Por Redentoristas Em Notícias Atualizada em 29 OUT 2019 - 09H12

Redentoristas preparam romaria da colônia italiana

Thiago Leon
Thiago Leon
Missa no Santuário recordou memória dos italianos que vivem no país.


A
Congregação Redentorista presente em São Paulo prepara, para os dias 23 e 24 de novembro, a segunda edição da romaria da Colônia Italiana. Na família da Província de São Paulo, são mais de 70 sobrenomes de origem italiana.

A romaria quer rememorar a história desses homens e mulheres, crianças, jovens, que deixaram suas terras para trabalhar e construir uma nova história em nossa nação. Hoje, no Brasil, existem mais de 30 milhões de brasileiros descendentes de italianos; é o país com o maior número no mundo. Os dados são da Fondazione Migrantes. 

A expectativa da iniciativa é reunir grande parte desses descendentes das famílias redentoristas. 

Memória - a história dos italianos com o nosso país começou no século 19, a partir de 1876. A Itália passava por uma crise econômica e momentos de revoltas e conflitos que arrasaram muitas regiões. Com o fluxo migratório que o Brasil vivenciava com o fim da escravidão, muitos italianos resolveram apostar e enfrentar uma viagem que podia durar até 40 dias, na terceira classe de um navio a vapor.

Os imigrantes chegavam ao Brasil buscando novos horizontes, uma vida melhor e a terra fértil que ouviam falar. O desembarque, depois uma viagem difícil, ainda iria enfrentar muitos desafios até que pudessem colher os primeiros frutos.

Programação - a romaria conta com missa no Santuário Nacional no dia 23 de novembro, às 18h00. No domingo, 24, o grupo tem a oportunidade de participar de outro momento celebrativo às 8h00, no Altar Central. A romaria continua com visita aos pontos turísticos de Aparecida. 

Memorial do Imigrante
Memorial do Imigrante
Imigrantes europeus no pátio central da Hospedaria dos Imigrantes, São Paulo, no final do século XIX.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...