Notícias

Pe. Rogério Gomes, C.Ss.R., é eleito novo Superior Geral Redentorista

Brasileiro de 47 anos foi escolhido na fase canônica do Capítulo Geral, em Roma

Escrito por Mário Pereira

27 SET 2022 - 07H02 (Atualizada em 28 SET 2022 - 13H27)

A12

A Congregação do Santíssimo Redentor escolheu o seu novo Superior Geral e ele é brasileiro. Pe. Rogério Gomes, C.Ss.R., de 47 anos, foi o escolhido entre os capitulares e estará à frente da Congregação entre 2023 e 2028. Ele recebeu 72 votos dos 91 votantes.Leia Mais"A vida que provoca a fé e a fé que ilumina a vida"

Durante a reunião com os capitulares, após a eleição, foi-lhe perguntado, pelo Pe. Michael Brehl, agora Superior Geral Emérito, se aceitava o cargo e ele respondeu afirmativamente.

Na sequência, os capitulares se reuniram na capela para entoar o Te Deum de louvor a Deus, para ouvir a mensagem do Pe. Rogério e sua profissão de fé e consequente tomada de posse. 

Conheça o Novo Superior Geral

Nascido em Alterosa (MG), no dia 7 de outubro de 1974, o novo Superior Geral é formado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Puc-Campinas) e em Teologia pelo Instituto São Paulo de Estudos Superiores (ITESP). Possui formação na área de Espiritualidade pelo Centro Teresiano de Espiritualidade (Carmelitas) e Mestrado com ênfase em Bioética pela Academia Alfonsiana de Roma.

Em 2013, Pe. Rogério concluiu o Doutorado em Teologia Moral pela Academia Alfonsiana de Roma, com a tese sendo publicada posteriormente pela Editora Santuário, sob o título ‘Vigilância e segurança na sociedade tecnológica’.

Foi professor do Instituto São Paulo de Estudos Superiores (ISPES), da Escola Dominicana de Teologia (EDT) e da Faculdade de Teologia São Bento (SP).

Em 2014, o Missionário Redentorista foi eleito Provincial da Unidade Redentorista de São Paulo. Ele seguiu no cargo até 2016, quando foi eleito Conselheiro Geral da Congregação, representando a Conferência da América Latina e Caribe. Desde então, novamente em Roma, o Pe. Rogério Gomes se tornou membro do Secretariado Geral de Formação, da Comissão dos Irmãos Redentoristas e da Comissão Mista da Academia Alfonsiana. Foi também membro da Comissão dos Ateneus Romanos - UISG (União Internacional dos Superiores Gerais)

Divulgação
Divulgação
Padre Rogério Gomes foi anunciado como novo Superior Geral nesta terça-feira (27/09)


Pe. Rogério Gomes é atualmente professor visitante na Accademia Alfonsiana de Roma. Membro da Sociedade Brasileira de Bioética (SBB), da Sociedade Brasileira de Teologia Moral (SBTM) e da Rede de Estudos de Vigilância (SSN). Membro do grupo PHAES (Pessoa Humana, Antropologia, Ética e Sexualidade), da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), ele fala português, italiano, espanhol e inglês e entende francês.

O padre redentorista se torna o 2º brasileiro e também o 2º Superior Provincial de São Paulo a ser eleito Superior Geral dos Redentoristas. O primeiro foi o Pe. Tarcísio Ariovaldo Amaral, C.Ss.R, que ficou no cargo entre 1967 e 1973. 

A eleição do novo Superior Geral aconteceu durante a fase canônica do 26º Capítulo Geral, que acontece desde o dia 11 de setembro, na capital italiana. Atualmente, a Congregação Redentorista conta com mais de 4.600 membros, entre sacerdotes e irmãos, presentes em mais de 80 países do mundo.

8 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Mário Pereira, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...