Notícias

Redentoristas concluem a primeira fase do 26º Capítulo Geral

Coordenador da Conferência da América Latina e Caribe destaca os processos de elaboração do plano apostólico e de reconfiguração

Escrito por Mário Pereira

05 MAI 2022 - 17H44 (Atualizada em 18 JAN 2023 - 16H29)

Gustavo Cabral

A primeira fase do 26º Capítulo Geral da Congregação do Santíssimo Redentor chegou ao fim na última quarta-feira (04), na Casa de Hospedagem Santo Afonso, em Aparecida (SP).

Foram quase 10 dias de um evento marcado pela fraternidade entre os representantes das unidades que formam a Conferência da América Latina e Caribe e membros do Governo Geral, e pelo avanço no processo de reestruturação e reconfiguração da Congregação.

O padre Marcelo Araújo, C.Ss.R., coordenador da Conferência da América Latina e Caribe, classificou a proposta latino-americana como “radical”, uma vez que as atuais 22 unidades da Congregação serão reduzidas para somente sete em 2024, e explicou melhor os processos de elaboração do plano apostólico e de reconfiguração:

Iniciamos um processo comum de elaboração de um plano apostólico e de um projeto de reconfiguração (...) Todas as sete futuras províncias que teremos deram passos. No entanto, existem ainda alguns processos a serem realizados. Tenho a impressão de que as expectativas para o próximo sexênio e, colocando também como um dos principais desafios para este 26º Capítulo Geral, será o processo de implementação das novas unidades, com todos os processos decorrentes”.

O padre redentorista continuou listando os desafios da Congregação para os próximos anos:

Repensar o processo formativo é um dos grandes desafios que apareceram para nós, durante estes dias de encontro. Depois, repensar também a questão da forma como nós estamos evangelizando. Um principal desafio também é a questão do anúncio da Redenção e consequentemente a nossa proximidade junto aos mais abandonados e pobres, que são os destinatários fundamentais da nossa missão como Redentoristas”.

Na mensagem final da Conferência da América Latina e Caribe, os Missionários Redentoristas reforçam o chamado de “ser Santo Afonso” para os pobres de hoje, e de ter uma vida espiritual intensa e profunda.

“Como participantes da primeira fase do XXVI Capítulo Geral, tivemos como propósito fundamental reavivar no coração de cada um de nós a paixão apostólica própria do ser redentorista, a partir de uma Congregação repensada e reimaginada para a Missão, propondo também um perfil caracterizado pela identidade carismática.

Deste modo, somos chamados a ser Santo Afonso para os pobres de hoje, a ter uma vida espiritual intensa e profunda, a viver a vida fraterna em familiaridade e alegria, a estar com os pobres, a ser audazes na ação evangelizadora, a ir aos lugares de fronteira de nossa missão, a viver pobremente, a envolver os leigos e as famílias que fazem parte da nossa missão, a propor aos nossos destinatários a vida redentorista como opção profética, a amar e dar a conhecer Santo Afonso”.

Gustavo Cabral
Gustavo Cabral
Primeira fase do 26º Capítulo Geral aconteceu na Casa de Hospedagem Santo Afonso, em Aparecida (SP)


Baixe o arquivo abaixo e confira, na íntegra, a mensagem final da Conferência da América Latina e Caribe:

Baixe aqui

Essa e outras primeiras fases ao redor do mundo preparam a Congregação para a celebração da Fase Canônica, que será realizada em Roma, de 11 de setembro a 7 de outubro de 2022.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Mário Pereira, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...