Notícias

O que a Igreja diz sobre as promessas?

Escrito por Elisangela Cavalheiro

26 JUL 2019 - 11H55 (Atualizada em 29 DEZ 2020 - 11H01)

Thiago Leon

Você já fez uma promessa ou está pensando em fazer alguma? Quer saber o que a Igreja diz sobre as promessas feitas a Deus, Nossa Senhora e aos santos?

Padre Henrique Maciel, missionário redentorista, explica o assunto e responde a dúvidas. Confere! 

Para entender o que são promessas, primeiro é preciso saber que elas são um voto que se faz num momento de súplica, mas elas não obrigam Deus a nos dar o que pedimos. E isso não deve diminuir a nossa fé em Deus.

Se formos analisar mais profundamente nos documentos da Igreja, em seu Magistério e Tradição, a Igreja vai dizer que Deus já nos deu tudo o que poderia nos dar segundo o seu desígnio de amor. No entanto, Ele deseja a colaboração do homem diante da oração.

Como diz São Paulo: “Aquele que não poupou o seu próprio Filho, mas O entregou por todos nós, como não nos terá dado tudo com Ele?”. (Rm 8,32)

Leia MaisQual o significado das promessas?Segundo padre Maciel numa promessa o importante é compreender que “nós não estamos fazendo uma barganha com Deus e nosso Pai, mas nós reconhecemos que recebemos Dele as suas graças e sua bondade, seus milagres e nós, então, nos colocamos em sinal de agradecimento e propomos a fazer algo que seja agradável a Deus”, reflete o missionário.

Na entrevista, alguns devotos que visitaram o Santuário Nacional de Aparecida puderam fazer perguntas ao padre. Entre elas, a de Luzia de Nerópolis (GO), que queria saber se uma pessoa era obrigada a pagar uma promessa que outra pessoa fez?

Nessa questão, existem dois lados: o de quem prometeu e de quem está envolvido na promessa. Quem promete algo que não pode cumprir está cometendo um pecado, então aquela pessoa que está dentro da promessa de alguém ela não necessariamente fez aquela promessa e está liberada dela, caso não possa cumprir. Tomemos cuidado com a promessa que fazemos para o outro cumprir”, alerta padre Henrique, afinal o pecado seria de quem prometeu.

Outra dúvida que chamou bastante a atenção foi da Janaína, que mora em João Monlevade (MG), que queria saber se alguém que nunca fez uma promessa a Deus é uma pessoa sem fé?

Padre Henrique Maciel orienta que a nossa fé não se mede pelo número de promessas que fizemos e se, por acaso, nunca fiz nenhuma não possuímos a fé necessária. “Talvez essa pessoa tenha tanta fé que mesmo diante do desespero não usou essa manifestação de fé por meio da promessa”.

Além dessas dúvidas, foram levantadas ainda as seguintes questões, que você pode conferir no vídeo acima.

- Eu posso trocar minha promessa por outra?

- Quanto mais difícil a promessa mais fácil conseguir a graça?

- Eu posso fazer uma promessa antes de receber a graça?

- E se eu não conseguir cumprir minha promessa?

- Eu posso contar as promessas feitas para alguém?

A entrevista foi ao ar na página dos Redentoristas de São Paulo no Facebook. Se você ainda não segue a nossa página, clique aqui!

Clique aqui para seguir também o nosso canal no Youtube e acompanhar as reportagens feitas com os missionários.

DICA

Você quer conhecer a Sala das Promessas do Santuário Nacional de Aparecida virtualmente? Veja aqui o vídeo 360° e se surpreenda.


6 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...