Por Elisangela Cavalheiro Em Notícias Atualizada em 19 AGO 2020 - 16H17

Ligas Católicas Jesus, Maria e José unidas em romaria virtual a Aparecida

A Liga Católica Jesus, Maria e José é uma associação católica que foi fundada em Liège, na Bélgica, em 1844, pelo capitão do exército Henrique Hubert Belletable.

No Brasil, foram os Missionários Redentoristas que trouxeram este trabalho da Igreja em 1902, inaugurando a primeira sede em Juiz de Fora (MG), e até hoje acompanham a associação. 

Entre os encontros de expressão nacional do grupo, a romaria anual realizada ao Santuário Nacional de Aparecida, que neste ano sofreu algumas mudanças. Veja abaixo mais informações.

Divulgação
Divulgação
Presença da associação no Santuário Nacional de Aparecida


Atualmente, a Liga Católica reúne mais de 200 mil liguistas e está presente em quase todos os estados do Brasil, principalmente no Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e em algumas cidades dos estados do Paraná, Pernambuco, Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte.

A associação foi aprovada pela autoridade episcopal à época e, em 1847, foi elevada pelo Papa Pio IX à categoria de arquiconfraria. 

A liga surgiu inicialmente para inserir os homens operários na Igreja. Atualmente o movimento trabalha com a evangelização das famílias.

Embora possuam acompanhamento eclesial, as Ligas são organizadas e dirigidas por leigos católicos.

Romaria anual 

As Ligas Católicas se reúnem todos os anos no Santuário Nacional de Aparecida em romaria.

Neste ano devido a pandemia do novo coronavírus, a peregrinação teve algumas mudanças. Neste dia 22 de agosto, a Santa Missa das 18h, será acompanhada por todos os liguistas através da TV Aparecida e A12, em sinal de comunhão do movimento em todo o país.

Estarão no altar somente dois representantes da Província Redentorista do Rio, o Superior Provincial, Padre Nelson Antonio Linhares, C.Ss.R., e o Coordenador Eclesiástico Nacional, Padre José Raimundo Vidigal, C.Ss.R., mais três membros da presidência da Confederação Nacional, três representantes das Federações da Diocese de Franca e dois representantes das Federações da Diocese de Campos dos Goytacazes (Norte e Noroeste).

Os eventos que seriam realizados no dia 23 de agosto; um encontro no auditório do subsolo do Santuário Nacional e a tradicional Missa das 10 horas, foram cancelados.

Em 2021, a peregrinação vai completar cinquenta edições deste encontro na Casa da Mãe Aparecida.


5 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...