importante centro cultural para os lituanos na Polônia, abrigando o Centro Cultural Lituano e uma escola secundária de língua lituana.
A Lituânia é um pequeno país localizado próximo ao Mar Báltico, fazendo fronteira com a Polônia e a Bielorrússia. Seus 2,8 milhões de habitantes vivem numa área de 65,3 mil km². A principal cidade é a capital Vilnius.
Durante muito tempo fez parte da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), atingindo sua plena liberdade em 1990. A dominação soviética fez com que muitos lituanos imigrassem para outras regiões, e por causa disso, muitos vivem em países vizinhos, sobretudo, na Polônia.
O Brasil também possui uma colônia de lituanos. Sua imigração para cá começou no século XIX, mas aumentou nas primeiras décadas do século XX, dirigida, sobretudo, ao estado de São Paulo.
A colônia tem uma rica história e influenciou a cultura e a economia brasileira. A comunidade lituana no Brasil, especialmente em São Paulo, é uma das maiores do mundo, e muitas famílias mantêm suas raízes culturais e religiosas lituanas.
Respondendo ao convite do pároco, Pe. Andrzej Opanowski, alguns missionários que compreendem e falam a língua lituana foram requisitados para organizar as missões na paróquia de Nossa Senhora da Assunção.
Os missionários eslovacos que trabalham em Kaunas (Lituânia) desde 2018, foram convidados e de bom grado aceitaram essa missão.
Na igreja paroquial de Puńsk e na capela de Vidughiery foram feitas pregações e ministradas palestras para cada grupo linguístico.
Os padres Łukasz Baran e Andrzej Mikuć pregaram para os fiéis de língua polonesa, enquanto os padres Rastislav Dluhý e Peter Hertel pregaram para os lituanos.
O programa missionário também incluiu atividades comuns, como as devoções marianas noturnas e a celebração da Via Sacra. Esses serviços, realizados em lituano e polonês, contavam diariamente com a presença de numerosos paroquianos.
Durante a missão em Puńsk, os missionários buscaram alcançar o maior número possível de habitantes. Por isso, os Missionários Redentoristas, juntamente com voluntários leigos de Kaunas, organizaram encontros de evangelização para as crianças e jovens das escolas primárias e secundárias.
Durante a missão, também aconteceu uma reunião com o prefeito e com a equipe do município de Puńsk no escritório municipal.
Estas foram as primeiras missões paroquiais conjuntas dos redentoristas de ambas as províncias nesta área que conta com população lituana e polonesa e os bons resultados alcançados contribuirão, sem dúvida, para uma maior cooperação entre poloneses e eslovacos na pregação de missões itinerantes e retiros tanto na Polônia como na Lituânia.
Pe. Lucasz Baran, C.Ss.R.
.:: Conheça o 2º fundador da Congregação Redentorista na Polônia ::.
Fonte: Tradução livre: Pe. Inácio Medeiros, C.Ss.R.
14ª Romaria Pe. Vítor deixa mensagem de esperança
Santuário Nacional de Aparecida celebrou a vida e missão do Venerável Redentorista. Saiba mais!
Profissão Perpétua: “Tende em vós os mesmos sentimentos de Cristo Jesus”
Ir. Orlando Augusto, C.Ss.R., confirma o seu ‘sim’ à Congregação do Santíssimo Redentor ao perpetuar os votos de pobreza, castidade e obediência
Santíssimo Redentor: o amor que redime
Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que Nele crê não pereça. Reze conosco neste dia especial!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.