Renovando a vida interior: “Um bom retiro depende de duas condições: objetivas e subjetivas. A primeira trata do espaço físico, e a outra diz respeito à disposição interior de cada um”.
Com este pensamento de Dom Esmeraldo Barreto de Farias, bispo emérito de Araçuaí (MG), iniciamos nosso retiro anual da Província Nossa Senhora Aparecida – Regional Bahia, aconteceu entre os dias 27 e 30 de abril, com a participação de vinte confrades, na casa de retiro das Irmãs Missionárias do Santíssimo Sacramento e Maria Imaculada, em Salvador (BA).
Esse retiro espiritual, embora seja um convite a um encontro individual com Deus, é também um tempo e um lugar de se conectar com o outro, de encarnar a Palavra de Deus, que nos convida a amar a Deus, que não vemos, e ao nosso irmão, que está à nossa frente (cf. 1Jo 4,20-21).
Seguindo a perspectiva bíblica, o retiro anual auxilia, por meio do recolhimento e do silêncio, a uma maior clareza da vontade de Deus e constitui uma verdadeira renovação da fé.
Nós, missionários redentoristas, orientados por nosso pregador, Dom Esmeraldo, fomos conduzidos a um exercício simples e profundo de contemplação.
O tema central do retiro foi a “mudança interior”, apresentada a partir de um olhar atento sobre alguns personagens da Sagrada Escritura e seus caminhos missionários, muitas vezes marcados por desafios.
Pela contemplação e pela memória de Deus na vida, surgiram luzes e interpelações em cada participante.
Foi possível perceber um clima de grande fraternidade, desde as orações comuns até as refeições, meditações e momentos de recolhimento.
O retiro evidenciou a necessidade de reservarmos um tempo para ouvir mais o que o Senhor quer de nós, para que possamos responder melhor aos seus projetos.
Ser um genuíno missionário da Copiosa Redenção é o maior fruto que deve permanecer desta experiência. Ao descer o monte com o rosto transfigurado, queremos também ajudar o outro a se transfigurar.
.:: Irmão Gerard Knockaert: fé, arte e serviço aos mais necessitados ::.
Pe. Valdeneir Alves de Brito, C.Ss.R.
São Geraldo Majella: Um coração consagrado a Maria
Devoção mariana do Santo Irmão Redentorista revela uma espiritualidade de entrega, silêncio e amor que conduz inteiramente ao coração de Deus. Clique e saiba mais!
São Gaetano Errico deixou legado inspirado em Santo Afonso
Da infância humilde à fundação missionária, sua trajetória uniu caridade, oração intensa e compromisso pastoral duradouro. Clique e conheça sua história!
O testemunho redentorista após o sismo italiano de 1980
Entre ruínas e relatos urgentes, Missionários Redentoristas documentaram os impactos do terremoto que atingiu a Itália em 1980 e preservaram a memória de um momento decisivo
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.