Releitura do ícone original do Perpétuo Socorro contempla São José

Uma artista mexicana fez uma releitura do ícone original de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro contemplando a figura de São José. A nova pintura surgiu da inspiração do padre Bonfilio Cuauhtli Mendoza, C.Ss.R., e foi produzida pela artista plástica Maria Judith Irineo Zayas.
A releitura de uma obra de arte, e no caso do ícone que é uma pintura sagrada, representa a recriação de uma obra original contemplando novos elementos. Na nova obra é preciso identificar a obra original na qual foi inspirada, ou seja, manter uma conexão com a sua principal mensagem.
O pedido pela inserção do Pai adotivo de Jesus na pintura foi feito pelo missionário redentorista porque este ano é dedicado a São José, em homenagem aos 150 anos do aniversário da proclamação do santo como padroeiro da Igreja Universal. O ano teve início em 8 de dezembro de 2020 e tem seu encerramento em 8 de dezembro de 2021.
O decreto do Papa Francisco que proclamou este Ano Jubilar, a carta intitulada Patris corde (“Com coração de pai”) traz um forte apelo para redescobrir a pessoa deste santo na vida da Igreja.
“Cada um de nós pode descobrir em José - o homem que passa despercebido, uma presença cotidiana, discreta e oculta - um intercessor, um apoio e um guia nos tempos difíceis”, escreveu Francisco no documento.
Diante desse convite, refletir sobre a vida de São José com este ícone repleto de significados sagrados que tem como principal mensagem promover uma profunda meditação sobre o significado da Paixão de Jesus e da intercessão de Maria em favor da humanidade, pode levar agora a refletir ainda mais sobre o papel de São José na história da Salvação.
:: Entenda os 13 símbolos presentes no ícone original
O simbolismo presente na nova pintura
No ícone, podemos perceber adição de São José com as letras em grego e dentro de um um círculo, 3 colinas junto com a cruz redentora e um terceiro anjo. Essas três representam as montanhas mexicanas Popocatepl, Iztaccihuatl e Malinche. Já o anjo abaixo das 3 colinas é o citado na aparição da Virgem de Guadalupe, que originalmente está também aos pés de Nossa Senhora e simboliza a junção entre a terra e o céu.
A nova pintura pode ser chamada de Sagrada Família Perpétua Socorro. A obra foi feita com a técnica de óleo sobre tela, medindo cerca de 50 X 60 cm.
Veja a obra com maior detalhamento:

Nova pintura do ícone original de N. S. Perpétuo Socorro traz São José

5 virtudes de São Clemente que motivam a missão Redentorista
Clemente tinha o dom da pregação e era também um homem de profunda oração. Saiba mais!

Província Redentorista de São Paulo celebra o diaconato do Diác. Jonathan Antônio
Votos Perpétuos e Ordenação Diaconal aconteceram no Seminário Redentorista Santo Afonso, em Aparecida (SP)

Entenda: O que é a celebração de Ordenação Diaconal?
O diácono é aquele que ajuda a comunidade a traduzir a liturgia celebrada para a vida cotidiana. Saiba mais!
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.