Por Redação A12 Em Redentoristas

Beato Seelos, amigo dos pobres e guia espiritual fervoroso

No dia 5 de outubro, a Congregação do Santíssimo Redentor recorda a memória do Beato Francisco Xavier Seelos.

Beato Seelos deixou a Alemanha, sua terra natal, para dedicar-se a emigrantes alemães que viviam nos Estados Unidos.

Desde pequeno desejava ser padre. Aos 23 anos ingressou no seminário para seguir o anseio do seu coração. Dois anos depois, foi ordenado padre já nos Estados Unidos onde exerceria todo o seu ministério sacerdotal.

Logo depois da ordenação foi enviado para a paróquia de Santa Filomena em Pittsburgh na Pensilvânia, onde trabalhou como vice-pároco do futuro santo redentorista, São João Neumann. Com ele viveu intensamente a pregação missionária. Sobre o relacionamento entre os dois, Seelos afirmou: "Me introduziu na vida ativa" e "me dirigiu como guia espiritual e confessor".

Exercendo seu ministério sempre com muita alegria, amor, e, principalmente, solicitude para com os mais pobres e abandonados, Seelos ficou conhecido como um excelente confessor e guia espiritual, tanto que muitas pessoas o procuravam, vindo até de lugares distantes. Os fiéis o descreviam como um missionário com um eterno sorriso nos lábios e de coração generoso, principalmente para com os carentes e marginalizados.

Francisco Seelos exerceu durante muitos anos o ministério paroquial, mas também foi formador de estudantes redentoristas e missionário itinerante, pregando em inglês e em alemão nos Estados de Connecticut, Illinois, Michigan, Missouri, New Jersey, New York, Ohio, Pennsylvania, Rhode Island e Wisconsin.

Chegou a ser candidato a bispo de Pittisburgh, mas foi dispensado pelo Papa Pio IX dessa responsabilidade.

O ministério do Beato Seelos foi breve. Em 1866, foi transferido para a comunidade de New Orleans, em Louisiana, para ser pároco da igreja de Santa Maria Assunta. Atendendo exaustivamente doentes de febre amarela, acabou contraindo a doença. Após várias semanas de paciente e alegre aceitação da doença, entregou sua alma a Deus no dia 4 de outubro de 1867, aos 48 anos.

Pelo seu profundo zelo missionário e por suas virtudes, o padre Francisco Xavier Seelos foi proclamado Beato pelo Papa João Paulo II no dia 9 de abril de 2000, na Praça de São Pedro, no Vaticano.

Neste domingo (6) em Nova Orleans, será celebrada uma missa pelo 146º aniversário da morte do Beato Francisco Xavier Seelos, presidida pelo arcebispo, Dom Gregory Aymond.

Nos Estados Unidos, a Congregação Redentorista organizou um site para manter viva a memória e a história do Beato Seelos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Redentoristas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.