A Liga Católica Jesus, Maria e José é uma associação católica que foi fundada em Liège, na Bélgica, em 1844, pelo capitão do exército Henrique Hubert Belletable. Leia MaisConheça a página dedicada à comunidade da Província Nossa Senhora AparecidaQuatro formas de fazer a vontade de DeusVozes da Missão traz bate-papo sobre “Fraternidade Cristã”
No Brasil, foram os Missionários Redentoristas que trouxeram este trabalho da Igreja, em 1902, inaugurando a primeira sede em Juiz de Fora (MG), e até hoje acompanham a associação.
Conforme as Missões Redentoristas iam acontecendo, várias novas unidades da Liga Católica iam surgindo, como forma de perseverança dos frutos oriundos do trabalho desenvolvido pelos filhos de Santo Afonso nas localidades por onde passavam.
Com as transformações ocorridas na Igreja Católica a partir do Concílio Vaticano II, na década de 1960, a Liga Católica passou por reestruturações, a fim de melhor dialogar com o mundo e atingir seu maior objetivo: a vida familiar.
Nesse sentido, não havia mais motivações para a admissão exclusivamente masculina de membros. Sob a direção espiritual do Padre Mário Ferreira, C.Ss.R., a Liga Católica foi aberta a participação feminina, tornando-se, assim, uma associação católica voltada para toda a família.
Atualmente as diversas unidades do grupo encontram-se agrupadas em níveis diocesanos ou arquidiocesanos nas chamadas federações. Todas as 23 federações encontram-se, por sua vez, agrupadas em torno da Confederação das Ligas Católicas Jesus, Maria, José, situada na cidade de Campos dos Goytacazes (RJ).
A direção espiritual nacional da Liga Católica fica sempre a cargo de um padre redentorista, sendo o atual diretor o Pe. André Luiz Bastos, C.Ss.R., que trabalha no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de Campos dos Goytacazes.
Neste fim de semana, participantes dos grupos das Ligas Católicas JMJ (Jesus, Maria e José) de todo o Brasil se encontram no Santuário Nacional de Aparecida (SP), para a 53ª edição da Romaria.
Cerca de 5 mil integrantes da Romaria são esperados em Aparecida (SP), com a motivação de agradecer, renovar espiritualidade e planejar ações do movimento católico para o próximo ano.
A Missa que marca a abertura da Romaria acontece neste sábado (24), às 12h, no Altar Central. Quem preside a celebração é o Pe. Américo de Oliveira, C.Ss.R., Vigário Provincial da Província Nossa Senhora Aparecida.
O Presidente Nacional, Edmilson Cecon, e também o Assistente Eclesiástico Nacional, Pe. André Luiz Bastos, C.Ss.R., são presenças confirmadas. O tema desse ano é: “Há 180 anos sendo sinal da Sagrada Família no coração da Igreja”.
No domingo (25), às 6h, os liguistas se reúnem no Auditório Padre Noé Sotillo, no subsolo da Basílica, onde todas as Federações, grupos regionais das Ligas, avaliam as atividades já realizadas e traçam novos objetivos. Já às 9h, ocorre a procissão com a Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida. Os participantes percorrem o entorno da igreja com a Imagem e as bandeiras respectivas de suas Ligas. A romaria se encerra com Missa, às 10h, no Altar Central.
Santíssimo Redentor: o amor que redime
Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que Nele crê não pereça. Reze conosco neste dia especial!
Conheça a Comissão de Beatificação do Padre Vítor Coelho
Saiba quem são os missionários redentoristas que trabalham pela elevação do "Apóstolo de Aparecida" aos altares. Clique aqui!
A vocação do profeta Isaías: coragem para responder ao chamado de Deus
O Profeta Isaías demostra através de suas palavras a firmeza de um coração esperançoso que acolhe, analisa, decide e age; tudo em sintonia com a vontade de Deus.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.