Por Redação A12 Em Redentoristas

Padroeira do Paraná comemora 366 anos de devoção

Foto de: arquivo.

Nossa Senhora do Rocio,  Padroeira do Paraná

Nossa Senhora do Rocio, a padroeira do Paraná.

Em 1648 vivia na baía de Paranaguá, no litoral do Paraná, um humilde pescador, conhecido por pai Berê. Certo dia ao lançar as redes, algo que não era peixe emergiu em meio ao sustento da família: uma imagem da virgem Maria. Emocionado, pai Berê levou a santa para casa e logo os vizinhos passaram a frequentar o local em busca de graças e milagres. O sítio onde ele morava era conhecido por Rocio, pois todas as manhãs as vegetações ao redor da casa amanheciam cobertas de orvalho (no português arcaico rocio é sinônimo de orvalho). Assim, a virgem encontrada passou a ser chamada de Nossa Senhora do Rocio e se tornou tema de muitas canções que tocam o coração e o sentimento das pessoas, sobretudo as mais simples e humildes. Sua igreja, e depois o seu santuário passaram a ser visitados também pelos marinheiros, quando os navios chegavam ao porto de Paranaguá, hoje um dos mais movimentados do país.

Com o crescimento do culto, e devido ao afluxo de pessoas, a primeira igreja na cidade litorânea foi edificada em 1813 e depois, em seu lugar, o Santuário em 1920. Ao longo dos anos os milagres e graças alcançados por intercessão da virgem se multiplicaram e a devoção se espalhou entre o povo do Paraná. Pessoas de todas as regiões do estado faziam romarias ao Santuário da Virgem do Rocio.

Os paranaenses já haviam escolhido a sua patrona, mas apenas em 1977, o Papa Paulo VI declarou Nossa Senhora do Rocio como a Padroeira do Paraná. 

Festa

O santuário, administrado pelos Missionários Redentoristas da Província de Campo Grande, recebe, todos os meses, a visita de 25 mil devotos e turistas. A igreja está localizada na Praça Thomáz Sheehan, nº 211, no bairro Rocio, em Paranaguá. Há 200 anos é palco da Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio que, em 2014, será realizada entre 01 e 16 de novembro. Durante os dias do evento devem circular pela cidade 550 mil pessoas. Para isso a equipe de missionários que atende o santuário recebe ajuda de muitos outros vindos das demais comunidades da província.

A festividade é considerada o maior evento religioso popular do sul do Brasil. 

Programação

A programação deste ano de 2014 consta com missas, novenas à mãe do rocio, cinco procissões (motorizada, marítima, ciclística, solene e de retorno), shows e apresentações de danças típicas do Paraná, como o fandango. O ponto forte da festa é a procissão solene de Nossa Senhora do Rocio, ou a procissão dos milagres. “Ela é chamada assim por que é nesta procissão que as pessoas vêm para agradecer as bênçãos recebidas de Deus, pelos méritos de Jesus e interseção de Nossa Senhora. Então você vai encontrar muitas pessoas descalças, crianças vestidas de anjos. No ano passado nós tivemos a participação de 150 mil pessoas”, afirma o padre redentorista Sérgio Campos, reitor do santuário. Esta é a segunda maior procissão do Brasil, ficando atrás apenas do Círio de Nazaré. O padre Sérgio faz o convite às famílias parar participarem da Festa: 

Ouça o convite do padre Sérgio Campos.

A Rádio RB2, a primeira do Paraná estará cobrindo toda a novena de Nossa Senhora do Rocio e transmitirá a missa solene da festa às 10h30 do dia 15 de novembro.

Mais informações sobre a Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio e a programação completa no site: www.santuariodorocio.com 

Oração à virgem do Rocio

Lembrai-vos ó Santíssima Virgem Maria, Mãe do Rocio e Padroeira do Paraná, que jamais se ouviu dizer que algum daqueles que têm recorrido à vossa proteção, implorado vosso socorro e invocado o vosso auxílio, fosse por vós desamparado. Ó Mãe do Rocio, vos deste inúmeras vezes provas que sois a nossa Mãe. Com igual confiança, Mãe e Senhora do Rocio, peço por minha família, minha comunidade, pelos doentes e aflitos e por minhas intenções particulares. Mãe amável, atendei a minha prece e rogai a Deus para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém! 

Lucian Piquetti Brendler
Jornalismo – RB2

2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Redentoristas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...