A Novena e Festa da Padroeira de 2025 entrou nesta terça-feira (7) em seu 5º dia, com o tema: “Com Maria, viver a Eucaristia, fonte de comunhão, de participação e de missão!”. Às 15h, o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida acompanhou a Novena da Tarde, que contou com pregação do Pe. Marlos Aurélio da Silva, C.Ss.R., Superior Provincial da Província Redentorista Nossa Senhora Aparecida.
O tema escolhido para este quinto dia nos recorda o Sínodo dos Bispos, cuja temática foi: “Por uma Igreja Sinodal: Comunhão, Participação e Missão”.
Em sua pregação, o Pe. Marlos Aurélio lembrou o Ano Santo, no qual somos convidados a renovar a nossa esperança, tendo Maria, a estrela da evangelização, como referência: “Ela aponta e nos indica Jesus, seu filho. Ele é o nosso Salvador”.
.:: Conheça a página dedicada ao Jubileu da Esperança!
Em sua pregação, Pe. Marlos Aurélio destacou a importância da Eucaristia para os cristãos
O Missionário Redentorista também enfatizou a importância de nos conscientizarmos sobre a Eucaristia:
“Na Novena, nós não estamos celebrando a Eucaristia, nós não vamos nem receber a comunhão, mas aqui é uma boa oportunidade de a gente se conscientizar da centralidade, da importância da Eucaristia em nossa vida. Não é por capricho da Igreja, é bíblico. O Concílio Vaticano II vai dizer que a Eucaristia é fonte, mas também ápice, ponto mais alto da vida cristã. É impossível que alguém seja cristão sem que viva a experiência da celebração eucarística, dentro da qual nós nos reabastecemos na nossa fé e na nossa esperança”.
Ao fazer memória do Sínodo dos Bispos, o Superior Provincial da Província Nossa Senhora Aparecida destacou também a temática da sinodalidade. Confira!
“Viver a comunhão é essa dimensão espiritual, mas também relacional, solidária, uns para com os outros. Comunhão não significa comum-união, isso é empobrecer demais. Comunhão pressupõe diversidade, respeito às diferenças. É preciso respeitar o diferente, é preciso que os cristãos possam espelhar a mesma comunhão no Deus Uno e Trino: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Comunhão plena de vida, de amor, de ajuda mútua. Nós não somos adversários, somos simplesmente diferentes. Cada um com as suas ações e motivações, mas querendo que prevaleça o bem, a vida, a fraternidade. Isto é crer na Comunhão. Isto é viver a Comunhão”.
Imagem de Nossa Senhora Aparecida em seu trono durante a Novena da Tarde no Santuário Nacional
Participação
“Quando o Papa Francisco convoca o Sínodo, ele quer que cresçamos nesta consciência eclesial. Todos nós somos corresponsáveis pela vida da Igreja, pela vida da sua comunidade e da sua paróquia. Somos todos batizados, membros da Igreja de Jesus Cristo e por isso nós temos de amar, servir e ajudar a nossa Igreja e a nossa comunidade de fé. Gente que critica e persegue a Igreja já tem bastante. Nós esperamos que nós, católicos, que estamos vivendo dentro da Igreja, possamos demonstrar amor, corresponsabilidade, tomar parte e não se sentir espectador, católico passivo, católico de eventos. Que possamos viver aquilo que dizia Santo Inácio de Antioquia: vivemos do domingo, vivemos do Mistério Pascal, vivemos da vida da Igreja, professamos e comungamos da mesma fé”.
“Missão de todos nós estarmos aqui celebrando a novena, vivenciar e louvar Nossa Senhora Aparecida. É dizer assim: 'estamos prontos para a missão'! A Igreja precisa e deve ser mais missionária. Isso vai acontecer à medida que eu rezo e também assumo as consequências desta minha vida de fé. Que haja sempre consequência da nossa fé para a missão que devemos assumir: uma Igreja em Saída, de portas abertas para acolher, mas também saindo para chamar, convidar e convocar outras pessoas para que façam a mesma experiência da beleza de fé que de Deus nós recebemos”.
Que Nossa Senhora, Mãe da Esperança, nos ajude a viver a Eucaristia em todos os nossos corações renovados!
.:: A devoção mariana de Santo Afonso de Ligório
Confira os principais momentos do 5º dia da Novena da Tarde:
Assista à celebração na íntegra:
.:: Conheça o trabalho das Santas Missões Redentoristas ::.
Uneser marca presença na Assembleia Capitular Provincial
Uneser participa da Assembleia Capitular da Província Nossa Senhora Aparecida, que definiu os primeiros textos que constarão no Estatuto Provincial. Saiba mais!
Geraldo Majella: o santo que fez revolução no silêncio
A revolução de São Geraldo não se anunciou em manifestos, mas em pequenos gestos de humildade, provando que "o silêncio de um santo é o grito mais forte do amor"
Assembleia Capitular: primeiros passos para o Estatuto Provincial
Durante 5 dias, a Província Nossa Senhora Aparecida esteve reunida no Seminário Santo Afonso para estudar os primeiros textos que irão formar o Estatuto Provincial
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.