Santo Afonso Maria de Ligório, fundador da Congregação do Santíssimo Redentor, foi um grande comunicador de seu tempo. Músico, pintor, cantor e escritor, propagava a Copiosa Redenção em diferentes meios, buscando alcançar a todos.
Os Missionários Redentoristas da Província Nossa Senhora Aparecida mantêm vivo o legado dessa comunicação afonsiana. Esse legado se traduz nos canais da Rede Aparecida de Comunicação, levando a Boa Nova ao público.
É necessário adaptar a linguagem redentorista aos canais de comunicação da província, digital ou impresso, mantendo-se sempre atento às constantes mudanças.
A espiritualidade de Santo Afonso, centrada na proximidade com os mais necessitados, encontrou nas formas de comunicação atuais uma oportunidade de tocar corações. O conteúdo veiculado precisa ser claro, acessível e humano, dialogando com as alegrias e desafios do povo.
Para compreender a maneira como essa mensagem é transmitida aos fiéis pela rede de comunicação da Província Nossa Senhora Aparecida, o Portal A12 teve a oportunidade de conversar com alguns dos Missionários Redentoristas que trabalham juntos aos profissionais da área.
Irmão João Batista de Viveiros é apresentador do programa “Fortes na Fé”, exibido todo sábado, às 13h30, na TV Aparecida, onde tem a oportunidade de apresentar o carisma redentorista ao Brasil e contar histórias inéditas de seus confrades.
.:: Assista todos os episódios de “Fortes na Fé” ::.
De acordo com ele, desde a entrada no seminário, é ensinado a desenvolver a habilidade da comunicação, pois essa é a vocação de todo missionário e deve ser colocada a serviço da missão.
O missionário destaca que se sente muito feliz e realizado por ter desenvolvido o dom de se comunicar e se expressar de forma tão natural, criando conexão com o fiel que acompanha a programação:
“Eu pedia: Deus, me dê a graça de ter essa liberdade de me comunicar. Hoje eu agradeço a Deus que me deu essa capacidade de espontaneamente, livremente, falar diante das câmeras sobre ele”.
A comunicação, portanto, não é apenas uma ferramenta, mas uma função que nasce do encontro com Deus e do desejo de anunciar Sua palavra com autenticidade e paixão. Irmão Viveiros é um exemplo desse chamado, mostrando que, ao colocar nossos talentos a serviço do Criador, é possível fortalecer a fé e continuar alegres na esperança.
Ir. Viveiros, Pe. Luiz Cruz e Pe. Pedro Gruzdz durante gravação do "Fortes na Fé" no Seminário Santo Afonso
Padre Célio Lopes é presença constante nas redes sociais do Portal A12, apresentando o quadro “Oração da Mãe Aparecida”, onde traz orações para diversos momentos, abençoando o dia dos seguidores.
.:: Reze com padre Célio em “Oração da Mãe Aparecida” ::.
Como o Portal A12 nasceu na internet, as constantes alterações nesse meio é um desafio, sendo necessário atualizar a maneira como o Evangelho é pregado no ambiente digital.
O padre reforça a necessidade dessa constante atualização da linguagem que aproxima pessoas distantes em um único propósito:
“Nesse mundo digital que nós vivemos, aproximar é uma necessidade, se não, nós perdemos para o lado obscuro. Hoje fala-se muito na inteligência artificial, e a Igreja precisa utilizar de todos os meios para se atualizar.”
Atualizar a comunicação nas mídias digitais é uma urgência diante de um mundo em constante mudança. Evangelizar é compreender que o digital também é terra de missão, e deve ser explorada de forma consciente e responsável.
Pe. Célio durante gravação do "Oração da Mãe Aparecida", na Fachada Norte do Santuário Nacional
Irmão Mário André foi ecônomo da Rádio Aparecida e atualmente é um dos missionários redentoristas que participa da Oração do Santo Terço no programa “Com a Mãe Aparecida”, transmitido diariamente das 20h às 5h, pela Rádio Aparecida.
.:: Confira a Oração do Santo Terço com os Missionários Redentoristas ::.
Tendo uma longa trajetória, o irmão redentorista compartilhou um momento curioso de sua vida, onde encontrou uma pessoa que sabia detalhes sobre seus confrades graças ao trabalho da Rede Aparecida:
“Estava no Santuário e encontrei um senhor que conhecia todos os padres e irmãos pelo nome, trabalho, a hora que celebra a missa, como se vivesse o dia a dia aqui. Ele passava o dia colado na TV e Rádio Aparecida. Às vezes eles conhecem mais sobre Aparecida do que nós que moramos aqui.”
Esse relato mostra como a comunicação cria laços de proximidade entre os missionários e os fiéis. Mesmo à distância, muitas pessoas conseguem se sentir em Aparecida, acompanhando o cotidiano do Santuário e da Congregação por meio das transmissões.
Ir. Mário se preparando para rezar o Santo Terço na Rádio Aparecida
Comunicar é parte essencial da missão redentorista. Inspirados por Santo Afonso e atentos aos novos tempos, os missionários continuam a propagar a Copiosa Redenção com uma linguagem atual e acessível.
A Rede Aparecida de Comunicação é fruto desse esforço. São 74 anos da Rádio Aparecida, 48 anos da Rádio Pop, 20 anos da TV Aparecida e 15 anos do Portal A12.
Redentoristas são acolhidos por Papa Leão XIV no Vaticano
Santo Padre abençoou os missionários e recordou sua visita anterior a Aparecida, reforçando o compromisso da Congregação com a obra de Santo Afonso. Confira!
Redentoristas se preparam para audiência com Papa Leão XIV
Delegação Redentorista apresentará ao Papa Leão XIV os frutos da comunicação evangelizadora e entregará imagem fac-símile de Nossa Senhora Aparecida em Roma
Santo Afonso Maria de Ligório e a Busca pela Vida Autêntica
Entenda como a meditação sobre a finitude da vida, proposta por Santo Afonso no livro "Preparação para Morte", é um instrumento de conversão e reavaliação
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.