Por Redação A12 Em Redentoristas

Tríduo de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro 2015 (2º dia)

2º Dia Palavra e Fé

 

altar_igreja_sto_afonso

1 - As mãos de N. Sra. Mãe do Perp. Socorro tem um sentido simbólico. O centro do ícone é para muitos, representado pela mão direita de Maria, a que se apegam as mãos de Jesus. Recorda-se a relação vital com Jesus Cristo. É a relação especial que uma mãe vive de maneira única e irrepetível trazendo o bebê no seu seio. Uma relação que se faz mais forte quando uma criança tem medo. Uma relação que o fiel vive através dos canais dos sacramentos e da oração. 

2 - A mão esquerda de Maria sustenta o corpo de Jesus. O simbolismo próprio deste tipo de ícone lembra o gesto típico de um bispo que sustenta o livro dos Evangelhos durante a liturgia. Maria sustenta em sua mão esquerda a Palavra feita carne. É a mesma palavra que ela, por costume, tinha por hábito usar para meditar em seu coração (Lc 2,51), especialmente quando o menino concebido por obra do Espírito Santo, era para ela motivo de interpelação e às vezes de angústia. 

3 - A Palavra continua fazendo-se carne na vida dos batizados, no agir deles , nas suas decisões e na luta contra o pecado. Encarnar a Palavra significa obedecer ao pedido feito por Maria no casamento em Caná: "Façam tudo o que Ele lhes disser" (Jo 2,5). Essas são suas últimas palavras no Evangelho. É nosso testamento espiritual. O compromisso de viver uma relação vital com Jesus, tão forte que é capaz de reconhecer, como Ele a voz do Espírito Santo e segui-la. 

"Maria é chamada a chave do céu porque ela nos abre suas portas em recompensa de nossa devoção a ela" (Sto. Afonso Maria de Liguori). 

4 - Hoje mais que nunca, usamos a figura do caminho para falar da "vida". Entendemos que não há verdades absolutas, a não ser aquelas de Deus, para os fiéis: e ainda, vamos descobrindo  estas coisas nos acontecimentos que nos sucedem, nas experiências que temos, nos sofrimentos e decepções que a vida nos oferece. A comparação da vida  como caminho sempre marcou o cristianismo. Desde o início, os discípulos de Jesus eram reconhecidos como os que seguiam o caminho (At 9,2; 19,9). O cristianismo é uma proposta que é considerada e amadurecida na liberdade.  É um dos muitos caminhos possíveis, embora para nós os batizados seja este o único caminho que nos leva à vida plena. 

5 - Quando colocada em contraste com a razão, a fé era vista no passado muitas vezes como "escuridão" ou como um "salto no vazio". A comparação utilizada pela "Luz da Fé", no numero 3, situa as coisa numa nova maneira: as opiniões humanas são importantes, iluminam as relações e a sociedade. Porém sempre se trata somente de uma pequena luz, capaz de iluminar o momento seguinte, contudo não vai mais além. Só a grande luz da fé ilumina suficientemente a vida como para ajudar-nos a descobrir um sentido em vista da construção do bem comum, por exemplo, ou para perceber os limites que separam o bem do mal. A grande diferença  entre essa grande luz e as pequenas luzes se nota (e já se vê muitas contraprovas) na gestão do bem comum, dos assuntos públicos e dos meios de comunicação, na direção invisível da grande economia e no noticiário cotidiano. 

Maria é uma mulher de fé, por excelência. uma das primeira definições dadas pelo Novo Testamento sobre ela é: "aquela que acreditou" (Lc 1,39). 

6 - Maria fez da sua vida uma "peregrinação na fé". A grande luz da fé a ajudou a superar os momentos escuros do seu caminho e a acreditar no Ressuscitado, inclusive sem ter a necessidade de correr para ver o sepulcro. A mão direita de N. Sra. Mãe do Perp. Socorro não só participa do destino terreno de Jesus. Também nos sugere o caminho a seguir se queremos viver como filhos de Deus. 

 

Oração de S. Boaventura: 

Deus te salve Maria, cheia de dores, o Crucificado está contigo, aflita tu estavas entre todas as mulheres, e dolorido é o fruto do teu ventre, Jesus. Santa Maria, mãe do Crucificado: dá-nos lágrimas, ao termos crucificado o Teu Filho, agora e na hora da nossa morte. Amém. 

3 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Redentoristas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.