Por Redentoristas Em Redentoristas

Padre Arlindo Santiago Amparado morre aos 91 anos em Goiás

pe_santiagoFaleceu hoje (23) no Hospital Amparo,às 11h55, em Goiânia (Goiás), o Missionário Redentorista, padre Arlindo Santiago Amparado, aos 91 anos. O religioso pertencia à Província de São Paulo, mas estava adscrito temporariamente à Província de Goiás.

Padre Arlindo Santiago nasceu no dia 4 de janeiro de 1923, em Passos (MG). Ingressou no Seminário Santo Afonso, em Aparecida (SP), no dia 24 de janeiro de 1937, aos 14 anos. Fez o noviciado em 1944, em Pindamonhangaba, e professou os primeiros votos no ano seguinte. Formou-se em Filosofia e Teologia, em Tietê (SP) e, na mesma cidade, professou os votos perpétuos em 02 de fevereiro de 1948. Foi ordenado sacerdote, em Tietê, no dia 27 de dezembro de 1949, pelas mãos de dom José Carlos de Aguirre, então bispo de Sorocaba (SP). 

Padre Santiago tinha uma imensa capacidade de trabalho, sendo um líder por natureza. Dessa personalidade resultaram tantos cargos por ele exercidos e obras executadas. Outro aspecto de sua personalidade era o dom para a administração. Praticamente foi o construtor do novo prédio do Seminário São José em Goiânia (GO). 

Dotado de sensibilidade altruísta, possuía tino especial para fundar e dirigir obras sociais. Participou intensamente da Cáritas Brasileira na Arquidiocese de Aparecida e contribuiu nos cursos de orientação social oferecidos pela entidade. 

Juntamente com outras pessoas estudou a possibilidade de fundar uma Obra de Assistência Social em Aparecida, que unisse os esforços de todas as outras 11 entidades, para dar solução ao problema da mendicância, que, na oportunidade, era degradante. Com certo esforço conseguiu fundar a Obra e dar-lhe o nome popular de SOS, porém, a entidade acabou sendo registrada com o nome de Cáritas Arquidiocesana de Aparecida. Na época, a estrutura inovadora trouxe inúmeras conquistas em suas atividades. A entidade persiste até os dias atuais. 

Nota posterior à publicação: O corpo do religioso foi velado na Matriz do Divino Pai Eterno em Trindade (GO). A missa de corpo presente foi celebrada no dia 24, às 9h e, em seguida aconteceu o sepultamento.  

Principais atividades pastorais e outros trabalhos: 

a) Iniciou sua Vida Apostólica como Vigário Paroquial, em Aparecida - SP (1951) e no Santuário Nossa Senhora da Penha, em São Paulo, (1952).

b) Em 1953, veio residir no Seminário Redentorista Santo Afonso, em Aparecida – SP, como professor dos seminaristas.

c) De 1954 a 1961, foi Diretor do Seminário São José, em Goiânia – GO.

d) Depois de fazer o Segundo Noviciado, dedicou-se à pregação das Missões Populares, residindo em São João da Boa Vista – SP (1963 – 1964).

e) No final de 1964, foi nomeado Superior da Comunidade do Seminário Redentorista Santo Afonso, em Aparecida – SP, e no início de 1970 foi nomeado Diretor do Seminário São Geraldo, em Potim – SP, para a formação dos Irmãos.

f) Em 1973, foi nomeado Superior de Comunidade e trabalhou na Pastoral da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em São João da Boa Vista - SP.

g) Em 1976 foi transferido como Superior da Comunidade das Comunicações, em Aparecida - SP.

h) Em 1979, residindo na Comunidade do Santuário Nacional, atuou como Vice- Ecônomo Provincial, responsável de nossas fontes de rendas em Aparecida.

i) Em 1982, foi adscrito temporariamente à Província de Goiás – 4300 GO. Atuou como Pároco de Rubiataba – GO e Administrador da Diocese. Em 1985, continuou como administrador, mas apenas como Vigário Paroquial de Rubiataba – GO.

j) Em 1991 foi transferido para Trindade – GO, trabalhando como Vigário Paroquial da Paróquia do Divino Pai Eterno. 

Colaborou: Pe. José Bertagna, C.Ss.R., secretário e arquivista provincial

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Redentoristas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.