No dia 5 de outubro, a Congregação do Santíssimo Redentor recorda a memória do Beato Francisco Xavier Seelos.
Este beato redentorista deixou a Alemanha, sua terra natal, para dedicar-se a emigrantes alemães que viviam nos Estados Unidos.
Na história deste beato existe um fato curioso: ele chegou a se encontrar com o presidente Abraham Lincoln. Conheça um pouco mais sobre sua história como religioso e redentorista:
Desde pequeno, Francisco desejava ser padre. Aos 23 anos, ingressou no seminário para seguir o anseio do seu coração. Dois anos depois, foi ordenado padre já nos Estados Unidos, onde exerceria todo o seu ministério sacerdotal.
Logo depois da ordenação, foi enviado para a paróquia de Santa Filomena, em Pittsburgh, na Pensilvânia, onde trabalhou como vice pároco do futuro santo redentorista, São João Neumann e com ele viveu intensamente a pregação missionária. Sobre o relacionamento entre os dois, Seelos afirmou: "Me introduziu na vida ativa" e "me dirigiu como guia espiritual e confessor".
Leia MaisO dia em que um beato redentorista conheceu Abraham LincolnExercendo seu ministério sempre com muita alegria, amor, e, principalmente, solicitude para com os mais pobres e abandonados, Seelos ficou conhecido como um excelente confessor e guia espiritual, tanto que muitas pessoas o procuravam, vindo até de lugares distantes. Os fiéis o descreviam como um missionário com um eterno sorriso nos lábios e de coração generoso, principalmente para com os carentes e marginalizados.
Francisco Seelos exerceu durante muitos anos o ministério paroquial, mas também foi formador de estudantes redentoristas e missionário itinerante, pregando em inglês e em alemão nos Estados de Connecticut, Illinois, Michigan, Missouri, New Jersey, New York, Ohio, Pennsylvania, Rhode Island e Wisconsin.
Chegou a ser candidato a bispo de Pittisburgh, mas foi dispensado pelo Papa Pio IX dessa responsabilidade.
O ministério do Beato Seelos foi breve. Em 1866, foi transferido para a comunidade de New Orleans, em Louisiana, para ser pároco da igreja de Santa Maria Assunta.
Na paróquia, atendendo exaustivamente doentes de febre amarela, acabou contraindo a doença. Após várias semanas de paciente e alegre aceitação da doença, entregou sua alma a Deus no dia 4 de outubro de 1867, aos 48 anos.
Pelo seu profundo zelo missionário e por suas virtudes, o padre Francisco Xavier Seelos foi proclamado Beato pelo Papa João Paulo II no dia 9 de abril de 2000, na Praça de São Pedro, no Vaticano.
Nos Estados Unidos, a Congregação Redentorista organizou um site para manter viva a memória e a história do Beato Seelos.
Apesar de sua morte prematura, seu zelo apostólico era tão profundo que a doença, a perseguição e até mesmo as grandes dificuldades que viveu na sociedade de seu tempo, com a guerra civil, não puderam detê-lo.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.