A Novena e Festa da Padroeira de 2025 entrou nesta terça-feira (7) em seu 5º dia, com o tema: “Com Maria, viver a Eucaristia, fonte de comunhão, de participação e de missão!”. Às 15h, o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida acompanhou a Novena da Tarde, que contou com pregação do Pe. Marlos Aurélio da Silva, C.Ss.R., Superior Provincial da Província Redentorista Nossa Senhora Aparecida.
O tema escolhido para este quinto dia nos recorda o Sínodo dos Bispos, cuja temática foi: “Por uma Igreja Sinodal: Comunhão, Participação e Missão”.
Em sua pregação, o Pe. Marlos Aurélio lembrou o Ano Santo, no qual somos convidados a renovar a nossa esperança, tendo Maria, a estrela da evangelização, como referência: “Ela aponta e nos indica Jesus, seu filho. Ele é o nosso Salvador”.
.:: Conheça a página dedicada ao Jubileu da Esperança!
Em sua pregação, Pe. Marlos Aurélio destacou a importância da Eucaristia para os cristãos
O Missionário Redentorista também enfatizou a importância de nos conscientizarmos sobre a Eucaristia:
“Na Novena, nós não estamos celebrando a Eucaristia, nós não vamos nem receber a comunhão, mas aqui é uma boa oportunidade de a gente se conscientizar da centralidade, da importância da Eucaristia em nossa vida. Não é por capricho da Igreja, é bíblico. O Concílio Vaticano II vai dizer que a Eucaristia é fonte, mas também ápice, ponto mais alto da vida cristã. É impossível que alguém seja cristão sem que viva a experiência da celebração eucarística, dentro da qual nós nos reabastecemos na nossa fé e na nossa esperança”.
Ao fazer memória do Sínodo dos Bispos, o Superior Provincial da Província Nossa Senhora Aparecida destacou também a temática da sinodalidade. Confira!
“Viver a comunhão é essa dimensão espiritual, mas também relacional, solidária, uns para com os outros. Comunhão não significa comum-união, isso é empobrecer demais. Comunhão pressupõe diversidade, respeito às diferenças. É preciso respeitar o diferente, é preciso que os cristãos possam espelhar a mesma comunhão no Deus Uno e Trino: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Comunhão plena de vida, de amor, de ajuda mútua. Nós não somos adversários, somos simplesmente diferentes. Cada um com as suas ações e motivações, mas querendo que prevaleça o bem, a vida, a fraternidade. Isto é crer na Comunhão. Isto é viver a Comunhão”.
Imagem de Nossa Senhora Aparecida em seu trono durante a Novena da Tarde no Santuário Nacional
Participação
“Quando o Papa Francisco convoca o Sínodo, ele quer que cresçamos nesta consciência eclesial. Todos nós somos corresponsáveis pela vida da Igreja, pela vida da sua comunidade e da sua paróquia. Somos todos batizados, membros da Igreja de Jesus Cristo e por isso nós temos de amar, servir e ajudar a nossa Igreja e a nossa comunidade de fé. Gente que critica e persegue a Igreja já tem bastante. Nós esperamos que nós, católicos, que estamos vivendo dentro da Igreja, possamos demonstrar amor, corresponsabilidade, tomar parte e não se sentir espectador, católico passivo, católico de eventos. Que possamos viver aquilo que dizia Santo Inácio de Antioquia: vivemos do domingo, vivemos do Mistério Pascal, vivemos da vida da Igreja, professamos e comungamos da mesma fé”.
“Missão de todos nós estarmos aqui celebrando a novena, vivenciar e louvar Nossa Senhora Aparecida. É dizer assim: 'estamos prontos para a missão'! A Igreja precisa e deve ser mais missionária. Isso vai acontecer à medida que eu rezo e também assumo as consequências desta minha vida de fé. Que haja sempre consequência da nossa fé para a missão que devemos assumir: uma Igreja em Saída, de portas abertas para acolher, mas também saindo para chamar, convidar e convocar outras pessoas para que façam a mesma experiência da beleza de fé que de Deus nós recebemos”.
Que Nossa Senhora, Mãe da Esperança, nos ajude a viver a Eucaristia em todos os nossos corações renovados!
.:: A devoção mariana de Santo Afonso de Ligório
Confira os principais momentos do 5º dia da Novena da Tarde:
Assista à celebração na íntegra:
.:: Conheça o trabalho das Santas Missões Redentoristas ::.
Santuário Nacional acolhe a 35ª Romaria das Missões
Pe. Pessanha, C.Ss.R., destacou na homilia a importância do coração aberto e da vigilância no Advento, reforçando a unidade cristã nas Santas Missões. Confira!
CAS de Campinas é destaque no novo episódio de Seguindo o Redentor
Com apresentação do Ir. Joaquim Barbosa, C.Ss.R., o episódio apresenta o CAS Copiosa Redenção de Campinas, com a participação da Coordenadora Arlete Ferreira. Confira!
Padre Rodolfo Von Smetana e a Congregação Redentorista
Conheça o papel de Pe. Von Smetana na organização e crescimento da Congregação Redentorista, que de 4 províncias em 1852, saltou para 12 em 1890. Confira!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.