Por Elisangela Cavalheiro Em Notícias Atualizada em 05 OUT 2020 - 13H38

O dia em que um beato redentorista conheceu Abraham Lincoln

Francisco Xavier Seelos é um beato redentorista que deixou a Alemanha para se tornar um missionário nos Estados Unidos.

Neste país, ele viveu toda a sua vida e deixou um grande legado, e de sua história lembramos um fato curioso: o dia em que ele se encontrou com o então presidente dos Estados Unidos da América, Abraham Lincoln.

Reprodução.
Reprodução.
Beato Francisco Xavier Seelos


O motivo do encontro 

O encontro com  o presidente aconteceu no ano de 1863 durante a Guerra Civil Americana ou Guerra de Secessão, que ocorria no país desde 1861. 

Em 1863, Abraham Lincoln assinava uma lei para o Exército que convocava todos os homens fisicamente aptos, com idade entre 20 e 45 anos. Nem o clero e os religiosos ficaram isentos de cumprir a ordem, e nem de pagar os tributos caso não correspondessem.

O diretor do seminário redentorista em Annapolis, era o padre alemão Francisco Xavier Seelos, e ele imediatamente se preocupou com os jovens que estavam em sua formação sacerdotal. Ele chegou a escrever para a sua irmã sobre o assunto: 

"Se um for escolhido, ele tem que ir ou pagar 300 dólares. Como temos tantos membros jovens, isso significaria para nós uma soma gigantesca 25 mil dólares ou mais. Decidi então, com a permissão do provincial, ir a Washington com outro padre apresentar pessoalmente ao presidente e outras autoridades nossa situação".

Ele escreveu ainda: "Se eu não conseguir obter a liberação dessa injunção injusta, preferimos ir para a prisão do que pegar em armas. Quanto a pagar a recompensa por cada Redentorista, pagar por tantos, não podemos", assinalou. 

Após a visita ao presidente, a dispensa dos seminaristas para o serviço militar não aconteceu oficialmente, mas eles nunca foram convocados.

Sobre o encontro com o presidente, disse o padre Seelos: "Gostei muito do presidente Lincoln quando fui vê-lo. Ele nos falou de maneira sincera, livre e amigável". 

Reprodução
Reprodução
Presidente Abraham Lincoln e Beato Francisco Xavier Seelos



Acima de tudo, o Beato Seelos se esforçou para incutir nesses futuros missionários redentoristas o entusiasmo, o espírito de sacrifício e o zelo apostólico pelo bem-estar espiritual e temporal do povo.

Vida breve 

Beato Seelos viveu apenas 48 anos. Faleceu no dia 04 de outubro de 1867, em Nova Orleans, após contrair febre amarela dos doentes que cuidava na paróquia, durante um surto que ocorreu naquele ano. Foi o único ano do padre Seelos nessa comunidade. 

Leia MaisBeato Seelos, amigo dos pobres e guia espiritual fervorosoEm suas últimas semanas, já devastado pela doença, ele se deitava no banco do lado de fora da igreja, doente demais para se sentar e ungir os moribundos que eram trazidos a ele.

Atualmente, em Nova Orleans existe o Santuário Nacional do Bem-aventurado Francisco Xavier Seelos, um centro religioso e a Igreja de Santa Maria Assunta, onde ele trabalhou até sua morte. Ali repousam os seus restos mortais e há um museu onde estão expostos objetos da história do beato. 

A alegria do beato redentorista resplandecia em seu rosto e na maneira como tratava a todos. Tanto que ficou conhecido como um pastor gentil e amigável, cujo confessionário estava sempre cheio.

Apesar de tudo o que acontecia ao seu redor, nesses períodos turbulentos da história americana, ele irradiava essa alegria e viveu uma vida de santidade, servindo incansavelmente como sacerdote e sempre preocupado em transmitir a fé ao sseus formandos. Sua festa é celebrada no dia 5 de outubro. 

Oração ao Beato Seelos

Ó meu Deus, eu realmente acredito que você está comigo. Eu adoro suas perfeições ilimitadas. Agradeço-te as graças e os dons que deste ao beato Francisco Xavier Seelos. Se for da sua santa vontade, que ele seja declarado santo da Igreja para que outros conheçam e imitem sua vida de santidade. Por meio de suas orações, alcança-me esta graça (mencione aqui suas intenções especiais). Amém. 

Fonte: Site do Beato Seelos e relato de Gina Berrios.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...