A vocação à vida religiosa é um dom para a Igreja. Onde existe um religioso ou uma religiosa, ali está alguém que deu uma resposta definitiva e radical para seguir a Deus.
A vida religiosa é marcada pela profissão dos votos de pobreza, castidade e obediência, realizados depois de um período de preparação que dura alguns anos, após a entrada no seminário ou convento. Após essa primeira profissão, segue-se uma sequência de votos temporários, quer dizer, profissões válidas por um ano.
Nessa caminhada, em um determinando momento, o(a) religioso(a), se prepara para a sua Profissão Perpétua, que representa a adesão definitiva naquela ordem e congregação religiosa. Embora a primeira profissão marque para sempre a vida do religioso, a perpétua renova de forma decisiva o seu compromisso e seguimento a Deus e à Igreja.
"A Profissão Perpétua possui um caráter mais jurídico. Uma vez que o(a) religioso(a) já realizou a Profissão Temporária, ele irá renovar, de forma definitiva, o seu compromisso a Deus junto ao Instituto e à Igreja, através dos votos de pobreza, castidade e de obediência", explica o Pe. Rimar Diniz. C.Ss.R.

Quando professar os votos perpétuos?
Os votos perpétuos acontecem depois de um tempo de formação e discernimento. É parte da vida habitual do religioso a participação diária na missa, a vida de oração, a leitura e reflexão das escrituras e a ação pastoral na vida da comunidade uma vez que todas as essas realidades farão parte da sua vida para sempre. Os votos perpétuos podem ocorrer depois de cinco anos de votos temporários.
:: Quer saber a diferença entre padre e irmão religioso? Clique aqui!
Na Congregação Redentorista, além dos votos de castidade, pobreza e obediência, existe outro juramento que existe desde a época de Santo Afonso. "Nós missionários redentoristas temos um costume herdado do nosso fundador, Santo Afonso Maria de Ligório, que além de assumir os votos no dia da profissão perpétua, nós fazemos o Juramento de Perseverança que significa permanecer fiel até a morte na congregação", assinala Ir. Alan Patrick Zuccherato, C.Ss.R.
:: Leia também | O que são os votos de pobreza, castidade, obediência?
Quer ser um missionário redentorista? Converse com a gente.
São Geraldo Majella e o Natal do Nosso Senhor Jesus Cristo
A mística intimidade de São Geraldo com o Menino Jesus: das brincadeiras na infância ao milagre das chaves perdidas. Conheça essas histórias de fé e humildade
Conheça a Novena de Natal por Santo Afonso Maria de Ligório
Descubra o caminho de amor e humildade na página Novena de Natal por Santo Afonso Maria de Ligório, com navegação intuitiva e visual renovado. Confira!
Redentoristas são acolhidos pelo Papa Leão XIV no Vaticano
Santo Padre abençoou os missionários e recordou sua visita anterior a Aparecida, reforçando o compromisso da Congregação com a obra de Santo Afonso. Confira!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.