Notícias

Província Redentorista de São Paulo celebra o diaconato do Diác. Jonathan Antônio

Votos Perpétuos e Ordenação Diaconal aconteceram no Seminário Redentorista Santo Afonso, em Aparecida (SP)

Escrito por Mário Pereira

25 MAR 2023 - 11H31 (Atualizada em 27 MAR 2023 - 09H23)

Thiago Leon

A Província Redentorista de São Paulo celebrou neste sábado (25/03), no Seminário Redentorista Santo Afonso, em Aparecida (SP), a Ordenação Diaconal do Diácono Jonathan Antônio da Silva, C.Ss.R. O jovem de Formiga (MG) escolheu como lema: “Bem aventurados os misericordiosos, porque encontrarão misericórdia” (Mt 5,7).

Na sexta-feira, 24 de março, também no Seminário Santo Afonso, o então Fr. Jonathan fez os Votos Perpétuos, em celebração presidida pelo Pe. Marlos Aurélio, C.Ss.R, Superior Provincial da Província de São Paulo.

Thiago Leon
Thiago Leon
Celebração de Profissão Perpétua foi presidida pelo Pe. Marlos Aurélio


Já no sábado, em celebração transmitida no YouTube dos Redentoristas, a Celebração Eucarística de Ordenação Diaconal foi presidida pelo Bispo Emérito de Coari (AM) e Missionário Redentorista, Dom Joércio Gonçalves Pereira, C.Ss.R. Concelebraram os padres redentoristas Arcanjo Valdevino dos Santos, Marlos Aurélio e Pedro Paulo Dal Bó, além do Pároco da Paróquia São Paulo Apóstolo, de Formiga (MG), Pe. Daniel Luiz Rodrigues.

Em sua homilia, Dom Joércio lembrou que estamos no Ano Vocacional:

“Se nós estamos no mundo, Deus confia em cada um de nós uma tarefa, uma missão. Por isso que você tem que estar em seus melhor lugar no mundo, produzindo o melhor de si mesmo. Vocação é empenho, é compromisso, é doação. Seguindo o que Deus quer de mim, porque a vocação é Dele, não é minha. A nossa vocação brota da vocação de Deus”.

No dia da Anunciação do Senhor, o Bispo Emérito de Coari (AM) recordou a vocação de Maria em palavra direcionada ao redentorista ordenado:

“Maria disse ‘sim’ e naquele ‘sim’ ela também disse: ‘Faça-se em mim não aquilo que eu quero, mas faça-se em vida o que o Senhor quiser’. Isso é resposta de vocação. É a totalidade e a radicalidade de se colocar à disposição de Deus. Não sou mais eu que comando, é Ele que comanda. Assim como fez na vida de Maria, Deus também faz maravilhas em nossas vidas, como tenho certeza que vai fazer maravilhas em sua vida”.

Thiago Leon
Thiago Leon
Ordenado prostra-se no chão enquanto toda a comunidade reza por ele, entoando a Ladainha de todos os santos.


Dom Joércio lembrou o discurso de Jonathan durante os Votos Perpétuos, reforçou o compromisso de um diácono e, também, de um Missionário Redentorista:

“A beleza de você ter escolhido a Congregação Redentorista. O carisma da nossa Congregação: ‘Anunciar a boa nova aos pobres, aos abandonados, aos esquecidos’. É para isso que você se torna Missionário Redentorista da Esperança. O povo já sofre tanto! Que você seja Missionário da Esperança. Ser Diácono não é importante, o mais importante é ser santo. Não ser diácono, mas encontrar aí um sentido para sofrer e morrer. Não ser diácono, mas ser portador das misericórdias, das boas novas da salvação de Deus”.

Por fim, o Bispo evidenciou o lema escolhido pelo neo-diácono:

“Misericórdia. Dar o coração aos abandonados, aos mais feridos. Esta é a sua missão a partir de hoje. Meu caro, renuncie às aparências, aos holofotes, aos acessórios, e tome a Cruz de cada dia. É por causa Dele que você será ordenado Diácono. Ser santo é meta, é fim. Ser Diácono é meta, é fim. Ser Diácono é caminho, é meio para santidade. Se o diaconato não o fizer santo, então você gastou em vão suas vestes, seus estudos, seu tempo. A Igreja quer vê-lo como homem de Deus, portador da palavra nova e bendita”.

O Diácono Jonathan manifestou o desejo de assumir este Ministério no “Propósito do Eleito” e fez a Prece Litânica. Antes da Paramentação, o Missionário Redentorista passou pela Imposição das Mãos e pela Prece de Ordenação.

Ao tomar a palavra, o mais novo diácono da Província de São Paulo agradeceu aos presentes na celebração, em especial o Bispo Dom Joércio, por sua acolhida fraterna, seus formadores e seus familiares, além daqueles que acompanharam a Ordenação pelo YouTube.

Confira as fotos da Ordenação Diaconal do Diác. Jonathan:

Assista a íntegra da Ordenação Diaconal:

Sobre o Diácono Jonathan Antônio da Silva

Mineiro da cidade de Formiga, Jonathan Antônio da Silva tem 28 anos. Filho de José Alaor e Marlene, e irmão de Maike, ingressou no seminário no distrito de Ponte Vila, que fica na Zona Rural, às margens do lago de Furnas.

Desde pequeno, com o incentivo da família, Jonathan foi inserido na vida pastoral da comunidade eclesial. Seus pais sempre trabalharam nas pastorais, comissões e órgãos representantes dos conselhos da comunidade local.

Aos dezessete anos, já com o desejo de ser padre, conheceu as Santas Missões Redentoristas. Nesse interim, foi convidado para cozinhar para os missionários, que ficaram em sua comunidade. Foi então que a Vida Religiosa e a missionariedade falaram mais forte em seu coração e Jonathan decidiu que queria ser da Congregação do Santíssimo Redentor.

Thiago Leon
Thiago Leon
Diác. Jonathan com os pais, Dom Joércio e padres concelebrantes


Seu processo vocacional teve início em 2012, sendo acompanhado pelo então promotor vocacional Ir. Ernesto Coelho, C.Ss.R. Foi aprovado no ano seguinte, passando a residir no Seminário Propedêutico Santíssimo Redentor, em Santa Bárbara d’Oeste (SP). Entre 2014 e 2016 sua caminhada formativa se deu na Comunidade São Clemente, em Campinas (SP), onde vivenciou o postulantado e o pré-noviciado, cursando a faculdade de Filosofia, na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Realizou o noviciado na cidade de Tietê (SP), em 2017.

Os primeiros votos religiosos de Jonathan foram professados no dia 27 de janeiro de 2018. Em seguida, iniciou seus estudos no ITESP, morando na Comunidade Alfonsianum I (Comunidade São José), onde ficou até o fim de 2019. Nos anos de 2020 e 2021 residiu na Comunidade Alfonsianum II (Comunidade São Paulo Apóstolo).

No período de juniorato acompanhou a Pastoral junto ao Seminário do Bom Jesus de Pirapora durante um ano e, por três anos, integrou a equipe Ampliada do Secretariado Vocacional Redentorista da Província de São Paulo.

Após um longo processo formativo, que incluiu os estudos acadêmicos, o então Fr. Jonathan fez o chamado Tirocínio Missionário na cidade mineira de Coronel Fabriciano, na Paróquia São Sebastião, pertencente à Província do Rio.

Após a Profissão Perpétua e a celebração da Ordenação Diaconal, a Província Redentorista de São Paulo ganhou mais um Diácono disposto ao serviço de seguir anunciando a Copiosa Redenção.

Confira as fotos da Profissão Perpétua do Diác. Jonathan:

.:: Entenda: O que é a celebração de Ordenação Diaconal?

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Mário Pereira, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...