O Papa Francisco nomeou, nesta quarta-feira (9), Dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos C.Ss.R., como novo bispo da diocese de Cajazeiras, na Paraíba.
Atualmente, o bispo redentorista está à frente do governo pastoral da diocese de Campo Maior, no Piauí, e é o vice-presidente do Regional Nordeste 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE 4).
A Presidência da CNBB enviou uma saudação ao bispo pela nova missão:
Estimado irmão,
Recebemos com alegria a notícia de sua nomeação como novo bispo da Diocese de Cajazeiras, na Paraíba. Unimo-nos ao amado povo de Deus dessa Igreja Particular que agora recebe o esperado Pastor para guiar o rebanho neste caminho de peregrinos.
Agradecidos por sua generosidade e cheios de esperança, confiamos esta nova etapa de seu ministério ao cuidado materno de Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Diocese de Cajazeiras. Que a Mãe da Piedade o ampare e o inspire, tornando-o sempre mais semelhante ao Bom Pastor que dá a vida por suas ovelhas.
Em Cristo,
Cardeal Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBB
Dom João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo de Goiânia (GO)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB
Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebipo de Olinda e Recife (PE)
Segundo Vice-Presidente da CNBB
Dom Ricardo Hoepers
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília (DF)
Secretário-geral da CNBB
Biografia
Natural de Esperança (PB), Dom Francisco retornará ao seu estado natal. Nascido em 5 de fevereiro de 1968, entrou para a Congregação do Santíssimo Redentor, formou-se em Filosofia pelo Instituto Teológico e Pastoral, em 1994, e em Teologia, pelo Instituto Teológico São Paulo (ITESP), com diploma pelo Instituto Santo Anselmo, de Roma, em 1999. Foi ordenado presbítero no dia 22 de julho de 2000.

Antes de ser ordenado bispo de Campo Maior, no dia 21 de junho de 2017, exercia a função de vice-provincial da antiga Vice-Província de Recife (atual Província de Brasília) e era pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Garanhuns (PE). Assumiu em 2019 a vice-presidência do Regional Nordeste 4 da CNBB, que abrange as dioceses do estado do Piauí.
Além da formação religiosa, o bispo redentorista é jornalista. Ele concluiu, em 2010, o curso de Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Já trabalhou em programas de rádio, como “Caminhos da Fé”, da Rádio Olinda, em Pernambuco, além de publicações como “Dom Helder Abrindo Caminhos”.
.:: Saiba quem foi o primeiro bispo redentorista de Aparecida ::.
Fonte: CNBB
Rádio Redentorista em Varsóvia completa 34 anos
Rádio Maryja celebra 34 anos em Toruń com Missa solene presidida pelo Cardeal Müller, reunindo milhares de ouvintes e líderes locais. Clique e confira!
Presidente da Uneser compartilha mensagem de Natal
Jonival Côrtes compartilha uma mensagem sobre o verdadeiro espírito do Natal: nascimento, amor, fraternidade e a importância da união. Clique e confira!
São Carlos de Foucauld e o Santuário do Perpétuo Socorro
Conheça a profunda devoção de São Carlos de Foucauld a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, desde sua consagração em 1896 até a inspiração de sua obra
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.