Por Elisangela Cavalheiro Em Notícias Atualizada em 22 JUL 2019 - 12H13

Morre padre Antonio Bariani, missionário redentorista mais velho do Brasil

Província de Goiás
Província de Goiás
Padre Bariani era uma memória viva da história de sua província.


Padre Antonio Ricieri Bariani
morreu nesta segunda-feira, 22 de julho, aos 102 anos, e era considerado o missionário redentorista mais velho do Brasil. Padre Bariani nasceu no dia 24 de dezembro de 1916, em um povoado chamado Guaxima, que fica em Conquista (MG).

Para quem passou por duas Guerras Mundiais, vivenciou grandes transformações na sociedade brasileira e pode ver sua província redentorista crescer e ganhar repercussão nacional com o Santuário do Divino Pai Eterno, padre Bariani sempre tinha muita história para contar.

Padre Bariani conheceu a Congregação do Santíssimo Redentor em Trindade (GO), e sentindo que sua vocação era ser um missionário de Santo Afonso foi ordenado no dia 6 de janeiro de 1949, na Igreja São João Bosco, em Goiânia, o que o identifica como o primeiro padre ordenado na capital de Goiás. O missionário chegou a viver o início de seu ministério em Araraquara e em Aparecida, no Estado de São Paulo.

Padre Bariani foi um dos desbravadores da fé em terras goianas, sendo um dos colonizadores de Campininhas das Flores, que é hoje o bairro de Campinas, em Goiânia. Ele também contribuiu pessoalmente para o desenvolvimento de Trindade. Ao longo de décadas acompanhando, de perto, a devoção ao Divino Pai Eterno, o sacerdote viu a Romaria de Trindade tomar as proporções que tem hoje e foi um dos responsáveis diretos pelo início da disseminação dessa fé.

Integrou a equipe das Santas Missões Populares, pregando em comunidades de Goiás, Paraná, Santa Catarina, Bahia, Piauí, Maranhão, Pará e Tocantins. Por muitos anos, residiu na periferia de Goiânia, atendendo as comunidades da região missionária “Trindade 2”, hoje paróquia Nossa Senhora da Guia, bem como celebrando a missa na Capela Nossa Senhora das Graças, no centro da capital.

Província de Goiás
Província de Goiás
Padre Bariani com o atual reitor do Santuário do Divino Pai Eterno, padre Robson de Oliveira.


Pioneiro no mundo das comunicações montou o serviço de alto-falante e som e foi responsável também por levar, pela primeira vez, o cinema à Capital da Fé de Goiás, por meio de uma máquina portátil. Além disso, trabalhou ainda pela consolidação da Vila São José Bento Cottolengo, uma das maiores obras sociais da Região Centro-Oeste.

Ele residia atualmente no Convento Santíssima Trindade, junto à igreja Matriz de Trindade. Na última romaria, padre Bariani acompanhou toda a novena das nove da manhã na igreja Matriz. Celebrava a eucaristia diariamente e dedicava-se à literatura, tendo publicado recentemente um livro de memórias: “Meus 100 anos com Jesus Menino”.


Fonte: Província de Goiás.

9 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...