Por Redentoristas Em Redentoristas Atualizada em 04 OUT 2019 - 16H45

Beato Seelos, amigo dos pobres e guia espiritual fervoroso

No dia 5 de outubro, a Congregação do Santíssimo Redentor recorda a memória do Beato Francisco Xavier Seelos. 


Beato Seelos viveu pouco mas teve uma vida de muito trabalho e dedicação.


Beato Seelos deixou a Alemanha, sua terra natal, para dedicar-se a emigrantes alemães que viviam nos Estados Unidos.

Desde pequeno desejava ser padre. Aos 23 anos ingressou no seminário para seguir o anseio do seu coração. Dois anos depois, foi ordenado padre já nos Estados Unidos onde exerceria todo o seu ministério sacerdotal.

Logo depois da ordenação foi enviado para a paróquia de Santa Filomena em Pittsburgh na Pensilvânia, onde trabalhou como vice-pároco do futuro santo redentorista, São João Neumann. Com ele viveu intensamente a pregação missionária. Sobre o relacionamento entre os dois, Seelos afirmou: "Me introduziu na vida ativa" e "me dirigiu como guia espiritual e confessor".

Leia MaisSão Geraldo e a história do pãozinho brancoCatequese com Santo Afonso: diálogo no matrimônioOs Missionários de Nossa Senhora AparecidaExercendo seu ministério sempre com muita alegria, amor, e, principalmente, solicitude para com os mais pobres e abandonados, Seelos ficou conhecido como um excelente confessor e guia espiritual, tanto que muitas pessoas o procuravam, vindo até de lugares distantes. Os fiéis o descreviam como um missionário com um eterno sorriso nos lábios e de coração generoso, principalmente para com os carentes e marginalizados.

Francisco Seelos exerceu durante muitos anos o ministério paroquial, mas também foi formador de estudantes redentoristas e missionário itinerante, pregando em inglês e em alemão nos Estados de Connecticut, Illinois, Michigan, Missouri, New Jersey, New York, Ohio, Pennsylvania, Rhode Island e Wisconsin.

Chegou a ser candidato a bispo de Pittisburgh, mas foi dispensado pelo Papa Pio IX dessa responsabilidade.

O ministério do Beato Seelos foi breve. Em 1866, foi transferido para a comunidade de New Orleans, em Louisiana, para ser pároco da igreja de Santa Maria Assunta. Atendendo exaustivamente doentes de febre amarela, acabou contraindo a doença. Após várias semanas de paciente e alegre aceitação da doença, entregou sua alma a Deus no dia 4 de outubro de 1867, aos 48 anos.

Pelo seu profundo zelo missionário e por suas virtudes, o padre Francisco Xavier Seelos foi proclamado Beato pelo Papa João Paulo II no dia 9 de abril de 2000, na Praça de São Pedro, no Vaticano.

Nos Estados Unidos, a Congregação Redentorista organizou um site para manter viva a memória e a história do Beato Seelos.

:: Conheça os demais beatos e os quatro santos redentoristas


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Redentoristas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.