Uma artista mexicana fez uma releitura do ícone original de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro contemplando a figura de São José. A nova pintura surgiu da inspiração do padre Bonfilio Cuauhtli Mendoza, C.Ss.R., e foi produzida pela artista plástica Maria Judith Irineo Zayas.
A releitura de uma obra de arte, e no caso do ícone que é uma pintura sagrada, representa a recriação de uma obra original contemplando novos elementos. Na nova obra é preciso identificar a obra original na qual foi inspirada, ou seja, manter uma conexão com a sua principal mensagem.
O pedido pela inserção do Pai adotivo de Jesus na pintura foi feito pelo missionário redentorista porque este ano é dedicado a São José, em homenagem aos 150 anos do aniversário da proclamação do santo como padroeiro da Igreja Universal. O ano teve início em 8 de dezembro de 2020 e tem seu encerramento em 8 de dezembro de 2021.
O decreto do Papa Francisco que proclamou este Ano Jubilar, a carta intitulada Patris corde (“Com coração de pai”) traz um forte apelo para redescobrir a pessoa deste santo na vida da Igreja.
“Cada um de nós pode descobrir em José - o homem que passa despercebido, uma presença cotidiana, discreta e oculta - um intercessor, um apoio e um guia nos tempos difíceis”, escreveu Francisco no documento.
Diante desse convite, refletir sobre a vida de São José com este ícone repleto de significados sagrados que tem como principal mensagem promover uma profunda meditação sobre o significado da Paixão de Jesus e da intercessão de Maria em favor da humanidade, pode levar agora a refletir ainda mais sobre o papel de São José na história da Salvação.
:: Entenda os 13 símbolos presentes no ícone original
O simbolismo presente na nova pintura
No ícone, podemos perceber adição de São José com as letras em grego e dentro de um um círculo, 3 colinas junto com a cruz redentora e um terceiro anjo. Essas três representam as montanhas mexicanas Popocatepl, Iztaccihuatl e Malinche. Já o anjo abaixo das 3 colinas é o citado na aparição da Virgem de Guadalupe, que originalmente está também aos pés de Nossa Senhora e simboliza a junção entre a terra e o céu.
A nova pintura pode ser chamada de Sagrada Família Perpétua Socorro. A obra foi feita com a técnica de óleo sobre tela, medindo cerca de 50 X 60 cm.
Veja a obra com maior detalhamento:
Santas Missões: Redentoristas concluem missão em Presidente Prudente
Terceira fase da Missão é marcada pelo avivamento da comunidade local e contou com a presença dos devotos na Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos. Saiba mais!
Província Nossa Senhora Aparecida acolhe seu novo sacerdote
Missionário Redentorista, Caio de Oliveira Bueno, foi ordenado presbítero em Munhoz (MG), sua cidade natal. Saiba mais!
Encontro dos Formadores e Promotores vocacionais na Vila Santo Afonso
Missionários Redentoristas contaram com a assessoria do psicólogo clínico Marco Aurélio durante dias dinamizados, intensos e profundos. Saiba mais!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.