Notícias

Santo Afonso usou da escrita para levar pregação onde não chegava com a Palavra

Doutor da Igreja deixou uma grande herança para o fortalecimento da fé

Escrito por Elisangela Cavalheiro

30 ABR 2023 - 07H00

Reprodução.

Santo Afonso está entre os Doutores da Igreja católica. Ele escreveu 123 obras, das quais já existem mais de 21 mil edições. Um leitor assíduo da Igreja não pode deixar de ler alguma publicação da vasta obra deste santo. 

Pregador e autor

Santo Afonso quis cumprir sua missão além da pregação, e por isso, escreveu muito. Ele dedicou grande parte do seu tempo para os seus escritos porque sentiu que com eles poderia ir aonde não chegava com a Palavra.  

Como mestre de espiritualidade, Santo Afonso escreveu publicações ricas em conteúdos e com linguagem acessível a todos. Por isso, muitas de suas publicações foram traduzidas para muitos idiomas, mais de 70. Com isso, sua mensagem produziu um forte avivamento na piedade e devoção dos cristãos de sua época e das gerações seguintes. 

Grande parte de seus livros tratam sobre espiritualidade e teologia. Dois deles se destacam: Glórias de Maria, que é o best seller dos livros de mariologia, ou seja, do estudo sobre Nossa Senhora, e em segundo, Teologia Moral, que é umas das publicações mais lidas por estudantes de teologia em todo o mundo. 

O Papa emérito Bento XVI, disse certa vez que Santo Afonso ensina o que é essencial na vida. 

"Santo Afonso nos lembra que o relacionamento com Deus é essencial em nossa vida. Sem o relacionamento com Deus, o relacionamento fundamental está ausente. O relacionamento com Deus é criado na conversa com Deus, na oração pessoal diária e com a participação nos sacramentos. Esse relacionamento é, portanto, capaz de crescer dentro de nós, assim como a presença divina que nos guia em nosso caminho, o ilumina e o torna seguro e pacífico, mesmo em meio a dificuldades e perigos", disse. 

Especialmente nestes tempos de pandemia, onde ficamos muito tempo em nossas casas, a leitura de livros que enriquecem a nossa fé e o nosso espírito são boas opções para não deixar que as preocupações consumam a nossa mente e não perder de vista a nossa confiança em Deus, em todos os momentos. 

Abaixo, uma seleção de livros de espiritualidade escritos por Santo Afonso para garantir um isolamento fértil e promissor na sua fé! 

Uma estrada de salvação

Coletânea de textos piedosos e de pensamentos sobre alguns temas espirituais para ajudar quem deseja progredir no amor.

Escrito por Santo Afonso aos 77 anos de idade, quase pode ser considerado como seu testamento espiritual, uma síntese de seus ensinamentos.

:: Clique  para comprar




Tempo e eternidade vida, morte, futuro

Edição condensada e adaptada de "Preparação para a morte", uma das mais significativas e bem-sucedidas obras de Santo Afonso.

Sua edição original já foi traduzida em mais de 22 línguas. São reflexões para aperfeiçoamento da vida espiritual, ricos subsídios para pregadores de retiros e de missões.

:: Clique para comprar




Glórias de Maria

Publicado originalmente em 1750, esse livro Maria é um marco fundamental de toda a Teologia e devoção Mariana.

Na obra, Santo Afonso faz um comentário sobre a oração da Salve-Rainha, com reflexões sobre as principais festas marianas, suas dores, suas virtudes e também sobre as principais práticas de devoção para com a Mãe de Deus.

:: Clique para comprar




A prática do amor a Jesus Cristo

Santo Afonso publicou esse livro em 1768. Considerado uma das principais obras da ascese e da espiritualidade cristã moderna. 

Nele Santo Afonso apresenta o caminho fundamental de uma espiritualidade autêntica, que tem como essência o amor a Jesus Cristo.

:: Clique  para comprar




Visitas a Jesus sacramentado e a Nossa Senhora

Este livro foi escrito por Santo Afonso em 1745. O livro tornou-se uma das mais belas expressões de amor e de fé a Jesus presente na Eucaristia e a Nossa Senhora.

Escrito com linguagem popular e piedosa o livro é indicado para todos aqueles que procuram crescer espiritualmente, por meio da oração, da união com Deus e da devoção a Nossa Senhora.

:: Clique para comprar




Reflexões úteis aos bispos

Santo Afonso foi Bispo de Santa Ágata dos Godos entre 1762 e 1775. Foi a partir de sua experiência como bispo que escreveu este pequeno livro.

Suas orientações e conselhos ainda continuam pertinentes para os pastores de nosso tempo.

:: Clique para comprar




Via-sacra

Santo Afonso foi um homem apaixonado por Jesus. Dentre os inúmeros escritos que ele nos deixou, encontramos essa Via-Sacra.

Esse livrinho traz as meditações de Santo Afonso inseridas numa estrutura que favorecerá a celebração dessa devoção, tanto individualmente como em comunidade.

:: Reze aqui a Via Sacra de Santo Afonso

:: Clique para comprar




A oração

“Quem reza, certamente, salva-se e quem não reza, certamente, será condenado”. Nessa sua clássica obra, Santo Afonso apresenta a oração como o grande meio para alcançarmos a salvação e todas as graças que queremos de Deus.

Trata-se de um verdadeiro tesouro deixado por um dos maiores mestres da espiritualidade cristã.

:: Clique para comprar




De bem com Deus

Esse livro reúne famosos textos espirituais de Santo Afonso, enquanto doutor da Igreja e um dos maiores mestres da espiritualidade cristã.

Trata-se de escritos inéditos em língua portuguesa, que incluem os opúsculos 'Vontade de Deus', 'Conversa com Deus' e 'Amor de Deus'.

:: Clique para comprar

:: Conheça outros títulos de Santo Afonso 

Fonte: Com informações da Editora Santuário.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...